#JOGAJUNTO

LDB

Guia da LDB – Grupo A

26-08-2016 | 05:37
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo reforçado, campeão e vice paulista Sub-22, times de tradição na LDB e anfitrião estreante: conheça as equipes do Grupo A da sexta edição da LDB

A LDB 2016 vai começar. Com a participação de 11 equipes, a sexta edição do campeonato nacional de clubes para atletas de até 22 anos terá início nesta segunda-feira (29/08), em São Bernardo do Campo (SP), com a realização de três jogos.

Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único. Os três melhores colocados de cada lado avançarão ao hexagonal final da Série Ouro e seguirão na disputa pelo título, enquanto os demais disputarão a Série Prata.

+ Confira a tabela de jogos completa da primeira fase da LDB 2016

Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentarão entre si também em turno único para ver quem fica com o título. A mesma coisa acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.

Com novas equipes na disputa, o site da Liga Nacional de Basquete preparou uma rápida apresentação dos times. Aqui abaixo você confere tudo sobre o Grupo A, que terá como sede a cidade de São Bernardo do Campo.

+ Clique aqui e conheça as equipes do Grupo B da LDB 2016, que terá sua sede em São Sebastião do Paraíso

Basquete Curitiba/CMP (PR)

Participante da LDB nos últimos três anos, o Basquete Curitiba chega para a disputa deste ano com um elenco bastante conhecido. Após a inédita classificação para a segunda fase em 2015, a equipe manteve nomes importantes como o ala/armador Nathal e o pivô Weverton. Além deles, seguem na equipe o armador Nico e os alas Chico e Servelin.

Para tentar ir ainda mais longe dentro da competição Sub-22, a equipe da capital do Estado do Paraná ainda trouxe três reforços, sendo o principal deles o ala Igor, que disputou a última LDB pelo Campo Mourão. Além dele também chegaram o armador Luan, ex-Limeira, e o ala Branquinho, que tem passagens por Praia Clube (MG) e Taubaté (SP).

“Esse ano temos um time fisicamente mais forte. Trouxemos dois alas (Igor e Branquinho) bem altos e isso pode nos ajudar muito. Queremos classificar para a fase final de novo e para isso nossa aposta é em um elenco bastante coeso e com bagagem. Nossos meninos mais novos já tiveram bom tempo de quadra ano passado e agora chegam mais preparados para o desafio”, disse o técnico Daniel Lazier.

Ala/armador Nathal é um dos remanescentes da ótima campanha do Basquete Curitiba na LDB 2015 (Moisés Nascimento/LNB)

Ala/armador Nathal é um dos remanescentes da ótima campanha do Basquete Curitiba na LDB 2015 (Moisés Nascimento/LNB)

Extremos/Universal Transportes/IESP (PB)

Antes chamado de Pequeninos Rhema, o agora Extremos segue representando a Paraíba no maior campeonato de base do basquete nacional. Dono da nona posição na edição passada do campeonato Sub-22, o time nordestino manteve peças importantes em seu plantel.

Seguem na equipe o armador Gegê, os alas Fe e Vini e o pivô Fabão. As caras novas são Pedro Peçanha, ex-Franca, e Elivelton, que atuava nas categorias de base do Barueri. O restante do elenco paraibano é formado por jovens atletas da região.

“Não tivemos uma grande preparação em termos de treinamento, mas apostamos na força do grupo para fazer o melhor papel possível na competição. Grande parte da equipe já se conhece e isso pode nos ajudar com certeza. Queremos que nosso projeto continue crescendo e queremos formar uma base para uma possível participação na Liga Ouro”, afirmou a técnica Mônica dos Anjos.

Equipe do Pequeninos Rhema

Antes Pequeninos, agora Extremos: equipe segue representando o Estado da Paraíba na LDB (Anderson Stevens/LNB)

Flamengo (RJ)

Bicampeão da LDB em 2011 e 2013, o Flamengo entra na disputa em 2016 com um elenco que pode chegar ao tricampeonato. Depois de conquistar apenas três vitórias em 23 jogos na LDB 2015, o clube da Gávea chega para este ano com um elenco bastante reformulado e qualificado.

O principal reforço rubro-negro é o ala/armador Humberto Gomes. Campeão da LDB 2015 com o Pinheiros e dono de grandes atuações na reta final do último NBB CAIXA, o garoto tem tudo para ser um dos grandes nomes desta edição da competição Sub-22.

Outras novidades do Flamengo para esta LDB são: o ala/pivô Léo Bispo, também campeão da última edição pelo Pinheiros, o ala Lelê, ex-Limeira e que passou pelo basquete universitário norte-americano, e o armador Pedrinho Rava, dono de passagens por Pinheiros e Macaé. Outro nome de destaque é o pivô João Victor, que esteve com a Seleção Brasileira na disputa da Copa América Sub-18 neste ano.

