#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Frente a frente novamente

23-04-2015 | 05:52
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos maiores clássicos do basquete brasileiro atual, Bauru e Franca voltam a se encontrar nas quartas de final e abrem série nesta sexta-feira, no Panela de Pressão

Larry Taylor, do Bauru

Rivalidade entre Bauru e Franca promete ficar ainda mais forte com mais um playoff na conta (Henrique Costa/Bauru Basket)

Donos de grande rivalidade no basquete brasileiro atual, Paschoalotto/Bauru e Franca têm protagonizado grandes duelos em mata-matas nas últimas competições que disputadas e a cada duelo o confronto passa a ser mais “clássico”. Agora, as duas equipes se encontrarão mais uma vez pelas quartas de final e a série terá início nesta quarta-feira, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.

O dérbi do interior paulista sempre teve certa uma relevância no cenário nacional, no entanto, a rivalidade ficou ainda mais acentuada devido aos embates das duas últimas temporadas. Nos dois Estaduais anteriores, bauruenses e francanos se enfrentaram nas semifinais, ambas decididas apenas no Jogo 5 e vencidas pelo Dragão, campeão nas duas edições. Mas a forte concorrência entre eles ultrapassou fronteiras e foi também para o NBB.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricos sobre as quartas de final do NBB

“Nunca é fácil jogar contra Franca. É uma equipe difícil e que sabe jogar coletivamente. Eles têm algumas peças importantes e temos que procurar tirar o jogo desses jogadores para buscar as vitórias. Playoffs de NBB são sempre muito disputados”, comentou o ala da equipe bauruense Alex Garcia, que está a um dois pontos de completar 1.000 em playoffs do NBB.

“Conseguimos igualar a maioria dos jogos contra eles (Bauru) graças à nossa defesa. Eles têm um poder ofensivo grande e conseguem ter sucesso na maioria das vezes, mas quando a gente defende forte e consegue segurar esse ritmo deles, conseguimos jogar com a bola na mão e jogar com confiança, com tranquilidade e força no ataque. Todo esse equilíbrio é fruto da nossa defesa”, comentou o experiente armador Helinho, do Franca.

Figueroa, do Franca, e Larry, do Bauru

Bauru e Franca fizeram série quartas de final do NBB 5, vencida pelos bauruenses no Jogo 5 (João Pires/LNB)

Se tratando de NBB, os dois times mediram forças em 19 oportunidades, e o equilíbrio é marcante no confronto, com placar geral de 11 vitórias para a equipe do técnico Guerrinha e oito para o esquadrão da Capital do Basquete. Dentre estes confrontos, inclui-se uma disputa de quartas de final na temporada 2012/2013, no qual, mais uma vez, os dois times foram até o Jogo 5, que no final, novamente foi vencido pelo Bauru, terceiro colocado daquela edição.

Contudo, se o equilíbrio é uma marca no histórico das duas equipes no NBB, o cenário deles na atual temporada é um tanto quanto diferente. O Dragão da Cidade Sem Limites vive a melhor fase de sua história e, além dos títulos do Campeonato Paulista, da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas, encerrou a fase de classificação do NBB 7 na liderança absoluta, o que os deu o direito de folgar durante as oitavas de final. Além disso, o time bauruense alcançou o recorde de vitórias consecutivas da história da competição ao vencer 25 jogos de maneira seguida.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

Vivendo grande fase, os comandados do técnico Guerrinha fecharam a primeira fase com 28 resultados positivos e apenas duas derrotas (93,3% de aproveitamento), a melhor campanha da história das etapas classificatórias de todas as edições do NBB. Antes, o melhor rendimento nas temporadas regular do nacional pertencia ao Flamengo, que venceu 26 de seus 28 primeiros jogos (92,9% de aproveitamento) na temporada 2008/2009.

“Distribuímos esse período em descanso, recuperação física, trabalho físico e muito trabalho tático. Foi uma preparação muito boa e agora temos uma equipe dura pela frente. Franca tem jogadores diferenciados e experientes e vão tentar vencer pelo menos um jogo aqui dentro para reverter a vantagem. Não podemos entrar desconcentrados para não dar essa chance a eles”, destacou o técnico do Bauru, Guerrinha.

Helinho, do Franca, e Ricardo Fischer, do Bauru

Bauru, de Ricardo Fischer, venceu Franca, do experiente Helinho, nos dois duelos na fase de classificação do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

Por sua vez, o Franca chega para as quartas de final vindo de uma classificação suada sobre o Palmeiras/Meltex nas oitavas de final, por 3 a 2. Em série marcada pelo domínio absoluto dos mandantes, os comandados de Lula Ferreira fizeram valer o mando de quadra sobre o clube alviverde, venceram os três jogos no Pedrocão e avançaram à sua sétima quartas de final em sete temporadas, mantendo os 100% de presença nesta fase dos playoffs em todas as edições do NBB.

Com 14 vitórias em 30 oportunidades (46,7% de aproveitamento), os francanos terminaram a fase de classificação na oitava posição e, depois de passar pelo nono colocado Palmeiras na primeira fase dos playoffs, terá pela frente o líder da competição, pelo qual foi derrotado nos dois jogos da primeira fase. Jogando no Pedrocão, no primeiro turno, o Bauru venceu por 79 a 73, já no returno, atuando no Panela de Pressão, levou a melhor por 82 a 70.

+Clique aqui e confira informações e curiosidades sobre o confronto entre Bauru e Franca no NBB

Murilo, do Bauru, e Lucas Mariano, do Franca

Franca e Bauru possuem 2ª e 3ª melhor médias de público do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

“Temos que manter a mesma defesa forte que temos apresentado nos últimos jogos para assim controlar o ritmo de jogo deles. Eles tem um poder ofensivo muito grande, gostam de arremessar de fora e ir para a cesta o mais rápido possível, por isso precisamos controlar esse ímpeto deles para não jogarem do jeito que estão acostumados”, concluiu Helinho.

Além de todos os ingredientes, o clássico ainda colocará frente a frente duas das melhores médias de público da fase de classificação do NBB 7. O Franca foi o segundo time que mais levou fãs ao ginásio, com média de 1.590 presentes por jogo, enquanto o Bauru vem logo atrás, na terceira posição, com 1.331 de média por partida. O líder foi o Mogi das Cruzes/Helbor, que colocou em média 2.281 torcedores no Hugo Ramos.

Depois do confronto de abertura da série, as duas equipes voltarão a se encontrar já no próximo sábado (26/04), novamente no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via web no site da LNB, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

Confira o calendário completo da série entre Bauru (1º) e Franca (8º):

Jogo 1 – 24/04 (sexta-feira), às 19h30 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 26/04 (domingo), às 19 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 30/04 (quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca
Jogo 4* – 02/05 (sábado), às 17 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru