#JOGAJUNTO

LDB

Frutos da LDB!

25-08-2016 | 11:12
Por Liga Nacional de Basquete

Em cinco edições realizadas, LDB foi responsável por revelar grandes nomes da nova geração; relembre 10 dos principais prospectos que saíram do campeonato Sub-22

Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Com sua sexta edição para começar – o início será na próxima segunda-feira (25/08) -, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.

Em apenas cinco edições, já tivemos incríveis atletas formados na base deste torneio, inclusive, um deles já participou das Olimpíadas do Rio de Janeiro neste ano. Além disso, vários atletas já possuem passagens pela Seleção Brasileira, além de brilharem nas quadras do NBB CAIXA.

Para você que ainda não conhece, preparamos uma lista das dez principais feras que fizeram parte deste campeonato ainda tão novo:

1 – Cristiano Silva Felício – Minas Tênis Clube/Flamengo

O pivô Felício coleciona feitos incríveis na LDB. Na primeira edição do torneio, o atleta vestia a camisa branca e azul do Minas, chegou ao hexagonal final, e deu suas primeiras amostras do basquete que o garoto de apenas 19 anos tinha. Porém, seu brilhante desempenho aconteceu nos próximos três anos com o Flamengo.

Pela edição 2013, já com a camisa do Flamengo, o pivô atuou por nove jogos, acumulou 19 pontos por jogo e ainda 13,6 rebotes. Mostrando tamanha dominância dentro do garrafão, levou o rubro-negro para a final e bateu o seu antigo time, o Minas, de Léo Demétrio e Danilo Siqueira, por 51 a 42. Neste jogo, Felício foi o cestinha, com 16 pontos e o maior reboteiro da partida, com 11 sobras, se tornando o atleta mais eficiente (23 de valorização).

Agora na NBA, Felício viveu grandes momentos nas quadras da LDB em anos anteriores (Luiz Pires/LNB)

Agora na NBA, Felício viveu grandes momentos nas quadras da LDB em anos anteriores (Luiz Pires/LNB)

Em 2014, Cristiano Felício atuou por 20 jogos, conseguiu médias de 17,2 pontos por partida, 15,0 rebotes até a final. Anotou o recorde de sobras agarradas na história da LDB (29), contra o Bauru, que se mantém até hoje. Consolidou seu jogo neste campeonato e no time adulto. Na final, o atleta anotou 19 tentos e ainda juntou 20 rebotes, todavia viu sua equipe carioca ruir diante do Basquete Cearense.

Fora os feitos incríveis, o atleta ainda acumula dois títulos do NBB CAIXA, uma Liga das Américas e uma Copa Intercontinental com a equipe do Flamengo. Todos estes números, conquistas e resultados positivos, desde a base, colocaram o jogador na mira do melhor basquete do mundo. Em 2015, o jogador assinou um contrato com o Chicago Bulls e a pouco tempo foi campeão da Summer League, da NBA, por sua equipe.

2- Bruno Caboclo – EC Pinheiros

Caboclo roubou a cena durante a LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

Caboclo roubou a cena durante a LDB 2013 e depois foi para a NBA (Lucas Figueiredo/LNB)

Bruno Caboclo foi um dos primeiros prospectos do Pinheiros na primeira metade desta década a alcançar outro patamar em sua carreira. Com apenas 18 anos, o ala atuou pela Liga de Desenvolvimento do Basquete no ano de 2013, anotou 14,5 pontos de média nos 31 jogos que participou.

Após cair nas semifinais, disputou o bronze contra o Brasília e, anotando 24 tentos, agarrando 13 sobras, dando 3 tocos e 3 roubos de bola, liderou sua equipe rumo ao terceiro lugar. E o legado de Caboclo continua: contra o Brasília, no dia 12 de outubro registrou o recorde de tocos em um jogo (7) que persiste até hoje na competição sub-22.

Pelo Pinheiros, o ala Bruno Caboclo foi campeão da Liga das Américas em 2013 e chegou à final do Paulista do mesmo ano. Sua capacidade atlética e desempenho, principalmente no torneio continental, abriu os olhos do Toronto Raptors. Em 2013, e a equipe da NBA recrutou o atleta na 20ª escolha geral, sendo o primeiro jogador a disputar a LDB a conseguir o feito de chegar à principal liga de basquete do planeta.

3-  Lucas Dias – Pinheiros

Falar de Liga de Desenvolvimento do Basquete brasileiro é falar de Lucas Dias. O ala do Pinheiros remodelou o conceito do campeonato e se tornou o maior expoente do torneio por ser o único jogador a anotar mais de 40 pontos e ainda sacramentar o recorde de tentos em apenas uma partida (51), contra o Grêmio União, no dia 26 de agosto de 2015.

