#JOGAJUNTO

Mais basquete

Grande momento

26-11-2014 | 06:44
Por Liga Nacional de Basquete

Final entre Bauru e Mogi na Liga Sul-Americana 2014 exalta boa fase do basquete brasileiro e confirma sua hegemonia nos últimos torneios internacionais

Final entre Bauru e Mogi garante ao basquete brasileiro seu 7º da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Final entre Bauru e Mogi garante ao basquete brasileiro seu 7º da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

A Liga Sul-Americana 2014 terá um campeão brasileiro. Ao vencerem seus adversários no primeiro dia do Final Four, Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor decidirão o título do principal torneio do continente, nesta quinta-feira (27/11), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), sede do quadrangular final, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 3.

Com a garantia de um clube verde-amarelo com o título da Sul-Americana 2014, o basquete brasileiro garantiu seu sétimo título do torneio continental, o segundo de maneira consecutiva, tendo em vista que o UniCEUB/BRB/Brasília é o detentor do troféu de campeão da última edição. No entanto, o Brasil ainda está atrás da Argentina, que subiu 12 vezes no lugar mais alto do pódio, na lista de campeões da competição sul-americana.

“Quem mais ganha com essa decisão é o basquete brasileiro, que vem tendo uma crescente fantástica. Uma final de Sul-Americana entre dois times do Brasil mostra que estamos evoluindo e que estamos no caminho certo. Para a nossa equipe é a chance de poder fazer a segunda final da temporada diante do nosso torcedor. Temos que jogar de forma inteligente e usar o fator casa e o apoio da torcida na busca desta conquista”, comentou o técnico do Bauru, Guerrinha.

Bauru e Mogi protagonizarão a terceira final brasileira na história da Liga Sul-Americana. As outras duas aconteceram em 2005, quando o Unitri/Uberlândia (MG) se sagrou campeão em cima do Universo/Goiânia (GO) ao ganhar a série melhor de cinco por 3 a 1, e em 2010, que teve nada menos que o clássico entre Flamengo e Brasília na decisão, vencida pelos candangos, em jogo único, por 96 a 86.

“Isso é muito bom pro basquete brasileiro e para todo mundo saber que o NBB está forte, o quanto nosso basquete nacional é forte. Ninguém nunca imaginou um cenário desse. Isso é importante também para as duas equipes que jogam. Desbancar equipes como Boca, Malvin, que são equipes fortes, mostra a qualidade do basquete brasileiro e a força que a nossa liga nacional tem”, falou o pivô Daniel Alemão, do Mogi.

Brasília começou a temporada com um título da Liga Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Brasília é o atual campeão da Liga Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A hegemonia brasileira nos campeonatos internacionais ainda se estende pela Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete” no qual os clubes do Brasil foram três vezes campeões, dois deles nas duas últimas edições (Pinheiros/SKY e Flamengo), e pela Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes, que com o histórico título do Flamengo em 2014, voltou a ter um clube brasileiro como campeão depois de 35 anos da conquista do E.C. Sírio de 1979.

“O momento que o basquete brasileiro está passando é mágico. Brasília o atual campeão Sul-Americano, Flamengo da Liga das Américas e da Copa Intercontinental. Agora Bauru e Mogi na final, são quatro times diferentes, isso mostra que hoje o Brasil é referência no basquete e fico muito feliz por isso. Depois que o NBB começou o basquete no Brasil evoluiu muito e espero que continue nessa crescente de conquista. E parabéns aos clubes que estão se organizando como profissionais”, disse o ala/pivô Jefferson William, do Bauru.

Confira a lista dos títulos brasileiros da Liga Sul-Americana:

1999 – Vasco da Gama (RJ)
2000 – Vasco da Gama (RJ)
2005 – Unitri/Uberlândia (MG)
2009 – Flamengo (RJ)
2010 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
2013 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)

Confira a lista dos títulos brasileiros da Liga das Américas:

2008/2009 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
2013 – Pinheiros/SKY (SP)
2014 – Flamengo (RJ)