#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora da verdade

04-05-2015 | 10:49
Por Liga Nacional de Basquete

Pela vaga na semi, Flamengo e São José fazem Jogo 5 da série quartas de final do NBB 7, nesta terça-feira, com transmissão ao vivo do SporTV

O enredo da série quartas de final do NBB 7 entre Flamengo e São José/Unimed não poderia ser diferente. Donos de uma rivalidade recente, as duas equipes vem fazendo uma disputa intensa desde a primeira partida e, após quatro duelos e duas vitórias para cada lado, decidirão a vaga na semifinal só no Jogo 5, que será nesta terça-feira (05/05), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

Confronto que mais aconteceu na história do NBB, rubro-negros e joseenses são velhos conhecidos e estão frente a frente pela quarta vez nos playoffs da competição. O saldo do “novo clássico” do basquete brasileiro em mata-matas no campeonato nacional é de dois a um para os cariocas, uma nas quartas de final do NBB 3 e uma na semifinal do NBB 5. A Águia do Vale venceu a semifinal da quarta edição e agora está busca deixar tudo igual na disputa geral do dérbi.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades históricas e recordes das quartas de final do NBB 

Com 31 duelos na conta, sendo 23 deles vencidos pelo Flamengo e oito pelo São José, as duas equipes chegaram a mais uma decisão de playoff, a terceira no Jogo 5. No histórico do confronto de pós-temporada entre eles no NBB, o time que teve o mando de quadra nas séries levou a melhor e foi à próxima fase nas respectivas ocasiões. Além disso, se tratando de Jogo 5 de quartas de final, somente dois dos dez já realizados na história do NBB foram vencidos pela equipe que jogou fora, um deles pelos próprios joseenses, no NBB 5, diante do Brasília.

Laprovittola, do Flamengo, e Valtinho e Caio Torres, do São José

Depois de quatro jogos e duas vitórias para cada lado, Flamengo e São José decidirão a vaga na semi no Jogo 5 (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Na presente disputa quartas de final, o equilíbrio também é a principal marca. Os atuais bicampeões do NBB começaram vencendo o Jogo 1, em casa, com ampla tranquilidade, por 85 a 62. Já no duelo seguinte, também no Rio de Janeiro, a história foi diferente e o São José empatou a série ao ganharem por 82 a 76. Depois, o confronto migrou para o Vale do Paraíba, onde os rubro-negros tornaram a vencer com tranquilidade, por 86 a 68, mas levou o empate no jogo seguinte ao perder, por 81 a 76.

“Sabemos das dificuldades que estamos enfrentando ao longo da série, uma vez que os times se conhecem muito e o todo aquele trabalho de scout já foi feito por ambos os lados. Vai ser um jogo muito trabalhado, pois envolve pressão e requer atenção das duas equipes, por isso, focamos muito nos últimos treinamentos para entrar forte”, declarou o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo.

Valtinho, do São José, e Laprovittola, do Flamengo

São José venceu o último jogo e levou a decisão da série para o Jogo 5, no RJ (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

+Clique aqui e confira o caminho que os times percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

“Precisamos ter muita consistência e jogar bem durante a partida inteira, sem altos e baixos e sempre se mantendo vivo no jogo para ter a chance de vencer no final. Chegamos para esse Jogo 5 pro tudo ou nada, já que é um jogo muito importante para nós no sentido de sobrevivência. Estamos muito motivados, e respeitando o Flamengo, mas mesmo assim querendo essa vaga na semifinal”, declarou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

Dono da terceira posição na fase de classificação, o Flamengo atuará como mandante na quinta e decisiva partida da série, já que teve melhor campanha que seu adversário na temporada regular – São José foi o 11º colocado. Diante de seu torcedor, os comandados de José Neto venceram 14 dos 16 jogos que disputaram, com derrotas apenas para o líder Paschoalotto/Bauru e para o próprio São José na última semana, no Jogo 2 da série.

“Jogaremos dentro de casa, temos essa vantagem de estar perto da nossa torcida e precisamos usar isso ao nosso favor, colocando pressão em cima do São José. A meta é entrar com muita vontade e raça, já que sabemos que serão fatores importantes, que vão determinar o vencedor, além de diminuir os erros apresentados nos jogos que perdemos, especialmente na defesa. Teremos que fazer com que o time deles tenha dificuldade para achar a cesta. Se conseguirmos colocar tudo isso em prática, teremos grandes chances de avançar a semifinal”, concluiu Vitor Benite.

Depois de uma fase de classificação um tanto quanto irregular, a agremiação do Vale do Paraíba chega para a decisão da série quartas de final motivado e numa excelente crescente. Com vitória por 3 a 1 em cima do atual vice-campeão Paulistano/Unimed nas oitavas, os comandados de Luiz Augusto Zanon agora querem bater o detentor do título, e com isso, manter a sequência de três temporadas seguidas sem ficar de fora de uma semifinal.

“Tivemos muitos altos e baixos durante a fase de classificação, com muitas lesões e indefinições. Depois que conseguimos ter o grupo mais completo pudemos definir melhor as funções de cada um. Nos playoffs contamos com a experiência de nossos jogadores, que cresceram muito de produção. Isso nos ajudou muito nessa evolução para chegarmos onde chegamos”, concluiu o treinador do São José.

Baxter, do São José, e Olivinha, do Flamengo

Quem ficará com a vaga? Flamengo ou São José? Não deixe de conferir! (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Confira o calendário completo da série válida pelas quartas de final do NBB 7:

Flamengo (3º) 2 x 2 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – Flamengo 85 x 62 São José
Jogo 2 – Flamengo 76 x 82 São José
Jogo 3 – São José 68 x 86 Flamengo
Jogo 4 – São José 81 x 76 Flamengo
Jogo 5 – 05/05 (terça-feira), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 21h (ao vivo no SporTV)