#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Hora da decisão

04-05-2014 | 10:02
Por Liga Nacional de Basquete

Nesta segunda-feira, Lins e Rio Claro abrem série final da primeira edição da Liga Ouro e iniciam disputa direta por vaga na próxima temporada do NBB

Lins Basquete e Rio Claro Basquete iniciarão a disputa pelo título da primeira edição da Liga Ouro 2014. Nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio João Santos Meira, em Lins, as equipes farão o duelo de abertura da série decisiva da competição que levará seu campeão à próxima temporada do NBB.

O confronto entre os times do interior paulista será definido em uma melhor de cinco jogos. Além da primeira partida, o esquadrão linense, dono da melhor campanha de fase de classificação, também sediará o duelo seguinte e, caso necessário, o quinto jogo. Enquanto isso, os rio-clarenses atuarão em seus domínios, no Ginásio “Felipão”, nas partidas de número três e quatro, esta última caso haja necessidade.

“É sempre importante jogar em casa o maior numero de vezes possível, mas temos que estar focados a cada jogo, até porque sabemos que apenas o quinto jogo que será um jogo de vantagem. Até lá, cada equipe tem a chance de jogar duas vezes em casa. É importante estarmos focados toda noite, para sairmos de Lins com duas vitorias e jogarmos com possibilidade de fechar nos jogos seguintes”, explicou o ala Cauê Verzola, um dos atletas do Lins que possui experiência de ter jogado no NBB anteriormente.

Lins foi o dono da melhor campanha da primeira fase da Liga Ouro (Luiz Pires/LNB)

Lins foi o dono da melhor campanha da primeira fase da Liga Ouro (Luiz Pires/LNB)

Finalistas da primeira temporada da Divisão de Acesso ao NBB, as equipes vivem alta expectativa para a série decisiva. Além de duelarem um título de âmbito nacional, Lins e Rio Claro brigam por um lugar na elite do basquete brasileiro.

Para Lins, tanto o troféu de escala nacional quanto a vaga na principal competição de basquete do país seriam feitos inéditos. Criada no segundo semestre de 2012, a equipe da região centro-oeste do Estado de São Paulo possui uma conquista em sua breve história: o Campeonato Paulista da Primeira Divisão (antiga série A-2), no último ano. Então, agora, o time espera conquistar a segunda taça de sua trajetória e colocar o nome da cidade no mapa das principais praças da modalidade da bola laranja do país.

“A expectativa é enorme e de uma grande série contra a forte equipe de Rio Claro. Sabemos que vai ser uma série duríssima, mas confiamos na nossa equipe e estamos preparados para enfrentá-los! Esperamos dar a vaga para a cidade de Lins, que é merecedora e abraçou o basquete desde o começo”, disse Verzola.

Pelo lado de Rio Claro, o título na Liga Ouro e a consequente vaga no NBB faria com que a cidade honrasse sua extensa tradição no basquete brasileiro. Na década de 90, a cidade era considerada uma das grandes potências da modalidade e acumulou diversos títulos de expressão, como o bicampeonato brasileiro (1992 e 1995) e a conquista da Copa Sul-Americana, equivalente à Liga Sul-Americana, em 1995.

“Essa possível volta à elite do basquete brasileiro é algo bastante importante para a cidade. Na década de 90, Rio Claro respirava basquete e, depois, ficou passando um tempo sem um time competitivo. Agora, temos a chance de colocar a cidade novamente no mapa das grandes equipes da modalidade no Brasil e tenho certeza que se conseguirmos será algo muito importante não só para nós, como também para toda a população rio-clarense”, disse o técnico do Rio Claro, Marcelo Tamião.

Luisinho foi o cestinha do Jogo 2 da semifinal com 29 pontos (Luiz Pires/LNB)

Para chegar à decisão, Rio Claro derrotou Campo Mourão por 3 a 1 no playoffs semifinal (Luiz Pires/LNB)

Durante a primeira fase da Divisão de Acesso ao NBB, Lins e Rio Claro protagonizaram quatro partidas, com duas vitórias para cada lado, sendo uma como visitante e outra como mandante. Então, o equilíbrio é algo muito aguardado para o confronto final da Liga Ouro 2014.

“São dois times que se conhecem bastante. Fizemos quatro jogos durante a fase de classificação e foram duas vitórias para cada lado. Isso já antecipa que vai ser uma série de playoffs muito equilibrada. Eles têm a vantagem do mando de quadro, mas vamos em busca de tentar mudar esse cenário logo nessas duas primeiras partidas”, declarou Marcelo Tamião, técnico do Rio Claro.

Para a partida que abrirá a série decisiva, as equipes chegam de maneira distinta. RIo Claro teve o confronto com Campo Mourão para garantir seu lugar na Final e ainda divide suas atenções com as disputas do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (antiga Série A-2), em que se encontra invicto e na liderança. Desta maneira, a equipe disputou uma série de jogos nas últimas semanas.

“A gente está planejando e trabalhando para tentar beliscar uma vitória logo nesse primeiro jogo. A gente sabe da qualidade do time de Lins e não é à toa que eles foram os líderes da fase de classificação. Estamos em um bom ritmo de jogo, já que estamos vindo de uma longa sequência, tanto na Liga Ouro, quanto no Paulista, e vamos tentar fazer proveito disso”, concluiu o rio-clarense Tamião.

Por sua vez, dono da melhor campanha da primeira fase, Lins esperou o vencedor da série entre Rio Claro e Campo Mourão para conhecer seu adversário na final. Então, a última partida da equipe na competição foi no dia 16 de abril, frente ao próprio Rio Claro, ainda pela etapa de classificação.

“Essa diferença na sequência pode ser boa para nós. Enquanto eles tiveram vários jogos seguidos nas última semanas, nós conseguimos treinar e estudar melhor a equipe do Rio Claro. Não penso que a falta de jogos recentes será determinante na série”, afirmou Cauê, do Lins.

Confira o calendário completo da decisão da Liga Ouro 2014:

Jogo 01 – 05/05 (Segunda-feira), às 20 horas – Ginásio João Santos Meira, em Lins (SP)
Jogo 02 – 07/05 (Quarta-feira), às 20 horas – Ginásio João Santos Meira, em Lins (SP)
Jogo 03 – 11/05 (Domingo), às 11 horas – Ginásio “Felipão”, em Rio Claro (SP)
Jogo 04* – 13/05 (Terça-feira), às 20 horas – Ginásio “Felipão”, em Rio Claro (SP)
Jogo 05* – 16/05 (Sexta-feira), às 20 horas – Ginásio João Santos Meira, em Lins (SP)

*Se necessário