A trajetória do atleta começou em 2011. Atuou por algumas partidas em seus três primeiros anos, mas seu auge aconteceu nas duas edições passadas. Em 2014, após o bronze, Lucas se tornou o principal ícone do time azul e branco. Atuou por 28 partidas, com média de 32 minutos, acumulou 20,8 tentos por jogo e ainda 9,5 sobras agarradas. Foram até as semifinais e acabaram na quarta colocação do torneio.

Em 2015, Lucas Dias e LDB foram sinônimos. Além de superar as expectativas impostas, o atleta de apenas 20 anos se superou: anotou 19,5 pontos por jogo acertando mais da metade de seus tiros (52,9%) e ainda conseguiu agarrar 8,1 rebotes por partida. Lucas anotou seu recorde de 51 pontos, 18 arremessos de 2 pontos e eficiência na partida contra o União, que entrou para a história como uma das melhores performances.

Lucas Dias com os troféus de campeão, MVP da Final e jogador mais eficiente da LDB 2015

Lucas Dias foi  campeão da LDB 2015, MVP da Final e jogador mais eficiente da desta edição do torneio sub-22 (João Pires/LNB)

Com a boa atuação, faltou apenas o ouro para a equipe pinheirense que vinha revelando ótimos atletas em sua base e junto com Humberto, Scaglia e Georginho, Lucas deu conta. No dia 13 de dezembro de 2015, anotando 24 pontos e ainda pegando dez rebotes, o Pinheiros bateu o Minas Tênis Clube de Léo Demétrio, Coelho e Danilo Siqueira e Lucas Dias se tornou o MVP da Final.

O crescimento de Lucas pereceu durante o NBB CAIXA 2015/2016. Com uma equipe mais fraca, sem Shamell ou Marquinhos, Lucas passou a ser o cara do Pinheiros, agora no adulto, e não ligou: anotou 15,9 pontos, aproveitando metade de seus arremessos, e ainda acumulou 5,4 sobras de média. Esse desempenho de mais de mil minutos jogados deu ao jogador o prêmio de Destaque Jovem da última temporada do NBB CAIXA.

4- Davi Rossetto – Pinheiros/Solar Cearense

Fortaleza (CE) - Final Four da LDB

Davi Rossetto foi o MVP da Final contra o Flamengo (Luiz Pires/LNB)

Na primeira LDB, o Pinheiros contava com Davi Rossetto e, com apenas 19 anos, o armador atuou por quatro partidas e computou médias de 23,3 pontos por jogo, 6,3 rebotes, 6,0 assistências e ainda dois roubos de bola. Em 2012, poupado pelo clube pinheirense, Davi não participou do torneio e logo foi incorporado pelo novo projeto de basquetebol no Ceará.

Pelo Basquete Cearense, Davi passou a figurar na LDB novamente e, na primeira fase, sua equipe fez uma campanha excelente, mas caiu nas fases eliminatórias. Em 2014 o papo foi diferente e, de forma invicta o time nordestino ficou com o título. O armador do Basquete Cearense anotou incríveis 29 tentos e ainda pegou sete rebotes na decisão contra o Flamengo e foi eleito o MVP da Final.

Com este sucesso, Davi se tornou titular do Solar Cearense no NBB CAIXA 2014/2015, saltou de 5,9 pontos por jogo para 13,4, duplicou sua média de sobras e rebotes, se tornando o Jogador Mais Evoluído da temporada. Prosseguindo com sua evolução, na temporada seguinte, com 12,7 pontos por jogo, 4,0 rebotes, 4,84 passes assistidos e atuações cruciais em jogos decisivos, o atleta se tornou o armador da Seleção do NBB CAIXA 2015/2016.

5- Ricardo Fischer – Bauru Basket

O armador do Bauru tem história antiga na Liga de Desenvolvimento do Basquete. Sua trajetória, curta e consagrada, durou apenas 13 jogos em dois anos e ainda sim mostrou o tamanho do seu jogo para toda a nação. Junto com Gui Deodato e Andrezão, em 2012, o Bauru foi campeão da LDB batendo o promissor Franca, que tinha Léo Meindl, Lucas Mariano, Socas e Cauê Borges. Fischer anotou 16,0 pontos por jogo neste campeonato, 8,33 assistências e ainda 4,3 rebotes.

