#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Digno dedecisão

25-12-2018 | 01:02
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais em finais e playoffs nos últimos tempos, Franca e Paulistano fazem semifinal da Copa Super 8 nesta quarta-feira, ao vivo na ESPN; veja os ingredientes da partida

Nada melhor que dois clássicos para decidir os finalistas da Copa Super 8. De um lado, Flamengo e Botafogo, rivais de camisa no Rio de Janeiro, farão uma das semis. Do outro, Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore, que fizeram várias decisões e playoffs nos últimos anos, farão a outra.

Franca e Paulistano, sem dúvida alguma, possuem uma das rivalidades mais afloradas do basquete brasileiro atual. O duelo da semi do Super 8 entre eles será nesta quarta-feira (26/12), no Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.

+Tudo sobre a Copa Super 8

Para chegar à decisão, o Franca, líder do primeiro turno do NBB CAIXA, bateu o São José (8º) nas quartas de final, por 81 a 71, no Ginásio Pedrocão. Já o Paulistano (4º) foi ao Ginásio Hugo Ramos e venceu o rival da última decisão de NBB CAIXA, Mogi das Cruzes/Helbor (5º), pelo placar de 75 a 72.

Para você ficar por dentro de tudo que envolve esse clássico da semifinal da Copa Super 8, preparamos um apanhado de informações sobre o duelo. Fique ligado e não perca esse jogão!

Duas finais seguidas

Franca e Paulistano fizeram as duas últimas finais do Campeonato Paulista. Cada um venceu uma, e o melhor: ambos os títulos foram conquistados na casa do adversário.

Em 2017, o CAP foi ao Pedrocão e levantou o inédito troféu em plena casa do adversário ao fechar a série melhor de cinco em 3 a 2 – na mesma temporada foi campeão do NBB CAIXA, também de maneira inédita.

Paulistano foi campeão do Campeonato Paulista 2017 em pleno Ginásio Pedrocão (Wilian Oliveira/Divulgação)

Já em 2018, foi a vez dos francanos darem o troco em uma nova decisão contra o Paulistano. Desta vez em série melhor de três, o clube da Capital do Basquete fechou o confronto em 2 a 0, com vitória no Jogo 2 em pleno Ginásio Antonio Prado Jr.

Franca deu “o troco” e foi campeão Estadual 2018 na casa do Paulistano (Wilian Oliveira/Divulgação)

Agora, Franca e Paulistano terão mais uma decisão pela frente. No entanto, essa, diferente de todas as outras, é em jogo único, mata-mata, perdeu tá fora.

Fatídico playoff

Não dá para falar de Franca x Paulistano e não lembrar daquele fatídico playoff de quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017.

Na ocasião, os francanos tinham o mando de quadra na série e levaram a decisão da vaga na semi para o Jogo 5, no Pedrocão.

Porém, os garotos Yago Mateus, Georginho, Lucas Dias (hoje no Franca) e Cia. ditaram o ritmo do CAP na partida e lideraram a equipe a uma épica vitória no Pedrocão completamente lotado, por 80 a 67.

Rivalidade entre Franca e Paulistano ficou marcada pela vitória do CAP no Jogo 5 das quartas do NBB CAIXA 2016/2017 em pleno Pedrocão (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Vale lembrar que a eliminação francana veio depois de uma vitória incrível no Jogo 4, em plena casa do Paulistano, por 105 a 87, o que elevou bastante a moral da equipe para o confronto derradeiro.

Pode se dizer que ali, naquele Jogo 5 no Pedrocão, teve início a “era Yago” no Paulistano. O baixinho, então com 18 anos e ainda pouco conhecido, teve sangue frio para fazer cestas incríveis e liderar a virada do CAP diante mais de 5 mil torcedores francanos.

Mais tarde, na companhia do fiel escudeiro Lucas Dias, outra joia do basquete brasileiro atual, o “Monstrinho” foi vice-campeão daquela edição do NBB CAIXA e conquistou os títulos do Campeonato Paulista 2017 e do NBB CAIXA 2017/2018 na temporada seguinte.

Histórico é do Franca

Em toda a história do NBB CAIXA, Franca e Paulistano se enfrentaram 34 vezes, com 20 vitórias dos francanos e 14 para os alvirrubros.

Foram três confrontos de playoffs entre eles: oitavas de final em 2011/2012 (3 a 0 Franca), quartas de final de 2013/2014 (3 a 2 Paulistano) e a fatídica série quartas de final em 2016/2017 (3 a 2 Paulistano).

+Histórico completo de Franca x Paulistano no NBB CAIXA

No primeiro turno da atual temporada do NBB CAIXA, o Franca dominou o Paulistano no Pedrocão e levou a melhor por 89 a 73.

