#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Grupo fechado!

17-09-2014 | 04:46
Por Liga Nacional de Basquete

Elenco da Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Mundial de Basquete Feminino é definido pelo técnico Luiz Augusto Zanon

Érika de Souza e Clarissa dos Santos são dois dos nomes convocados pelo técnico Luiz Augusto Zanon para defender o Brasil no Campeonato Mundial de Basquete Feminino (Wagner Carmo/Inovafoto)

As pivôs Érika de Souza e Clarissa dos Santos são dois dos nomes convocados pelo técnico Luiz Augusto Zanon para defender o Brasil no Campeonato Mundial de Basquete Feminino (Wagner Carmo/Inovafoto)

O técnico Luiz Augusto Zanon definiu, no final da tarde da terça-feira (16), as 12 jogadoras que representarão a Seleção Brasileira de Basquete Feminino no Campeonato Mundial da Turquia. A competição, que terá início no dia 27 de setembro, contará com três atletas que representaram o Brasil na República Tcheca, em 2010, e nove estreantes na competição internacional.

Com uma proposta de renovação, o técnico Luiz Zanon manteve, das 15 convocadas inicialmente, apenas Adrianinha, Damiris e Érika de Souza que já participaram de outros Mundiais. Clarissa dos Santos, Débora Fernandes, Isabela Ramona, Jaqueline Silvestre, Joice Coelho, Nádia Colhado, Patrícia Teixeira, Tainá Paixão e Tatiane Pacheco são as outras convocadas e debutarão no torneio.

Em relação ao grupo inicial chamado por Zanon, as jogadoras cortadas foram as pivôs Karina Jacob e Fabiana Caetano e a ala/pivô Vanessa “Sassá” Gonçalves.

“Foi uma decisão muito difícil, primeiro porque a Fabiana cresceu muito desde que iniciou o trabalho com a gente. Tem um potencial de futuro muito grande, mas tivemos um fortalecimento no setor das pivôs que obrigou que tomássemos a decisão de viajar com cinco pivôs ou cinco alas. Vamos a partir desse momento tentar montar a melhor situação possível para esse time para que essas pivôs recém-chegadas se encaixem e definir as opções táticas”, disse Zanon.

Tainá Paixão é uma das principais jogadoras da nova geração da Seleção Brasileira de Basquete Feminino (Wagner Carmo/Inovafoto)

Tainá Paixão é uma das principais jogadoras da nova geração da Seleção Brasileira de Basquete Feminino (Wagner Carmo/Inovafoto)

Apesar da pouca idade de grande quantidade das jogadoras que representarão o Brasil na Turquia, do dia 27 de setembro até 5 de outubro, a expectativa é de surpresa. Na primeira fase, a Seleção tem como adversários Espanha, República Tcheca e Japão, e conta com a experiência de Érika e Adrianinha para guiar o time no trajeto até a segunda fase.

“Tenho aprendido muito com essas jogadoras mais jovens, mas também procuro sempre passar as coisas positivas que aprendi em todos esses anos que estive fora, seja nos Estados Unidos ou na Europa. Quero ajudar as meninas a desfrutar essa importante fase da carreira delas. Sei do potencial delas e vejo a crescente de cada uma a cada treino. O importante é que o grupo está bastante unido e quer surpreender na Turquia. Independente do adversário, vamos dar o máximo para mostrar que o Brasil está voltando”, analisou a pivô Érika, que defende o Atlanta Dream desde 2008.

A Seleção Brasileira de Basquete Feminino segue em treinamentos na cidade de São José dos Campos até a quinta-feira (18), onde se prepara para o embarque para a Turquia no sábado (20).

A estreia do Brasil, que está no Grupo A do Campeonato Mundial da Turquia, é no dia 27, contra a República Tcheca. Depois, no dia 28, encara a Espanha. Seu último compromisso na primeira fase é no dia 30, contra o Japão. Caso se classifique entre os três primeiros colocados do seu grupo, tem como adversário nas oitavas um dos países do Grupo B (Canadá, França, Moçambique ou Turquia).

Confira a lista de convocadas para o Campeonato Mundial de Basquete Feminino da Turquia:

Armadoras: Adriana Moisés Pinto (América-PE), Débora Fernandes da Costa (São José), Tainá Mayara da Paixão (América-PE)

Alas: Isabela Ramona Lyra Macedo (São José), Jaqueline de Paula Silvestre (Santo André), Joice dos Santos Coelho (São José), Patrícia Teixeira Ribeiro (São José), Tatiane Pacheco Nascimento (América-PE)

Alas/pivôs: Damiris Dantas do Amaral (Minnesota Lynx-WNBA)

Pivôs: Clarissa Cristina dos Santos (Americana), Érika Cristina de Souza (Atlanta Dream-WNBA), Nádia Gomes Colhado (Atlanta Dream-WNBA)

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira Feminina na primeira fase do Mundial:

Brasil x República Tcheca – 27/09 (Sábado)
Brasil x Espanha – 28/09 (Domingo)
Brasil x Japão – 30/09 (Terça-feira)