E foi logo depois do título da LDB 2012 que a carreira de Ricardo decolou. Com a confiança alta, o garoto assumiu o posto de titular na equipe adulta bauruense no restante do NBB CAIXA 2012/2013 e acabou eleito o Destaque Jovem daquela temporada.

Com Alex Garcia, Jefferson William, Hettsheimeir e companhia, Ricardo foi duas vezes vice-campeão do NBB CAIXA, campeão da Liga das Américas 2015, da Liga Sul-Americana 2014 e vice-campeão do Torneio Intercontinental do mesmo ano. Sempre evoluindo seu nível, o armador teve protagonismo em todos os feitos alcançados pelo time do interior paulista nos últimos anos.

Ricardo Fischer, do Bauru

Ricardo Fischer, do Bauru, foi campeão da segunda LDB e viu sua carreira decolar depois disso (João Pires/LNB)

Além disso, Fischer foi contemplado como armador da Seleção do NBB CAIXA 2014/2015. O desempenho de sua equipe foi tão grandioso que a foram convidados para participar de uma série de amistosos nos Estados Unidos, a convite da NBA. Quando atuou contra o New York Knicks, o armador conseguiu um triplo-duplo em pleno Madison Square Garden, o primeiro de um atleta brasileiro na história do ginásio.

6- George “Gegê” Chaia – Flamengo

Efetividade é o nome do garoto Gegê, que hoje figura no Rio Claro. Nas três primeiras edições da Liga de Desenvolvimento do Basquete, o armador atuava pelo Flamengo, conquistou dois campeonatos e ainda uma terceira colocação.

Ao lado de Fred Duarte, o “Vareijinho”, Gegê conquistou sua primeira LDB logo em 2011. Anotou incríveis 13,7 pontos, 9,93 assistências por partida e ainda 3,47 bolas roubadas. Gegê permaneceu com seu jogo completo em 2012 e ficou com o bronze, após aplicar um triplo-duplo na disputa pelo terceiro lugar (14/12/10), vencendo o São José na ocasião.

Gegê teve grande participação no título do Flamengo no LDB (Gilvan de Souza/LNB)

Com grandes atuações, Gegê capitaneou o Flamengo ao bicampeonato da LDB em 2011 e 2013 (Gilvan de Souza/LNB)

Em sua última LDB, o armador atuou por 13 partidas, anotou 11,2 pontos de média, 5,3 sobras, 9,43 assistências e ainda 3,08 roubos de bola. Sem cometer nenhum erro e ao lado de Felício, o atleta foi campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete em 2013. Além disso, em todos os anos no Flamengo, foi campeão do NBB CAIXA.

Individualmente, Gegê é dono das duas maiores marcas de assistências em um só jogo da LDB. Em 2013, o armador distribuiu 16 assistências, diante do Limeira. No mesmo ano, registrou 15 passes decisivos no duelo contra o Franca.

DSC_7481

Bauru, de Gui Deodato, Andrezão, Fischer e companhia, foi campeão da LDB 2012 (João Pires/LNB)

7- Gui Deodato – Bauru

Outro atleta do Rio Claro que fez fama também na LDB é o ala Gui Deodato. Cria do Bauru, desde o primeiro NBB CAIXA, o atleta atuou por três campeonatos sub-22 e acumulou média de 17,2 pontos por jogo. Em seu primeiro torneio, no hexagonal final, Gui ajudou sua equipe a alcançar o vice-campeonato. Seu auge aconteceu em 2012, quando ao lado de Ricardo Fischer e Andrezão, foi campeão do torneio. Nesta jornada, o ala juntou 19,4 tentos por partida, sendo o principal pontuador daquele time.

Este incrível desempenho deu novas oportunidades para o atleta que passou a ganhar mais minutos dentro do maior campeonato de basquete nacional. O desempenho de Gui aumentou e foi premiado como Destaque Jovem e Jogador Que Mais Evoluiu na temporada 2011/2012 do NBB CAIXA. Seu sucesso aumentou e no ano seguinte o ala aumentou sua produção, acumulando 11,1 pontos de média, e foi eleito Jogador Que Mais Evoluiu novamente.

Com o Bauru, Gui Deodato foi campeão da Liga das Américas 2014, vice-campeão do NBB CAIXA e ainda vice-campeão do Torneio Intercontinental. Seu sucesso nacional fez com que subisse à Seleção Brasileira e chamasse a atenção do Rio Claro, que o contratou para o campeonato nacional de 2015/2016. Logo na primeira temporada, anotou 15,0 pontos de média em 36 partidas e chegou até às quartas de final.

