#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Forte como sempre

22-07-2014 | 01:37
Por Liga Nacional de Basquete

São José anuncia importantes renovações e contratações para a próxima temporada: Quezada, Caio, Dedé e Gustavo ficam e Valtinho, Betinho, Drudi e Renan Lenz chegam

Caio seguirá como a referência do São José no garrafão para a próxima temporada (Fabio Menotti/Palmeiras)

Caio seguirá como a referência do São José no garrafão para a próxima temporada (Fabio Menotti/Palmeiras)

O São José/Unimed seguirá com um elenco forte para a próxima temporada. Depois de perder Fúlvio para o UniCEUB/BRB/Brasília e Jefferson Willian para o Paschoalotto/Bauru, a diretoria da equipe do Vale do Paraíba tratou de acalmar os ânimos de sua torcida e, na manhã desta terça-feira, anunciou importantes renovações e contratações para as disputas do NBB 2014/2015, Campeonato Paulista 2014 e Liga das Américas 2015.

Com contrato por mais um ano com o time, o pivô Caio Torres e o ala Dedé, titulares durante toda a última temporada, seguem na equipe. Enquanto isso, o armador dominicano Quezada, que chegou ao São José em meio a disputa do NBB 2013/2014 e acabou sendo um dos grandes destaques da competição, acertou sua renovação, assim como o jovem ala Gustavo.

Junto da permanência do quarteto, a equipe paulista também acertou com quatro reforços: o experiente armador Valtinho, ex-Unitri/Magazine Luiza, o ala/armador Betinho, ex-Minas Tênis Clube, o ala/pivô Renan Lenz, que estava no basquete universitário norte-americano e o pivô Drudi, ex-SKY/Basquete Cearense.

“Nós estamos muito felizes com a manutenção de uma base e de termos conseguido acertar com importantes reforços. A gente está muito feliz do empenho da Prefeitura por nos manter uma equipe competitiva. Contamos com o esforço de todo mundo por aqui e acho que vamos conseguir deixar São José brigando sempre pelas primeiras posições nos campeonatos que iremos disputar”, exaltou o técnico Zanon, que segue no comando da equipe.

Maior pontuador da equipe no NBB 2013/2014, com média de 17,9 pontos por jogo, além de cravar dois novos recordes da fase de playoffs do maior campeonato de basquete do país – 50 pontos diante do UniCEUB/BRB/Brasília no segundo jogo das quartas de final e 19 assistências frente ao Palmeiras/Meltex na primeira partida da fase anterior – Quezada continua na equipe e agora terá a chance de iniciar a temporada desde o início ao lado de seus companheiros.

Brilho e ficou: Quezada segue no São José por mais uma temporada (João Pires/LNB)

Chegou, brilhou e ficou: Quezada segue no São José por mais uma temporada (João Pires/LNB)

Grande reforço da equipe antes do início da última temporada, Caio Torres viveu bons momentos no último NBB com a camisa joseense, especialmente nas Finais, em que registrou médias de 13,9 pontos e 9,3 rebotes por partida, e seguirá como uma das referências da equipe. Por sua vez, Dedé irá para o quarto ano seguido em terras joseenses, enquanto que Gustavo agradou a comissão técnica e permanecerá por mais uma temporada.

Aliado à permanência de importantes peças, São José conseguiu acertar com importantes reforços. Se o “garçom” Fúlvio saiu, a equipe acertou com o “maestro” Valtinho, que foi o líder no ranking de assistências da última temporada do NBB, com média de 7,5 passes decisivos por partida.

Valtinho chega para ocupar a lacuna deixada por Fúlvio (João Pires/LNB)

Valtinho chega para ocupar a lacuna deixada por Fúlvio (João Pires/LNB)

“Fúlvio e Valtinho sempre foram dois jogadores que me encantaram muito. São dois atletas de altíssimo nível. Infelizmente não consegui trabalhar com o Fúlvio. Ele perdeu a última temporada por lesão e fico muito triste de não poder ter dirigido o time com ele. Mas agora posso dizer que estou muito feliz de poder contar com o Valtinho e tenho certeza que fizemos uma boa reposição nessa posição”, declarou Zanon.

Depois de passar as duas últimas temporadas atuando pelo Minas Tênis Clube, o ala Betinho chega ao São José para disputar sua sétima temporada de NBB. O ala, de 26 anos e 1,95m de altura, fez sua estreia na competição nacional pelo Winner/Kabum/Limeira. Depois, passou três anos atuando pelo Paulistano/Unimed e, por fim, atuou no clube de Belo Horizonte. Ao todo, o jogador já disputou 178 partidas no maior campeonato de basquete do país e soma média de 13,2 pontos por jogo.

Outro atleta com bastante experiência no NBB contratado pela equipe foi o pivô Drudi. Aos 32 anos, o jogador, de 2,04m de altura, já vestiu as camisa do Franca Basquete, Minas Tênis Clube e SKY/Basquete Cearense, sua última equipe. Um dos 16 atletas com mais de 200 jogos disputados na competição nacional, o novo pivô joseense entrou em quadra 205 vezes e registra médias de 12,4 pontos e 6,2 rebotes por partida.

Enquanto isso, o ala/pivô Renan Lenz viverá sua primeira experiência como profissional. Natural da cidade de Santo Angelo, no Rio Grande do Sul, o atleta, de 23 anos, atuou nas categorias de base de Lajeado (RS) e Araraquara (SP) antes de se transferir para o basquete universitário dos Estados Unidos. Em solo norte-americano, o ala/pivô jogou por duas equipes diferentes: Arizona Western College e o Utah Utes.

Com os oito jogadores confirmados, São José iniciou as atividades e seu primeiro compromisso será no dia 07 de agosto, frente ao Internacional de Santos/FUPES pela primeira rodada do Campeonato Paulista 2014. Até lá, a diretoria espera acertar a chegada de mais alguns reforços pontuais.

“Montamos uma boa base e agora vamos atrás de peças pontuais para nosso elenco. Temos uma ou outra posição que ainda precisamos contratar e nos próximos dias deveremos ter mais novidades”, concluiu o técnico Zanon.

Ex-Minas, Betinho será uma das opções do técnico Zanon para a próxima temporada (Orlando Bento/Divulgação)

Ex-Minas, Betinho será uma das opções do técnico Zanon para a próxima temporada (Orlando Bento/Divulgação)