#JOGAJUNTO

LDB

Guia da LDB – Grupo B

26-08-2016 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Franca e Minas com status de favoritos, Ginástico com "time cascudo", Limeira com nova geração e estreante catarinense: conheça os times do Grupo B da LDB 2016

A LDB 2016 vai começar. Com a participação de 11 equipes, a sexta edição do campeonato nacional de clubes para atletas de até 22 anos terá início nesta segunda-feira (29/08) em São Bernardo do Campo (SP).

Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único. Os três melhores colocados de cada lado avançarão ao hexagonal final da Série Ouro e seguirão na disputa pelo título, enquanto os demais disputarão a Série Prata.

+ Confira a tabela de jogos completa da primeira fase da LDB 2016

Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentarão entre si também em turno único para ver quem fica com o título. A mesma coisa acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.

Com novas equipes na disputa, o site da Liga Nacional de Basquete preparou uma rápida apresentação dos times. Aqui abaixo você confere tudo sobre o Grupo B, que terá como sede a cidade de São Sebastião do Paraíso (MG).

+ Clique aqui e conheça as equipes do Grupo A da LDB 2016, que terá sua sede em São Bernardo do Campo

Franca Basquete (SP)

Um dos mais tradicionais polos de formação de jovens jogadores do país, Franca entra na LDB 2016 com um time de respeito. Pilares da equipe nas últimas edições da competição e parte do time adulto desde 2014, o ala Antônio e o pivô João Pedro estão confirmados no elenco francano.

Após rápida passagem por Campo Mourão na disputa da Liga Ouro, o armador Alexey está de volta à capital do basquete, se juntou aos antigos companheiros de LDB para disputar a competição pela quarta vez consecutiva com a camisa francana. Outro nome importante do esquadrão paulista é o ala/pivô Du Sommer, destaque do Limeira nos últimos anos de LDB. O restante do elenco é composto por garotos do Sub-19 e Sub-17.

“Nossa aposta é que nossos quatro meninos que estão no adulto (Alexey, Antonio, Du Sommer e João Pedro) possam fazer a diferença. Se eles conseguirem desenvolver um bom basquete, na minha opinião podemos brigar entre os primeiros. Franca, desde a final de 2012, vem crescendo gradativamente na LDB e nesse ano queremos ir mais longe”, afirmou o comandante Daniel Wattfy.

Antonio, do Franca

Com muita bagagem na LDB e também entre os profissionais, Antonio é um dos destaques do forte time francano (Hedeson Alves/LNB)

Ginástico/Olympico (MG)

De volta à LDB após três anos, o Ginástico entra na competição com um elenco recheado de atletas com bagagem na competição Sub-22 e também entre os profissionais. Parte do elenco que disputou a última Liga Ouro (Divisão de Acesso ao NBB CAIXA) pelo clube, os armadores Alef e Cadu, o ala Junio Duval e os pivôs Fernandão e Lucão seguem em Belo Horizonte e serão a espinha dorsal do esquadrão dirigido pelo técnico Jefferson Teixeira.

Além do quinteto remanescente, a equipe ainda fez duas contratações para a LDB 2016. São eles: o ala Soleira, ex-Rio Claro, e o pivô Gabriel, que disputou a última LDB pelo Palmeiras e depois passou pela Liga Sorocabana no NBB CAIXA 2016/2017. Outro nome de impacto da equipe é o armador Paulinho, que esteve com a Seleção Brasileira Sub-18 na disputa da Copa América da categoria neste ano.

“Temos um grupo muito equilibrado. Temos 2 ou 3 jogadoires do mesmo nível por posição e isso vai ser fundamental para o sucesso desta equipe, já que conseguiremos manter uma alta intensidade na defesa todo o tempo. Temos bons valores individuais e se conseguirmos jogar como equipe creio que podemos ir longe no campeonato”, disse o técnico Jefferson Teixeira.