8- Léo Demétrio

Leonardo Demétrio, do Minas

Leonardo Demétrio foi duas vezes vice-campeão da LDB antes de ir para Europa (João Pires/LNB)

Leonardo Demétrio, de apenas 22 anos, foi atleta do Minas Tênis Clube desde 2011 e logo chamou atenção nacional com apenas 17 anos de idade. O ala/pivô natural de Curitiba acumulou 11,6 pontos de média em seus 74 jogos de LDB e ainda era integrante da equipe alcunhada por “Minas Storm”. A Tempestade Mineira foi um fenômeno que revelou três grandes jogadores da LDB, mas que parou sempre na fase decisiva.

Na temporada 2013, com 11,6 pontos e 5,3 sobras de médias, o Minas chegou a sua primeira final, mas o time com Danilo, Rafael Moreira, Léo, Bruno Irygoyen e companhia não foi páreo para o Flamengo de Felício e Gegê. Em 2015 o cenário voltou a ser montado e a final esperada entre a forte equipe do Pinheiros e os próprios mineiros aconteceu, mas, mesmo com Demétrio anotando 26 pontos, oito sobras e ainda quatro tocos, Lucas Dias, Humberto, Léo Bispo, Scaglia, Georginho e companhia foram soberanos.

Todos estes resultados trouxeram um grande impacto na vida do ala/pivô. Logo em 2014, depois do primeiro vice-campeonato, Léo passou a ser mais utilizado no time adulto mineiro. No último NBB CAIXA, o atleta foi titular da equipe e juntou médias de 10,8 pontos e 5,6 rebotes. Sua produção cresceu, os interesses nele também e o Montakit Fuenlabrada, da Espanha, contratou o atleta neste ano. Com projetos futuros, Demétrio está emprestado ao Lleida para desenvolver seu basquete na Europa.

9- Henrique Coelho – Uberlândia/Minas

O armador Henrique Coelho, que hoje atua pelo Franca, participou da primeira edição da LDB pelo Uberlândia e logo chamou a atenção das equipes, pois, em sete jogos, o jogador teve 15,6 pontos de média e ainda 2,57 roubos de bola por partida. Com isto, o atleta ingressou no Minas Tênis Clube em 2012 para compor o elenco sub-22, que já contava com Bruno, Léo Demétrio e Danilo Siqueira, por exemplo.

Coelho recebendo o troféu de vice-campeão dos diretores do Minas

Coelho foi vice-campeão da Liga de Desenvolvimento do Basquete em 2015 e também em 2013 (João Pires/LNB)

Como o ala/pivô Léo Demétrio, Coelho esteve presente nos dois vice-campeonatos do Minas na história da Liga de Desenvolvimento do Basquete. Após a primeira medalha de prata, o atleta passou a ser mais efetivo no time adulto e teve médias de 9,5 tentos, com 56,5% de aproveitamento nos arremessos. Por isso, conquistou o troféu de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2013/2014.

Além disso, o armador participou de um Jogo das Estrelas e ainda representou a Seleção Brasileira de Basquete no Sul-Americano de 2015, que conquistou a prata. O jogo do armador encantou os olhos do técnico Helinho, que levou o atleta para o Franca para esta temporada.

10- Leonardo Meindl – Franca

O ala Léo Meindl, natural de Franca, passou a compor o time de cidade em 2011 e já mostrou bons números dentro da primeira edição da LDB. Porém, sua grande trajetória aconteceu na edição seguinte, quando atuou por nove jogos, acumulou médias de 12,9 pontos por jogo e 4,1 rebotes e foi figura fundamental no vice-campeonato conquistado pela equipe francana.

Logo após este campeonato, o ala passou a ser mais efetivo no time principal e, logo em seu segundo ano no NBB CAIXA, conquistou o prêmio de Melhor Sexto Homem, na temporada 2012/2013. Seus bons desempenhos no Franca o levaram à Seleção Brasileira.

Pelo time verde-amarelo, Léo teve sua primeira convocação em 2014 e participou do Campeonato Sul-Americano daquele ano. Já em 2015, Léo foi titular durante toda a campanha da Seleção nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e um dos personagens da medalha de ouro conquistada. Neste ano, já representando as cores do Bauru Basket, Léo foi titular da Seleção Brasileira novamente, desta vez na disputa do Campeonato Sul-Americano.

Gregory Vargas, da Venezuela, e Léo Meindl, do Brasil

Trajetória meteórica: Léo chegou à Seleção dois anos depois de brilhar nas quadras da LDB e hoje é um dos grandes jovens jogadores do país (FIBA/Divulgação)