Mas, agora, trata-se de um duelo de vida ou morte. Ganhou, avança. Perdeu, tá fora. E aí, qual será o desfecho de mais um capítulo dessa linda história que vem sendo escrita por Paulistano e Franca?

Campeão x Campeão

Franca e Paulistano são duas das maiores potências do basquete brasileiro. Isso não dá nem para discutir. O duelo envolve nada menos que o atual campeão do NBB CAIXA e o atual campeão paulista e sul-americano.

Para ser mais exato, os dois clubes foram campeões de quatro dos últimos seis campeonatos no calendário do basquete brasileiro nas duas últimas temporadas.

Franca e Paulistano foram campeões de 4 dos últimos 6 campeonatos disputados no calendário do basquete brasileiro nos dois últimos anos (Divulgação/FIBA)

O Paulistano conquistou o Estadual 2017 e NBB CAIXA 2017/2018, e Franca levou o Estadual 2018 e a Liga Sul-Americana 2018 – somente a Sul-Americana 2017 e a Liga das Américas 2018 não tiveram um dos dois times como campeão.

Agora, somente um deles irá decidir o título da Copa Super 8. E aí, quem será?

Arsenais pesados

O confronto entre esses dois gigantes do basquete brasileiro colocará frente a frente dois dos melhores ataques do NBB CAIXA: Franca com média de 87,7 pontos por jogo (2º) e Paulistano com 82,0 por jogo (4º).

Os dois também se sobressaem nas bolas de 3 pontos: os francanos acertam 10,7 arremessos longos por duelo (3º), enquanto o CAP converte 9,7 por confronto (4º) no NBB CAIXA.

+Ranking dos melhores ataques do NBB CAIXA 2018/2019

As defesas também são muito parecidas: Franca sofre 78,85 pontos por partida (6ª melhor defesa), enquanto Paulistano permite aos adversários em média 79,31 pontos por jogo (8ª).

Olha a “Lei do Ex” aí…

Aquela famosa história de “Lei do Ex” tem uma enorme chance de acontecer no confronto entre Franca e Paulistano. Isso porque cinco atletas de ambas as equipes já defenderam as cores do clube rival.

Pelo lado do Paulistano, o ala Léo Meindl, titular em partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias, é nascido e criado em Franca. Em sua cidade natal, fez todas as categorias de base e jogou quatro temporadas do NBB CAIXA.

Léo Meindl, do Paulistano, é nascido e criado em Franca. Agora, terá sua primeira decisão contra o clube de sua cidade natal (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Além dele, o ala Antonio também é nascido e criado em Franca e atuou pelo clube da Capital do Basquete por seis temporadas. Outro que também já jogou pelo time francano é o ala/pivô Du Sommer, que atuou por lá na temporada 2016/2017.

Pelo lado do Franca, a “Lei do Ex” envolve a dupla Elinho e Lucas Dias, que fez história com a camisa do Paulistano na temporada anterior e conquistou os dois títulos do clube na temporada: Paulista 2017 e NBB CAIXA 2017/2018 – este no qual Elinho foi eleito como Melhor Armador do campeonato.

Curiosamente, no duelo do primeiro turno entre Franca e Paulistano, a tal da “Lei do Ex” já funcionou com Elinho e Lucas Dias, que fizeram 12 e 15 pontos, respectivamente, e ajudaram a construir a grande vitória francana no clássico, por 89 a 73.

Por sua vez, Elinho será desfalque na partida contra seu ex-clube pela Copa Super 8 devido a uma lesão de grau 2 no adutor da coxa direita sofrida nos primeiros minutos do Jogo 1 da decisão da Liga Sul-Americana. A previsão de retorno é para janeiro.

Desfalques

Um dos grandes destaques não só do Franca, mas de todo o NBB CAIXA, o ala Didi muito provavelmente será ausência no duelo contra o CAP. O jogador sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa direita e será avaliado antes da partida.

Assim como na decisão da Sul-Americana e nos dois últimos jogos (NBB CAIXA e Super 8), o Franca entrará em quadra desfalcado do armador Elinho Corazza, que se recupera de uma lesão de grau 2 no adutor da coxa direita e só retornará às quadras em janeiro.

Já o Paulistano terá força máxima para essa decisão da vaga na final da Copa Super 8 contra o Franca.

Programação da Copa Super 8

Semifinal:

26/12 (Quarta-feira)

20h – Sesi Franca Basquete x Paulistano/Corpore – ao vivo na ESPN

27/12 (Quinta-feira)

21h10 – Flamengo x Botafogo – ao vivo no Fox Sports

Final:

29/12 (Sábado) – 14 horas – ao vivo na Band, ESPN e Fox Sports