Alef é um dos atletas do Ginástico com experiência também entre os profissionais (Luiz Pires/LNB)

Alef é um dos atletas do Ginástico com experiência na LDB e também entre os profissionais (Luiz Pires/LNB)

Limeira (SP)

Dono de sólidas campanhas na LDB nos dois últimos anos, com o terceiro lugar em 2014 e o sexto em 2015, Limeira chega com um elenco reformulado para a edição de 2016. Os únicos remanescentes das campanhas dos dois últimos anos são os alas Higor Lima, que retorna após passagem pelo Sport, e Michel.

Na contramão das importantes perdas, como as saídas de Du Sommer (Franca) e Matheus (Minas), a equipe acertou as chegadas do armador André Mellim, que estava no Basquete Cearense, e do ala/pivô Zé Mauro, ex-Mogi. O restante do elenco será formado pela equipe Sub-19 limeirense, que disputa o Campeonato Paulista da categoria.

“Queremos cumprir com aquilo que a gente acredita que é a verdadeira missão da LDB, a de revelar novos nomes. Já tivemos uma grande geração nos últimos anos da LDB e esperamos que essa garotada que está vindo agora tenha os mesmos objetivos e ambições”, afirmou o comandante limeirense Jece Leite.

Higor, do Limeira, e Leonardo, do Paulsitano

Após disputar a Liga Ouro pelo Sport, Higor está de volta ao Limeira e deve ser o grande protagonista da equipe (Luiz Pires/LNB)

Minas Tênis Clube (MG)

Uma das grandes potências das cinco primeiras edições, o Minas mais uma vez entra como uma das principais forças da competição. Em seu elenco, o clube de Belo Horizonte conta com um dos principais prospectos do basquete nacional, o ala/armador Danilo Siqueira, que disputará sua quinta e última LDB.

Ao lado do jogador, que teve média de 26,6 minutos por jogo no NBB CAIXA 2015/2016, o Minas ainda tem o armador Wilsinho, de volta ao clube após passagem pelo Basquete Curitiba, e os pivôs Matheus Pereira e Adriano “Big” como seus principais destaques. Vindo do Flamengo, o armador Danielzinho também é um dos nomes importantes do time mineiro na LDB 2016.

“Tivemos bons resultados na LDB até hoje, mas ainda não temos o título. Para este ano temos um grupo de seis jogadores que podem puxar mais o jogo e fazer a diferença. No entanto, o restante da nossa equipe é muito jovem e isso pode pesar um pouco. Estamos em um grupo difícil, mas vamos brigar para ficar entre os três primeiros”, disse o técnico Luiz Fernando Leão, conhecido como Nanando.

Bagagem de sobra: Danilo é um dos principais nomes da LDB 2016 (Gabriel Lain/Divulgação)

Bagagem de sobra: Danilo é um dos principais nomes da LDB 2016 (Gabriel Lain/Divulgação)

Rio do Sul/Projeto Escola Basquete (SC)

Um dos estreantes da LDB nesta edição, o time do Estado de Santa Catarina consiste em um projeto na ativa a mais de cinco anos. Com uma veia social enraizada, o Projeto Escola Basquete foi crescendo junto com seus jogadores. O começo foi com equipes menores, como Sub-14 e Sub-15. Ano a ano, a equipe foi evoluindo e agora chegou ao principal campeonato de base do país. O trunfo é o entrosamento, já que este time jogou mais de 20 jogos neste ano, entre as disputas do Catarinense Adulto e outros campeonatos locais.

Com grande parte de seu elenco formado por atletas locais, que estão no projeto a alguns anos, o esquadrão catarinense ainda contará com alguns atletas que já jogaram a LDB por outras equipes. Thomas e Duwe jogaram a edição 2014 pelo Tittãs (PR), Jorginho, tem aparições por Taubaté e Inter (SP), Otávio vestiu a camisa do Mogi em 2013 e Sulhyvan atuou pelo Solar Cearense no ano passado.

“Víamos a necessidade de dar chance para os nossos garotos aparecerem. Então nada melhor do que jogar uma competição tão grandiosa como a LDB e para isso trouxemos alguns jogadores que já jogaram a competição antes. Temos confiança no trabalho diário realizado e entraremos na competição pensando jogo a jogo. Temos totais condições de jogar igual para igual com todos os times”, afirmou o técnico Eduardo Cartier.