#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Gringo renovado

29-07-2014 | 04:35
Por Liga Nacional de Basquete

Macaé acerta permanência do ídolo norte-americano Jamaal Smith por mais um ano; jogador vai para sua 3ª temporada na equipe fluminense

Jamaal, do Macaé

Um dos principais ícones da retomada do basquete na cidade, Jamaal ficará em Macaé por mais uma temporada (Luiz Pires/LNB)

O Macaé Basquete confirmou a permanência de mais um jogador do elenco que disputou o NBB6 para a próxima temporada. Depois de renovar com Atílio, João Phylippe e Márcio Dornelles, e contratar o ala Eddy e os pivôs Fernando Mineiro e De Bem, a equipe do litoral norte fluminense anunciou a extensão de contrato do armador norte-americano Jamaal Smith, de 29 anos, por mais um ano.

Ídolo da torcida, o gringo esteve presente em toda a trajetória macaense de retorno à elite do basquete brasileiro, disputando a Copa Sudeste, a Supercopa Brasil e o Triangular de Acesso ao NBB, competição na qual Macaé foi campeão, conquistou a tão sonhada vaga no principal campeonato do país e consagrou Jamaal com os torcedores do clube.

“O Jamaal é um jogador que participou de todo o nosso processo de volta à elite e foi muito importante para estarmos hoje no NBB. Ele é um ídolo na cidade. É um jogador que entende a filosofia do time e já sabe muito bem o que eu preciso dentro de quadra. Ele já está bem adaptado ao Brasil e ao clube, onde é muito bem visto. Tenho certeza que ele vai agradar a todos de novo, diretoria, comissão técnica e torcida”, comentou o técnico Léo Costa.

Na temporada de estreia do Macaé do NBB, o norte-americano entrou em quadra nas 32 partidas da equipe e contribuiu com médias de 13,2 pontos – a segunda maior do time – e 2,6 assistências – também a segunda maior do time –. O jogador marcou presença também do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2014, em Fortaleza (CE).

Antes de pousar em verde-amarelo para atuar no Macaé Basquete, o jogador, nascido Los Angeles (EUA), defendeu equipes de diversas partes do mundo, como o Correcaminos (MEX), o CSN Bucareste (ROM) e o Beijing Aoshin (CHI), além do Las Vegas Aces (EUA), time de uma liga menor em seu país natal.

Jamaal foi pra galera depois de conquistar a vaga no NBB (Gilvan de Souza/LNB)

Jamaal foi pra galera depois de conquistar a vaga no NBB (Gilvan de Souza/LNB)

Agora, o elenco adulto do Macaé Basquete para as competições da próxima temporada – Campeonato Carioca e NBB – é composto pelos renovados Jamaal Smith, Marcio Dornelles, Atílio e João Phylippe, além dos contratados Eddy, ex-Espírito Santo, De Bem, ex-Liga Sorocabana, e Fernando Mineiro, que estava no Universo/Goiânia.

“Sem sombra de dúvidas um elenco que mantém sua base de uma temporada para outra sai na frente. Essa era a nossa intenção. Não conseguimos renovar com atletas que gostaríamos por questões administrativas. Mas isso acontece. A reformulação de elenco também é um processo natural de equipes que estão crescendo. Conseguimos a renovação de quatro atletas do elenco adulto, mais o Pablo, que é Sub-22, mas também atua no adulto. É um processo Continuaremos trabalhando para manter um elenco competitivo”, concluiu Léo Costa.