#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Gigantes do garrafão!

21-05-2015 | 05:18
Por Liga Nacional de Basquete

Caio Torres, Guilherme Giovannoni, Lucas Mariano, Meyinsse, Hettsheimeir e Olivinha concorrerão aos dois troféus de Melhor Pivô do Quinteto Ideal do NBB 7

Giovannoni, do Brasília, e Lucas Mariano, do Franca

Guilherme Giovannoni e Lucas Mariano são dois dos candidatos aos prêmios de Melhor Pivô do NBB 7 (Brito Júnior/Divulgação)

Chegou a hora de conhecer os homens do garrafão do Quinteto Ideal do NBB 7. Nesta quinta-feira, a LNB (Liga Nacional de Basquete) divulgou os seis candidatos que concorrerão aos dois troféus de Melhor Pivô da sétima edição do campeonato nacional. Caio Torres (São José), Jerome Meyinsse (Flamengo), Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília), Lucas Mariano (Franca), Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru) e Olivinha (Flamengo) são os concorrentes aos troféus.

As indicações dos gigantes da área pintada completam as indicações do Time dos Sonhos da temporada 2014/2015 da principal competição do basquete brasileiro, que já apontou os três aspirantes aos postos de Melhor Armador e também os seis que concorrem aos dois prêmios de Melhor Ala do NBB 7. Os vencedores desta e de todas as outras categorias serão divulgados no dia 08/06, na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, que será realizada em São Paulo (SP).

A votação, que também serviu para indicar os candidatos aos prêmios de Destaque Jovem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Melhor Técnico, Melhor Estrangeiro e o MVP (Jogador Mais Valioso) do campeonato, contou com a participação de técnicos, assistentes e capitão das 16 equipes que disputaram a sétima edição do NBB, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Armador do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para os prêmios de Melhor Ala do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Técnico do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Defensor do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB 7

Caio Torres e Meyinsse estão fortes na briga pelos dois troféus de Melhor Pivô do Quinteto Ideal do NBB 7 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Caio Torres e Meyinsse estão fortes na briga pelos dois troféus de Melhor Pivô do Quinteto Ideal do NBB 7 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Um dos candidatos ao prêmio de dono do garrafão do NBB 7 é Caio Torres, principal destaque do São José/Unimed na competição. O jogador já possui o troféu de Melhor Pivô do NBB em seu currículo. Foi na temporada 2012/2013, quando também foi eleito o MVP da Final atuando pelo campeão daquele ano, Flamengo.

Há dois anos atuando pela equipe do Vale do Paraíba, Caio fez mais uma grande temporada pela Águia e encerrou sua participação no NBB 7 como reboteiro do campeonato, com expressiva média de 9,1 sobras por partida, além de somar 14,4 tentos e registrar sua maior média de pontos em toda sua trajetória no maior campeonato do país.

Maior reboteiro da história do NBB, Olivinha também está na briga pelo troféu (Luiz Pires/LNB)

Maior reboteiro da história do NBB, Olivinha também está na briga pelo troféu (Luiz Pires/LNB)

Mas se o assunto é rebote, o nome da fera é Olivinha. Maior reboteiro de todos os tempos do NBB, com 2125 sobras, Carlos Alexandre do Nascimento tem o troféu o líder em rebotes da temporada 2009/2010 e agora está em busca de mais uma taça individual na carreira.

Em sua terceira temporada pelo Flamengo, o ala/pivô de 32 anos acumula dois títulos do NBB e está firme na briga por mais um. Na campanha do finalista rubro-negro na sétima edição do nacional, Olivinha tem média de 6,0 rebotes e 10,5 pontos por jogo.

Finalista da sétima edição do NBB, Jerome Meyinsse, do Flamengo, está em sua segunda temporada no NBB e já tem em seu currículo um título nacional e ainda o prêmio de MVP da Final da última edição, além, é claro, das conquistas da Liga das Américas 2014 e da histórica Copa Intercontinental.

