#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Grande espetáculo

31-10-2014 | 10:36
Por Liga Nacional de Basquete

Estrutura de primeira, atmosfera de decisão, equilíbrio e duelo de alto nível: abertura do NBB 7, entre Paulistano e Flamengo, foi um verdadeiro show

Ginásio Antonio Prado Junior esteve impecável na partida de abertura do NBB 7 (João Pires/LNB)

Piso flutuante, placas de LED: e ótimo público Ginásio Antonio Prado Jr. esteve impecável durante a partida de abertura do NBB 7 (João Pires/LNB)

Foi um grande espetáculo. Realizada nesta sexta-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), a partida que marcou a abertura do NBB 7 foi um verdadeiro show. Paulistano/Unimed e Flamengo fizeram um grande jogo dentro das quatro linhas e o equilíbrio foi a grande tônica do duelo.

+ Saiba mais: Flamengo vira, vence novamente o Paulistano e abre o NBB 7 com vitória

Atuando em casa, o time paulista contou com a inspiração da dupla Dawkins e Holloway e fechou a primeira metade do confronto em vantagem. Na metade do terceiro quarto, o clube da Gávea virou o jogo e não largou mais a liderança. Com muita frieza em suas tramas ofensivas, os atuais bicampeões do NBB controlaram as ações na parcial final e confirmaram o resultado positivo.

“O jogo foi muito difícil. Começamos um pouco devagar, erramos muito na defesa e o Paulistano soube se aproveitar. Mas depois conseguimos acertar o time,fazer nosso jogo e conseguimos começar o campeonato bem, vencendo fora de casa. Além disso, a festa foi muito legal. A quadra ficou linda, o ginásio estava lotado e foi muito legal participar da abertura do campeonato”, declarou o pivô norte-americano, autor de 14 pontos e um dos destaques do Flamengo no jogo.

Paulistano e Flamengo protagonizaram um grande espetáculo na partida de abertura do NBB 7 (João Pires/LNB)

Paulistano e Flamengo protagonizaram um grande espetáculo na partida de abertura do NBB 7 (João Pires/LNB)

Outro fator que deu um status de decisão ao jogo desta sexta-feira foram as atuações individuais de alguns jogadores. Do lado do Flamengo, a estrela do ala Walter Herrmann brilhou. Em sua primeira partida de NBB na história, o argentino campeão olímpico em Atenas 2004 marcou 21 pontos, com direito a cinco bolas de três pontos, e foi o cestinha dos atuais bicampeões.

“Isso tudo é mérito da liga brasileira, que é muito boa e muito organizada. O basquete está crescendo por aqui. O NBB é uma liga que muitos jogadores estrangeiros estão escolhendo para jogar. Com a chegada desses atletas de alto nível a liga só tem a crescer. Espero que continue assim”, disse Herrmann,

Pelo Paulistano, a dupla de norte-americanos formada por Desmond Holloway e Kenny Dawkins roubou a cena. Holloway foi o cestinha do jogo, com 29 pontos, e ainda apanhou oito rebotes. Por sua vez, Dawkins registrou 21 pontos e seis assistências. Para dar ainda mais sotaque ao time paulista, o estreante pivô DeVon Hardin deixou a quadra dez pontos e dez rebotes e o único duplo-duplo do jogo.

Herrmann estreou no NBB em grande estilo e foi o cestinha do Flamengo (João Pires/LNB)

Herrmann estreou no NBB em grande estilo e foi o cestinha do Flamengo (João Pires/LNB)

Além do grande espetáculo oriundo pela bela disputa protagonizada entre os dois finalistas do NBB 6, a abertura da sétima edição do maior campeonato de basquete do país também contou com uma estrutura de primeira linha. Pela primeira vez, o Paulistano usou em seu ginásio o piso flutuante oriundo da parceira entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e Ministério do Esporte. Junto a isso, placas de LED também embelezaram ainda mais o Ginásio Antonio Prado Junior.

“É muito legal. Eu acabei de voltar da Copa do Mundo de Basquete na Espanha com a Seleção Brasileira e aqui eu me senti, sem brincadeira, com uma estrutura de um Mundial. É muito bom ver isso. Acho que vale o investimento no LED na quadra, as propagandas do jeito que foram feitas, arquibancada cheia, duas equipes de alto nível e arbitragem de alto nível. Todo esse clima me lembrou muito o Mundial que eu fui”, declarou Gustavo De Conti.

“Piso, tabela, placar, foi tudo de primeiríssimo nível. E isso atrai publico. Pode ter certeza que quem viu de casa vai querer comparecer. Porque se fosse um outro esporte com essa estrutura que estivesse passando na televisão e eu estivesse assistindo em casa, ia querer participar, levar minhas duas filhas e fazer parte disso tudo”, completou o comandante do Paulistano.

Com uma atmosfera de decisão, o primeiro jogo da temporada 2014/2015 teve ótima presença do público e a arquibancada do Ginásio Antonio Prado Junior foi completamente tomada pelas torcidas das duas equipes.

“Claro que a gente não gosta de perder, mas extrapolando a questão do jogo, foi muito importante pro Paulistano participar da abertura do NBB 7. A Liga Nacional de Basquete está de parabéns pela organização, a quadra ficou linda e o ambiente do jogo foi muito legal. Essa glamorização do jogo é muito legal e muito importante para o basquete brasileiro. Agora é trabalhar para a gente estar sempre no Jogo de Abertura, na Final, em todas essas situações importantes do campeonato”, declarou o ala Pilar, do Paulistano.

Atuação individual de Holloway e placas de LED ao fundo: espetáculo dentro e fora de quadra na abertura do NBB (João Pires/LNB)

Atuação individual de Holloway e placas de LED ao fundo: espetáculo dentro e fora de quadra na abertura do NBB 7 (João Pires/LNB)