#JOGAJUNTO

NBB Caixa

"Gratidão"

18-10-2018 | 02:46
Por Douglas Carraretto

Destaque do Corinthians, Kyle Fuller reencontra Paulistano pela primeira vez no NBB CAIXA e relembra momentos marcantes pelo clube: “são como minha família”

Fuller reencontrará o Paulistano, seu primeiro clube no Brasil, e elegeu seu momento preferido pelo clube (Luiz Pires/LNB)

O duelo entre Corinthians e Paulistano/Corpore promoverá um encontro um tanto quanto especial. Um dos principais destaques do elenco do Timão, Kyle Fuller reencontrará o CAP, seu primeiro clube no Brasil, pela primeira vez no NBB CAIXA.

A partida será nesta sexta-feira (19/10), no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, às 21h10, na primeira transmissão do NBB CAIXA no canal Fox Sports.

Kyle Fuller, de 26 anos, é norte-americano naturalizado peruano e teve o Paulistano como seu primeiro clube no Brasil. Sua temporada de estreia em solo verde-amarelo (2017/2018) foi para lá de especial: campeão do Campeonato Paulista (MVP) e do NBB CAIXA. Por isso, o sentimento ao enfrentar o ex-time é diferente.

“Tenho um sentimento especial quando vou jogar contra o Paulistano. Eles me deram uma chance de jogar no Brasil e fazer parte de uma grande equipe. Ganhamos tudo que disputamos no Brasil. Aprendi português com minha equipe, a torcida de lá é como minha família, então tenho uma gratidão muito grande e posso dizer que eles estarão no meu coração pelo resto da minha vida”, disse Fuller.

“Ganhamos tudo no Brasil”, disse Fuller sobre a temporada passada pelo Paulistano (Fotojump/LNB)

Ao todo, o atleta disputou 65 partidas com a camisa do CAP, considerando Campeonato Paulista, Liga das Américas e NBB CAIXA, e registrou um total de 792 pontos – média de 12,2 por partida.

+Estatísticas completas da trajetória de Kyle Fuller no NBB CAIXA

Considerando somente o NBB CAIXA, Fuller teve médias de 11,0 pontos, 2,0 rebotes e 1,5 assistências, com direito a 1,8 bolas de 3 pontos convertidas por jogo (31% de aproveitamento) em 41 partidas na campanha do título. Mas, apesar do troféu do nacional, a conquista do Paulista 2017 não sai da cabeça dele.

“Meu momento mais marcante pelo Paulistano foi quando ganhamos o Campeonato Paulista, pois foi o primeiro título do clube no basquete adulto. O ginásio de Franca estava lotado, mas fomos lá como uma família e ganhamos. Foi meu primeiro campeonato aqui, o primeiro título do Paulistano e ainda fui o MVP, então esse foi muito especial para mim”, contou Fuller.

Fuller foi o MVP do 1º título do Paulistano na história do basquete adulto do clube: o Campeonato Paulista 2017 (Willian Oliveira/Divulgação)


Agora é Timão

O sucesso dentro de quadra e o carisma fora delas fez Fuller chamar a atenção do país inteiro. Foi aí que apareceu o Corinthians, que o contratou para ser um dos líderes do time que disputaria o NBB CAIXA pela primeira vez e marcaria o retorno do clube à elite do basquete depois de 21 anos. O desafio, de fato, é grande, mas a empolgação com a torcida é maior ainda.

“Aqui no Corinthians temos uma torcida gigante, que não torce só para o futebol ou só para o basquete, torce para o Corinthians. Todos são muito apaixonados, mesmo gostando ou não de basquete, eles estão sempre lá porque amam o Corinthians. Não importa onde estejamos, eles sempre estão lá”, disse o jogador.

Sua primeira aparição com a camisa alvinegra foi no Campeonato Paulista 2018, e o cartão de visitas foi dado com propriedade: média de 19,3 pontos por partida e posto de cestinha da competição. Já em sua primeira partida no NBB CAIXA, contra o Sesi Franca, ele fez 24 pontos e foi o maior anotador da equipe.

Sobre seu período defendendo o Timão, Fuller contou que já se sente abraçado por inteiro pela torcida alvinegra, que já virou sua família.

“Todo jogador se sente melhor quando tem uma torcida ao seu lado, como se fosse em família. Acho isso muito importante, porque para mim, família é tudo. Então posso dizer que no Corinthians tenho uma GRANDE família”, contou Fuller.

Foco no jogo

Apesar do momento especial, Fuller está focado em conquistar a primeira vitória do Corinthians no NBB CAIXA. Na partida de estreia na competição, o Timão foi derrotado pelo atual campeão paulista Sesi Franca Basquete, em duelo emocionante, por 83 a 80.

+Estatísticas, fotos, vídeos e a matéria completa de Corinthians x Franca

Com 24 pontos, o atleta foi o cestinha do primeiro jogo do clube de Parque São Jorge no campeonato brasileiro. Para ele, a fórmula da vitória está na entrega, dedicação e união.

“Para ganharmos nesse jogo precisamos deixar tudo na quadra. Precisamos estar mortos depois do jogo, cansados, ninguém pode conseguir respirar, pois deixaram tudo na quadra. Se jogarmos juntos, unidos, com raça, como um verdadeiro corintiano, deixando tudo em quadra, temos grandes chances de ganhar”, finalizou Kyle Fuller.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.

Fuller destacou a entrega e a união para a vitória do Corinthians (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)