#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Grandes nomes

16-06-2016 | 06:45
Por Liga Nacional de Basquete

Semifinalista do último NBB CAIXA, Brasília inicia montagem do elenco para 2016/2017 e anuncia contratação de Lucas Mariano e Fab Melo e renovação de Deryk Ramos

Depois de chegar à semifinal do NBB CAIXA depois de três temporadas de ausência, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília começou a pensar em 2016/2017 e já anunciou suas primeiras movimentações: as contratações do ala/pivô Lucas Mariano, que estava no Mogi das Cruzes/Helbor, e Fab Melo, ex-Liga Sorocabana, e a renovação do ala/armador Deryk Ramos.

????????????????????????????????????

Lucas Mariano fez boa temporada por Mogi e será um dos homens fortes do garrafão de Brasília (João Pires/LNB)

Os dois jovens atletas estão treinando com a Seleção Brasileira que disputará o Sul-Americano da Venezuela, que acontecerá entre os dias 26 de junho e 02 de julho.

Primeiro reforço da equipe candanga, Lucas Mariano chega ao Brasília após temporada com a camisa do Mogi. Por lá, disputou a Liga Sul-Americana, a Liga da Américas e conquistou a medalha de bronze da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA, no qual obteve médias de 8,8 pontos e 4,3 rebotes.

“A contratação do Lucas faz parte do planejamento de remanejar algumas posições, mas mantendo a base do time que formamos no ano passado. Precisávamos de um jogador da posição cinco que também possa jogar na quatro”, explicou Bruno Savignani, técnico do Brasília.

Nascido em Franca (SP), Lucas foi revelado e criado na base do clube de sua cidade natal e lá disputou nada menos que seis temporadas do NBB CAIXA antes de se transferir para o esquadrão mogiano.

“Assim como o Deryk, o Lucas é jovem, mas com muito potencial. Sem dúvida alguma chega para acrescentar, e a expectativa é que ele venha para colaborar e ajudar a equipe imediatamente”, finalizou o comandante da agremiação do Distrito Federal.

Fab Melo teve seu melhor desempenho na história do NBB (Murilo Amadei/LSB)

Fab Melo teve seu melhor desempenho na história do NBB (Murilo Amadei/LSB)

Outro que reforçará o garrafão do Brasília será o pivô Fab Melo, de 25 anos, que tem passagem pelo Boston Celtics (NBA) e disputou o último NBB CAIXA pela Liga Sorocabana, no qual disputou 18 partidas e acumulou médias de 11,3 pontos, 5,5 rebotes e 1,3 tocos por duelo.

Natural de Juiz de Fora (MG), Fabrício Paulino de Melo foi selecionado pelo Boston Celtics no primeiro round do Draft de 2012 da NBA após grande passagem pela renomada universidade de Syracuse.

Ainda em solo norte-americano, jogou em duas equipes da D-League: Maine Red Claws e Texas Legends. Em 2013 novamente fez boa sequência de jogos, e foi eleito para o time ideal da temporada.

“É um pivô na posição cinco, que a gente procurava após a saída do Coimbra. É um jogador com um currículo muito bom. Tem uma defesa muito forte, foi eleito o melhor defensor do universitário quando jogou nos Estados Unidos. E tem uma média boa de pontos no ataque, foi bem no último NBB CAXA. Vamos explorar todo esse potencial”, acreditou José Carlos Vidal, diretor técnico do Brasília.

Comemoração Deryk, do Brasília

Deryk foi um dos grandes destaques da bela campanha do Brasília no NBB CAIXA 2015/2016 (Brito Júnior/UniCEUB)

E por fim, o jovem ala/armador Deryk Ramos teve seu contrato renovado com o Brasília por mais duas temporadas. O garoto, eleito o Jogador Que Mais Evoluiu do último NBB CAIXA, fez um ano de encher os olhos e impressionou por sua personalidade mesmo tendo apenas 22 anos.

Com médias de 14,8 pontos e 3,1 assistências, o jogador foi um dos grandes destaques da campanha semifinalista do Brasília no NBB CAIXA. De quebra, o camisa 9 foi o líder em bolas de 3 pontos da temporada, com 115 acertos em 39 partidas, média de 2,9 por duelo.

Deryk, do Brasília

Aos 21 anos, Deryk foi eleito o MVP do Final Four da Liga Sul-Americana (José Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

“Brasília foi a primeira cidade que morei longe dos meus pais. E me adaptei muito rápido. Cresci muito meu nível de jogo por aqui, a comissão técnica me apoia muito, a torcida tem um carinho muito grande. Renovar meu contrato foi um caminho natural”, sentenciou Deryk.

Eleito o Destaque Jovem da edição 2014/2015 do NBB CAIXA, Deryk foi selecionado para participar de seu primeiro Jogo das Estrelas da carreira, com mais de 7 mil votos do público. Além disso, se mostrou decisivo também na Liga Sul-Americana e faturou nada menos que o prêmio de MVP do Final Four.

“A renovação do Deryk tem uma importância enorme. É um jogador muito jovem, mas que já destoa. Foi muito importante para as campanhas do time na temporada, principalmente na Liga Sul-Americana e no NBB CAIXA, e todos sabem que possui um potencial enorme. Espero que agora ele possa evoluir ainda mais”, analisou Bruno Savignani.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Deryk Ramos, Jogador Que Mais Evoluiu

Deryk Ramos faturou o prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA (João Pires/LNB)