#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Tudopronto

13-09-2017 | 03:19
Por Liga Nacional de Basquete

Com Flamengo, Pinheiros e Vitória na disputa, Liga Sul-Americana tem grupos e datas anunciados e terá início em outubro; Salvador será uma das sedes

A FIBA Américas anunciou os grupos e as datas da Liga Sul-Americana 2017 nesta quarta-feira (13/09). A competição terá início na primeira semana do mês de outubro e contará com Universo/Vitória, EC Pinheiros e Flamengo – terceiro, quarto e quinto colocados do último NBB CAIXA, respectivamente – como representantes brasileiros.

Últimas quatro edições da Liga Sul-Americana foram vencidas por brasileiros; Mogi é o atual campeão (Divulgação/FIBA Americas)

Com presença de equipes nacionais em 19 das 21 finais disputadas até hoje, o Brasil dominou as edições recentes da Liga Sul-Americana. Desde a criação do NBB CAIXA, Flamengo (2009), Brasília (2010, 2013 e 2015), Bauru Basket (2014) e Mogi das Cruzes/Helbor (2016) já conquistaram a competição continental.

Neste ano, o Flamengo, no Grupo A, será o primeiro brasileiro a disputar a primeira fase, entre os dias 03 e 05/10. Em sua chave, que será disputada em Chocó, na Colômbia, o rubro-negro carioca terá como adversários o Cimarrones de Chocó, time da casa, o San Martín de Corrientes, da Argentina, e o Hebraica y Macabi, do Uruguai.

O Grupo B tem como representante brasileiro o Pinheiros e será disputado entre os dias 10 e 12/10. Vice-campeão da competição na edição de 2011, o time da capital paulista disputará a primeira fase em Montevideo, no Uruguai, e terá como adversários o Aguada, time da local, o Quilmes Mar Del Plata, da Argentina, e o Osorno Basquetebol, do Chile.

O último brasileiro a estrear neste ano é o Vitória, que sediará o Grupo C no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador (BA), entre os dias 17 e 19/10. Os rivais do rubro-negro baiano serão Estudiantes de Concordia, da Argentina, Malvin, do Uruguai, e Guaros de Lara, da Venezuela.

Ginásio de Cajazeiras sediará Grupo C, com Vitória, Estudiantes, Malvin e Guaros de Lara (Raul Spinassé/LNB)

O Grupo D não tem nenhum brasileiro e será disputado pelos campeões nacionais da Bolívia, ainda não definido, do Peru, Regatas de Lima, do Paraguai, Olimpia, e do Equador, HR Portoviejo. A sede será boliviana, em Potosí, e as partidas acontecerão entre 24 e 26/10.

Nesta edição, a Liga Sul-Americana terá um regulamento diferente. Os dois primeiros colocados dos Grupos A, B e C, junto ao melhor time que finalizar em terceiro lugar destes três grupos se classificarão à fase semifinal. Já no Grupo D, apenas o primeiro colocado avançará a fase semifinal.

Na fase semifinal, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro equipes, que jogarão todos contra todos durante três dias. Apenas o melhor colocado de cada grupo avançará a decisão da Liga Sul-Americana 2017. Assim como na edição passada, a grande final será disputada em uma melhor de cinco partidas e o campeão garantirá vaga na Liga das Américas 2018.

“Estamos muito contentes de poder anunciar as equipes participantes da Liga Sul-Americana 2017, que conta com times de grande renome internacional e jogadores importantes. Essas presenças nos garantem um espetáculo a altura da Liga Sul-Americana, que se tornou um compromisso obrigatório no calendário dos amantes do nosso esporte no continente”, afirmou Gerasime Bozikis, Presidente da Confederação Sul-Americana de Basquetebol.