#JOGAJUNTO

Mais basquete

Hora da verdade

11-04-2013 | 11:57
Por Liga Nacional de Basquete

Representantes brasileiros no Final Four da Liga das Américas 2013, Pinheiros e Brasília iniciam caminhada pelo título nesta quinta-feira

Brasília, de Alex, e Pinheiros, de Shamell, lutarão pelo título da sexta edição da Liga das Américas (Montagem/LNB)

Chegou o momento de decisão da Liga das Américas 2013. Nesta quinta-feira, terá início o Final Four da competição continental, que será realizado na cidade de Arecibo, em Porto Rico, e dois clubes brasileiros estão envolvidos na disputa. Primeiro, o Uniceub/BRB/Brasília encarará o Lanús, da Argentina, às 18 horas (de Brasília), e depois, às 20h10 (de Brasília), será a vez do Pinheiros/SKY entrar em quadra, para enfrentar anfitrião Capitanes de Arecibo.

Assim como nas fases anteriores do campeonato interclubes do continente americano, as quatro equipes jogarão entre si em turno único e o campeão será aquele com maior aproveitamento nas três partidas que realizar. Porém, para o Final Four, a Fiba América, entidade responsável pelo torneio, não divulgou a tabela completa e os cruzamentos dos jogos de sexta-feira e sábado serão definidos depois dos resultados das partidas desta quinta-feira.

Campeão da Liga das Américas na temporada 2008/2009, o time da capital federal irá em busca de seu segundo título continental. Embalados pelo ótimo desempenho na atual edição do NBB, em que a equipe terminou na vice-liderança da fase de classificação, os candangos estão animados para as partidas que ocorrerão em solo portorriquenho.

“Nossa preparação é consequência dos bons resultados que tivemos no NBB. Isso nos dá tranquilidade para conseguir buscar o título. Com a vaga assegurada no NBB, podemos colocar nossa cabeça na Liga das Américas sem se preocupar com outros resultados e isso nos faz os mais preparados para a competição”, explicou o armador Nezinho, ao lembrar que o time já está classificado para as quartas de final do campeonato nacional.

Em sua partida de estreia no Final Four, os brasilienses terão a dura missão de encarar os argentinos do Lanús. O clube de Buenos Aires, que tem como destaques os norte-americanos Robert Battle e William McFarlan, também vem de ótimos resultados em sua competição nacional – a equipe está classificada para as semifinais da Liga Argentina – e os comandados do técnico José Vidal sabem das dificuldades que encontrarão pela frente.

“Vamos enfrentar um time que vem fazendo boa campanha na competição e que sabe jogar esse tipo de campeonato, mas estamos vivendo um bom momento e a expectativa é sair com a vitória para seguir lutando pelo título. Estamos bem preparados, já que alguns jogadores não foram utilizados nas últimas rodadas do Novo Basquete Brasil (NBB), e todos estão com o mesmo pensamento, ou seja, de iniciar a fase decisiva da Liga das Américas com vitória”, comenta o ala/pivô Guilherme Giovannoni, cestinha do Brasília na Liga das Américas, com média de 18,2 pontos por jogo.

Enquanto isso, o Pinheiros também não terá vida fácil na rodada inicial do grupo decisivo do torneio das Américas. A equipe da capital paulista terá a difícil tarefa de duelar diante do forte time mandante, que contará com o apoio dos fanáticos torcedores de Porto Rico. Porém, os jogadores paulistas se dizem preparados para o desafio e, apesar de nunca terem atuado contra o Capitanes, estão cientes dos principais pontos fortes dos rivais.

“É muito importante começarmos o torneio com uma vitória, mas vai ser um jogo muito duro. Quem conquistar um resultado positivo logo na estreia dará um grande passo no campeonato. A gente já conhece um pouco a equipe deles, vai ser um jogo legal. Temos que jogar todo muno junto, com força, para buscarmos a vitória”, disse o norte-americano Shamell, principal pontuador pinheirense no campeonato continental, com média de 19,5 pontos por jogo

“Nós vimos três jogos deles. Vamos estudar bastante para saber o que poderemos fazer em quadra em busca da vitória. Uma das vantagens é que eles não nos conhecem tanto”, concordo o ala/pivô Mineiro, líder no ranking de rebotes de toda a Liga das Américas, com média de 8,5 por confronto.

As partidas dos dois últimos dias de disputa (sexta e sábado) serão transmitidas ao vivo pelo canal Fox Sports. Enquanto isso, os duelos desta quinta-feira, que não terão transmissão ao vivo, serão reprisados pela Fox Sports na manhã desta sexta-feira.

Confira a tabela completa do Final Four da Liga das Américas 2013:

– Quinta-feira (11/04):
18h – Lanús (Argentina) x Uniceub/BRB/Brasília (Jogo 1)
20h10 –  Capitanes de Arecibo (Porto Rico) x Pinheiros/SKY (Jogo 2)

– Sexta-feira (12/04):
19h – Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
21h10 – Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

– Sábado (13/04):
19h – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
21h10 – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2