#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Históriaantiga

15-04-2018 | 03:29
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais nos playoffs em duas oportunidades, Paulistano e Basquete Cearense iniciam série quartas de final nesta segunda

Como já está virando tradição, Paulistano/Corpore e Solar Cearense se enfrentarão nos playoffs do NBB CAIXA. Rivais no mata-mata em duas oportunidades recentes, as equipes iniciarão o confronto pela fase quartas de final nesta segunda-feira (16/04), às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo do SporTV 3.

O primeiro capítulo do Basquete Cearense nos playoffs do NBB CAIXA, foi justamente diante do Paulistano, quando as equipes se encontraram nas oitavas de final da temporada 12/13, primeira da equipe nordestina na competição.

Com melhor campanha (8º contra 9º), o Basquete Cearense tinha o mando de quadra naquela ocasião, porém, mesmo assim o time da capital paulista conseguiu levar a melhor. Após duas vitórias dentro de casa para cada uma das equipes, o Jogo 5 ocorreu no mesmo palco do duelo dessa segunda, Paulo Sarasate, e foi histórico.

Com o placar empatado, Eddy sofreu falta, a um segundo do fim. O ala do CAP foi à linha do lance, converteu o primeiro arremesso e errou o segundo. O experiente Rogério Klafke, que fazia sua última partida na carreira, pegou o rebote e ainda tentou um milagre, mas o Paulistano terminou vencedor por 3 a 2.

Paulistano e Basquete Cearense se encontrarão pela terceira vez nos playoffs do NBB CAIXA (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Quatro temporadas depois, os dois times voltaram a se encontrar nas oitavas de final, no NBB CAIXA 16/17. Novamente, a emoção falou mais alto, e Paulistano e Basquete Cearense proporcionaram outra série emocionante de cinco jogos.

Após três duelos de muito equilíbrio, com duas vitórias cearenses, o Paulistano teve grande atuação no Jogo 4, novamente em pleno Paulo Sarasate, venceu por 82 a 67, e conseguiu levar a série ao quinto confronto, desta vez para jogar ao lado de sua torcida.

+Confira o calendário completo das quartas de final do NBB CAIXA 17/18

Em mais um jogo extremamente competitivo e emocionante, o vencedor ficou para os segundos finais. Após virar o placar com dois lances livres certeiros de Arthur Pecos, o Paulistano conseguiu defender a tentativa de Duda para ganhar o jogo, por 76 a 72, e mais uma vez eliminar o rival.

“Encontraremos o Paulistano nos playoffs pela terceira vez e sempre foram séries muito equilibradas, mas completamente diferentes. São elencos diferentes, mas prevejo equilíbrio mais uma vez”, analisou Davi Rossetto, armador do Basquete Cearense.

Na temporada passada, Paulistano venceu Jogo 5 e eliminou o Basquete Cearense pela segunda vez nos playoffs do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Agora, a situação é um pouco diferente. O Basquete Cearense vem de vitória inédita em uma série de playoffs, justamente diante do maior rival do CAP, o EC Pinheiros. Após perderem o primeiro confronto, dentro de casa, os comandados de Alberto Bial cresceram de forma significativa e eliminaram o rival com três vitórias consecutivas, sendo duas em São Paulo (SP).

“O Basquete Cearense é apaixonado por desafios, e um como este nos motiva demais. Nossa defesa foi fundamental na série contra o Pinheiros, e ela tem que funcionar muito bem mais uma vez para termos sucesso na série. Se conseguirmos segurar o poderio ofensivo deles, temos boas chances de alcançar uma inédita semifinal”, afirmou o camisa 5 do Carcará.

+Confira todas as próximas transmissões ao vivo dos playoffs do NBB CAIXA 17/18

Na fase de classificação, duas vitórias do CAP. Em São Paulo (SP), enorme participação coletiva, com 19 bolas de 3 pontos convertidas, e triunfo por 96 a 84. Já em Fortaleza (CE), grande atuação de Jhonatan, com 25 pontos e 8/8 nas bolas 3, e vitória, por 81 a 60.

“O Paulistano pra mim foi a equipe com maior nível técnico durante a fase de classificação, mas por outro lado, nossa equipe cresceu na hora certa e vem como muita confiança depois de uma vitória inédita nos playoffs”, concluiu Davi.

Com três vitórias consecutivas na série, Basquete Cearense eliminou Pinheiros e avançou às quartas (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Se a motivação é enorme pelo Carcará, não é diferente para o Paulistano. Time que ficou por mais tempo na liderança ao longo da fase de classificação, o alvirrubro confirmou cedo seu lugar no G-4 e perdeu o posto de primeiro colocado apenas na última rodada.

Com 20 dias entre a derrota para o Banrisul/Caxias do Sul, na última partida pela fase de classificação, e a estreia nas quartas de final, o elenco comandado por Gustavo De Conti teve tempo para descansar e se preparar bastante para reencontrar o antigo rival.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Calendário da série

Jogo 1 – 16/04 (segunda), às 21horas, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 20/04 (sexta), às 19h, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 22/04 (domingo), às 11 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no Facebook)
Jogo 4* – data, local e horário a definir, em Fortaleza
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo