#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Grupodefinido

22-11-2018 | 12:55
Por Liga Nacional de Basquete

Com Marquinhos e outros 6 do NBB CAIXA, Seleção Brasileira tem seu elenco divulgado para partidas contra República Dominicana e Canadá pelas Eliminatórias

Os 13 atletas que defenderão a Seleção Brasileira nos próximos duelos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2019 estão definidos.

Na manhã desta quinta-feira, o técnico Aleksandar Petrovic divulgou a lista de convocados que entrarão em quadra contra República Dominicana e Canadá, nos dias 30 de novembro e 03 de dezembro, respectivamente, no Ginásio Wlamir Marques, no SC Corinthians Pta, em São Paulo (SP).

A maior novidade ficou por conta do ala Marquinhos, do Flamengo, que ainda não havia sido convocado e fará sua estreia com a camisa da Seleção Brasileira na competição eliminatória.

Marquinhos está de volta à Seleção Brasileira desde os Jogos Olímpicos do Rio 2016 (Divulgação/Rio 2016)

Quem também aparece pela primeira vez na relação de Petrovic nas Eliminatórias para o Mundial de 2019 é o pivô Lucas Bebê, ex-Toronto Raptors (NBA) e que está no Montakit Fuenlabrada (ESP). O jogador não era convocado para a Seleção há oito anos.

Assim como nas últimas convocações, os jovens Didi (Sesi Franca), e Arthur Pecos (Mogi das Cruzes/Helbor), dois dos grandes destaques da nova geração do basquete brasileiro, também apareceram entre os relacionados da Seleção.

Outros nomes que atuam no NBB CAIXA na lista são o ala/pivô Lucas Dias, companheiro de Didi no Sesi Franca, os pivôs Anderson Varejão e Rafael Mineiro, do Flamengo, e o ala Léo Meindl, do Paulistano/Corpore.

Anderson Varejão é um dos 7 atletas que representará o NBB CAIXA com a camisa da Seleção Brasileira contra República Dominicana e Canadá (Divulgação/FIBA)

Já os atletas vindos de clubes do exterior, além de Lucas Bebê, são o ala/armador Vitor Benite e o pivô Augusto Lima, ambos do Cedevita Zagreb (CRO), e os armadores Scott Machado, do South Bay Lakers (NBA G-League), e Rafa Luz, do Morabanc Andorra (ESP). Leandrinho Barbosa, por sua vez, está sem clube, mas também figura na lista.

O grupo se apresentará no dia 25 de novembro (domingo), no Hotel Panamby Guarulhos, e treinará do dia 26 até o dia 30 de novembro, data da primeira partida contra a República Dominicana.

A lista de convocados:

Armadores

Arthur Pecos – Mogi das Cruzes/Helbor
Scott Machado – South Bay Lakers (NBA G-League)
Rafa Luz – Morabanc Andorra (ESP)

Alas

Didi – Sesi Franca Basquete
Léo Meindl – Paulistano/Corpore
Leandrinho Barbosa – sem clube
Marquinhos – Flamengo
Vitor Benite – Cedevita Zagreb (CRO)

Pivôs

Anderson Varejão – Flamengo
Augusto Lima – Cedevita Zagred (CRO)
Lucas Bebê – Montakit Fuenlabrada (ESP)
Lucas Dias – Sesi Franca Basquete
Rafael Mineiro – Flamengo

Sistema de disputa

A segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 conta com dois grupos de seis equipes.

A Seleção Brasileira está no Grupo F, ao lado de Canadá, Venezuela, República Dominicana e Chile – Ilhas Virgens foi desclassificada devido ao W.O contra o Brasil.

Enquanto isso, do outro lado, no Grupo E, estão Estados Unidos, Argentina, Porto Rico, Uruguai, México e Panamá.

Os três primeiros colocados de cada grupo avançarão à Copa do Mundo de 2019, assim como o melhor quarto colocado.

Atualmente, o Brasil está na terceira colocação do Grupo F, com seis vitórias e duas derrotas. Os primeiros colocados são Canadá e Venezuela, ambos com sete triunfos e somente um revés.

+Veja como estão as campanhas de cada seleção nas Eliminatórias