#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Hora da estreia

18-06-2012 | 02:01
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira faz seu primeiro jogo no 45° Campeonato Sul-Americano contra o Paraguai, jogo classificado como o mais importante da competição

Ala Arthur é um dos destaques da Seleção para o Sul-Americano (Divulgação)

A Seleção Brasileira Masculina adulta faz sua estreia nesta segunda-feira, contra o Paraguai, partida que será a mais importante da primeira fase do 45o Campeonato Sul-Americano, em Resistência (ARG). Uma vitória praticamente garante o Brasil na Copa América do ano que vem, classificatória para o Mundial de 2014. O Brasil chega para competição defendendo o título conquistado há dois anos na Colômbia. O jogo será no ginásio do Club Sarmiento e terá início às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.

A equipe brasileira está no Grupo B do Sul-Americano, que além do adversário da primeira rodada, vai enfrentar o Uruguai, na terça-feira, e a Bolívia, na quarta. Teoricamente, Brasil e Uruguai são os favoritos para ficarem com as duas vagas na chave, por isso a partida contra os paraguaios é considerada decisiva. No Grupo A, estarão brigando pelas duas vagas a Argentina e a Venezuela, principais favoritos, e Chile e Colômbia. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais e garantem vagas no Pré-Mundial.

Depois da vitória contra os paraguaios por 76 a 66, no Super 4 de Charata (ARG), o técnico brasileiro, Gustavo De Conti, voltou a afirmar que está muito otimista quanto a participação brasileira no Sul-Americano.

“Fizemos uma ótima preparação, inclusive fazendo jogos contra adversários que estão no campeonato. Apesar de estar dirigindo uma seleção jovem, estou vendo jogadores muito corajosos nesta equipe e isso me deixa otimista em alcançar nossos objetivos na competição. Inicialmente a classificação e depois brigar pelo título”, afirmou o treinador.

O técnico brasileiro testou nos oito amistosos da seleção – quatro vitórias e quatro derrotas – várias formações, mas no Sul-Americano será definido o elenco titular, com base em Nezinho (armador), Benite (ala/armador), Arthur (ala), Rafael Mineiro (ala-pivô) e Cristiano Silva (pivô). Com o retorno de Rafael Luz, já liberado para jogar, o treinador terá mais opções na armação, já que antes o técnico dispunha apenas de Nezinho e Elinho.

“Fizemos uma ótima preparação, com jogos e treinamentos. Tivemos tempo para corrigir os erros, fazer os testes e agora jogar o Sul-Americano. Estou otimista que vamos alcançar nossos objetivos”, garante o jovem pivô Cristiano Silva, uma das revelações da jovem equipe brasileira, que tem média de idade de 21 anos.

 

Confira abaixo a tabela completa do Campeonato Sul-Americano:

Segunda-feira (18/06)
14h – Venezuela x Chile
16h15 – Uruguai x Bolívia
18h30 – Brasil x Paraguai (Sportv)
22h – Argentina x Colômbia

Terça-feira (19/06)
14h30 – Chile x Colômbia
17h – Bolívia x Paraguai
19h30 – Brasil x Uruguai (Sportv)
22h – Argentina x Venezuela (Sportv)

Quarta-feira (20/06)
14h30 – Colômbia x Venezuela
17h – Brasil x Bolívia (Sportv)
19h30 – Argentina x Chile
22h – Paraguai x Uruguai

Quinta-feira (21/06)
17h – 3A x 3B (quinto lugar)
19h30 – semifinal1 – 1Ax2B (Sportv)
22h – semifinal2 – 1Bx2A (Sportv)

Sexta-feira (22/06)
19h30 – decisão do terceiro lugar
22h – decisão do título (Sportv)