#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Força brasileira!

14-10-2016 | 12:33
Por Liga Nacional de Basquete

Com classificação do Brasília, clubes brasileiros garantem 100% de presença na próxima fase da Liga Sul-Americana e mostram força do NBB CAIXA no torneio

Shamell, do Mogi

Mogi, de Shamell, abriu a Liga Sul-Americana com a liderança invicta do Grupo A (José Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

O NBB CAIXA está sendo muito bem representado na Liga Sul-Americana 2016. Ao final da primeira fase, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore e o atual campeão UniCEUB/Cartão BRB/Brasília se classificaram à próxima fase e mostraram a força do basquete brasileiro na competição.

Além dos três clubes verde-amarelos, três argentinos também se garantiram na fase semifinal: Gimnasia de Comodoro (Grupo A), Weber Bahia Blanca (Grupo B) e o Olímpico de La Banda (Grupo D). Além deles, Guaros de Lara (VEN), vice-líder do Grupo C, e o Hebraica Macabi (URU), vice da chave B, também estarão na próxima etapa.

+Saiba mais: Brasília termina Grupo D na vice-liderança ao perder para o Olímpico (ARG)

Os oito classificados serão distribuídos em dois grupos de quatro times, sem acumular os resultados da primeira fase. As melhores equipes de cada chave se encontram na grande final, que, diferente das edições anteriores, será disputada em uma melhor de cinco jogos. A próxima fase está prevista para começar nas duas primeiras semanas de novembro.

Lucas Dias Paulistano

Garotada do Paulistano fez chover na Venezuela e terminou o Grupo C como líder invicto (José Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

A Liga Sul-Americana começou com domínio brasileiro. Pelo Grupo A, o Mogi sobrou na Argentina e ficou na liderança da chave. Depois, o NBB CAIXA voltou a ser destaque no torneio com o Paulistano, que mesmo com equipe bastante jovem, terminou o Grupo C invicto e também se classificou em primeiro de sua chave, realizada na Venezuela.

E por fim, o atual campeão Brasília também teve seu passaporte carimbado para a etapa seguinte do torneio ao ficar com a vice-liderança do Grupo D. O líder foi o Olímpico de La Banda (ARG), que fez valer o fator casa e venceu os candangos no confronto direto pela liderança da chave, pelo placar de 86 a 70.

Desde que o torneio foi criado, em 1996, o Brasil é o segundo país com mais títulos, com oito, sendo três deles nas últimas três edições – dois com o Brasília (2013 e 2015) e um com o Gocil/Bauru Basket (2014). Destes oito títulos, três vieram do time candango, maior campeão da história, ao lado do tradicional Atenas de Córdoba (ARG).

Confira a lista dos classificados à próxima fase da Liga Sul-Americana 2016:

Grupo A – Comodoro (ARG)
1º – Mogi das Cruzes/Helbor
2º – Gimnasia de Comodoro (ARG)

Grupo B – Valdivia (CHI)
1º – Weber Bahia Blanca (ARG)
2º – Hebraica Macabi (URU)

Grupo C – Barquisimeto (VEN)
1º – Paulistano/Corpore
2º – Guaros de Lara (VEN)

Grupo D – Santiago del Estero (ARG)
1º – Olímpico de La Banda (ARG)
2º – UniCEUB/Cartão BRB/Brasíl

Fúlvio, do Brasília, e Ferreyra, do Olímpico

Atual campeão, Brasília foi vice-líder do Grupo D e seguiu firme na luta pelo tetra da Sul-Americana (José Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

ia