#JOGAJUNTO

NBB Caixa

GrandeConquista

21-06-2017 | 12:48
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de temporada incrível, Alexey desbanca concorrentes Georginho e Yago e é eleito o Destaque Jovem do NBB CAIXA 16/17

Alexey, de 21 anos, foi o Destaque Jovem da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Filho da Capital do Basquete, Alexey ganhou a notoriedade que merece no NBB CAIXA 16/17 por todo seu empenho nos dois lados da quadra. Variando entre o banco de reservas, como sexto homem, e a titularidade no Sesi Franca Basquete, o armador de 21 anos recebeu o prêmio de Destaque Jovem desta edição, nesta terça-feira, em São Paulo (SP).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

De maneira alucinante, Alexey deixou de ser promessa e se tornou realidade no cenário nacional do basquete. Nascido, criado e formado profissionalmente em Franca (SP), o armador já era destaque em suas primeiras edições na LDB com o uniforme da equipe paulista. Depois de uma temporada com o Campo Mourão Basquete pela Liga Ouro, o jovem voltou para sua terra na natal e as glórias dele ali parecem estar só começando.

“Estou muito feliz com o prêmio. No início da temporada não imaginava que chegaria neste nível. Agradeço a todos que votaram em mim, ao Franca Basquete e à minha família. Esse prêmio já foi de vários jogadores consagrados e estou muito feliz. Tudo isso me motiva muito para seguir evoluindo e melhorando cada vez mais”, disse Alexey.

A temporada de Alexey começou com as grandes performances do armador na LDB 2016. Presente nas nove partidas do Franca na competição sub-22, ele foi peça chave tanto no ataque quanto na defesa para a conquista do título inédito por parte do time paulista. Foram nove atuações, com médias de 11,6 pontos, 3,6 rebotes, 4,7 assistências e 1,7 bolas recuperadas por jogo.

Alexey foi líder em assistências e jogador mais eficiente do Franca na temporada (João Neto/LNB)

Já no NBB CAIXA, o armador foi peça fundamental de elenco comandado por Helinho Garcia. Com algumas lesões que Henrique Coelho sofreu ao longo da temporada, Alexey passou a ter mais protagonismo e aproveitou isso ao máximo. Ao todo, o garoto teve médias de 10,6 pontos, 3,2 rebotes, 5,6 assistências e 1,4 bolas recuperadas por partida, o que fizeram dele o atleta mais eficiente do Franca nesta edição, com média de 14,3 no quesito a cada jogo.

O grande desempenho de Alexey, somado ao belo trabalho de todo elenco francano, fizeram com que a equipe do interior paulista realizasse sua melhor campanha na fase de classificação da competição desde o NBB CAIXA 10/11, terminando na terceira colocação da tabela, com 19 vitórias e apenas nove derrotas.

Com a conquista, Alexey entrou no rol seleto de vencedores do prêmio de Destaque Jovem. Nomes como Raulzinho, Vitor Benite, Gui Deodato e Ricardo Fischer já ficaram com o troféu de melhor jogador Sub-22 do NBB CAIXA.