Na atual temporada, o norte-americano de Luisiana continua sendo peça fundamental para a equipe rubro-negra. Aos 26 anos, o pivô acumula média de 10,8 pontos 5,3 rebotes no campeonato nacional e ainda é o jogador que mais deu tocos no campeonato, com 42 no total, média de 1,14 nas 37 partidas que fez.

Quem também já levou o troféu de Melhor Pivô do NBB para casa é Guilherme Giovannoni, que faturou o prêmio não só uma, mas três vezes em sua carreira (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012). Ainda por cima, o ala/pivô do UniCEUB/BRB/Brasília também tem  em sua galeria os prêmios de MVP da terceira edição do NBB e dois de MVP da Final (2010/2011 e 2011/2012).

No alto de seus 34 anos, Guilherme mostrou estar em forma e fez um belo campeonato com a camisa da equipe tricampeã do NBB. O atleta, nascido em Piracicaba (SP), obteve a segunda maior média do campeonato nacional – 18,1 pontos por jogo –, além de apanhar em média 6,1 rebotes e ainda ser o líder de sua equipe em eficiência – 19,1 por partida.

Hettshemeir, do Bauru, e Lucas Mariano, do Franca

Hettsheimeir e Lucas Mariano travaram uma bela batalha no garrafão na série quartas de final entre Bauru e Franca (Henrique Costa/Bauru Basket)

Na Final do NBB 7 também está Rafael Hettsheimeir, outro candidato ao prêmio de Melhor Pivô do campeonato. Logo em seu primeiro ano no basquete brasileiro, o pivô do Paschoalotto/Bauru mostrou estar à vontade em solo verde-amarelo mesmo após passar aproximadamente nove anos na Espanha.

A temporada de estreia do pivô, nascido em Araçatuba (SP), no país não poderia estar sendo melhor. Além dos títulos da Sul-Americana e da Liga das Américas, o jogador de 28 anos agora chegou à Final do NBB e pode acrescentar mais um troféu à sua coleção. Com médias de 16,7 pontos e 6,1 sobras por jogo, Rafael é o cestinha e reboteiro do finalista Bauru.

Entre todos os consagrados e experientes pivôs na briga pelo troféu de Melhor Pivô do NBB 7, eis que aparece um jovem e promissor jogador: Lucas Mariano, ala/pivô do Franca. Aos 22 anos, o atleta nascido na própria Capital do Basquete está evoluindo a cada ano que passa e foi um dos maiores destaques da equipe francana na atual temporada.

Titular absoluto no time comandado pelo técnico Lula Ferreira, Lucão somou médias de 12,4 pontos e 5,7 rebotes e ajudou o esquadrão do interior paulista a chegar até as quartas de final e terminar a sétima edição do NBB na quinta colocação, posição esta que os garantiu vaga na Liga Sul-Americana 2015.

Também foram votados ao prêmio de Melhor Pivô do NBB 7:

Atílio (Macaé Basquete), Bruno Fiorotto (Winner/Limeira), Felipe Ribeiro (Pinheiros/SKY), Léo Waszkiewicz (Franca Basquete), Lucas Cipolini (UniCEUB/BRB/Brasília), Morro (Pinheiros/SKY), Murilo Becker (Paschoalotto/Bauru), Paulão Prestes (Mogi das Cruzes/Helbor), Rafael Mineiro (Winner/Limeira), Shilton (Minas Tênis Clube) e Steven Toyloy (Palmeiras/Meltex).

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Ala de todas as edições do NBB:

2013/2014 – Jefferson William (São José) e Paulão Prestes (Franca)
2012/2013 – Rafael Mineiro (Pinheiros) e Caio Torres (Flamengo)
2011/2012 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Murilo Becker (São José)
2010/2011 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Murilo Becker (São José)
2009/2010 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Murilo Becker (Minas)
2008/2009 – Murilo Becker (Minas) e Bábby (Flamengo)