“Ano passado tínhamos outra proposta e, apesar de termos ficados lá atrás na classificação, cumprimos com nosso objetivo, q1ue era de dar oportunidade a atletas mais novos. Hoje, alguns deles fazem parte do nosso Sub-22. É inegável que nosso time ganhou em qualidade técnica para esse ano, mas tivemos pouco tempo de treino. Espero que a gente consiga jogar bem e vamos ver até onde podemos ir”, disse o treinador Rodrigo Silva.

Candidato a MVP? Humberto entra na LDB 2016 como um dos principais jogadores do campeonato (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Candidato a MVP? Humberto entra na LDB 2016 como um dos principais jogadores do campeonato (Caio Casagrande/Bauru Basket)

São Bernardo/Metodista (SP)

Estreante com cara de especialista. Assim pode ser definido o São Bernardo/Metodista. Anfitrião do Grupo A, time do ABC paulista conta em seu elenco com jogadores de larga experiência na competição Sub-22 para sua temporada de estreia.

Campeão da edição de 2015 pelo Pinheiros, o pivô Wesley BH encabeça a lista, que ainda conto com o ala/armador Rodrigo Nascimento, que tem três LDB’s no currículo (duas com o Pinheiros e outra com o Sport). Outros nomes importantes no time de São Bernardo são o armador Thomas Poles e o ala/pivô André Ferros, ambos ex-Paulistano.

Com passagens por Pinheiros, Franca e Bauru, o ala/armador Nicolas Antunes também tem ótima rodagem na LDB, assim como o ala Giovanni Pissioni, que disputou a última edição pelo Praia Clube (MG). Além da vasta experiência de seus principais jogadores, o São Bernardo tem outro trunfo para a disputa da LDB: o entrosamento e o ritmo de jogo. No primeiro semestre, a equipe disputou o Campeonato Paulista Sub-22 e se sagrou vice-campeã.

“Temos muita ambição dentro da LDB. Nossos jogadores estão na busca de um lugar entre os profissionais e nosso time quer dar continuidade, para quem sabe jogar a Liga Ouro. Fizemos um grande Paulista e isso nos deixa mais confiantes para a estreia na LDB. Ter uma competição nas costas já deixa esse time muito mais encorpado para fazer um bom papel. Nosso objetivo é ficar entre os três primeiros da chave”, afirmou o comandante Sidney Coppini.

Campeão da LDB 2015 pelo Pinheiros, Wesley é um dos principais nomes do caçula São Bernardo (João Pires/LNB)

Campeão da LDB 2015 pelo Pinheiros, Wesley é um dos principais nomes do caçula São Bernardo (João Pires/LNB)

São José Basketball (SP)

Campeão paulista Sub-22 no primeiro semestre, o São José Basketball entra na LDB 2016 como uma das principais forças da competição. O elenco que disputou a última LDB é praticamente o mesmo para este ano e a equipe do Vale do Paraíba ainda conta com o retorno do pivô Lucas Colimério, que teve uma rápida passagem pelo basquete universitário norte-americano.

Com uma geração criada em casa, o time joseense tem no entrosamento uma de suas grandes forças. A geração nascida em 1996, que além de Lucas tem como destaques João Pedro, Pedrinho e Juan, joga junta há anos. Além disso, praticamente todo o time jogou a última LDB junto, inclusive o ala Biloca e o pivô Felipe Braga, dois dos principais jogadores do elenco.

“Temos um time com garotos que já jogaram no adulto e que tem bastante experiência na LDB. Nosso time tem grandes condições e vamos comer pelas beiradas. Vejo algumas equipes na nossa frente, como o Flamengo, o Minas e o São Bernardo, que mesmo sendo estreante tem um time de muita qualidade”, afirmou o treinador Chris Ahmed.

São José chega para a LDB com o título paulista Sub-22 na bagagem (Divulgação)

Status de campeão: São José chega para a LDB com o título paulista Sub-22 na bagagem (Divulgação)

Sport Club do Recife (PE)

Em sua quarta participação consecutiva na LDB, o Sport mais uma vez entra com um elenco competitivo. Após o inédito terceiro lugar conquistado em 2015, o clube de Recife manteve algumas peças importantes, como o armador Lucas Lima, os alas Leandro e Abnner e o pivô Arroz.

A grande novidade da equipe fica por conta do versátil ala Luiz Edwards, um dos destaques do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília na última edição da LDB. Aliado aos importantes nomes que tem em seu elenco, o Sport dará ainda mais espaço à atletas formados no próprio clube.

“Nosso time está cumprindo dois objetivos. O primeiro deles é de revelar atletas do Estado de Pernambuco. Ano passado nosso elenco era meio a meio, metade da casa e metade de fora. Nesse ano temos apenas quatro meninos de fora e o restante todo é pernambucano. Aliado a isso conseguimos manter nosso time em um nível bastante competitivo e queremos ir longe mais uma vez”, exaltou o técnico Ricardo de Oliveira.

Agora é Sport: destaque do Brasília em 2015, Luiz atuará pela equipe nordestina neste ano (João Pires/LNB)

Agora é Sport: destaque do Brasília em 2015, Luiz atuará pela equipe nordestina neste ano (João Pires/LNB)