#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Hora da verdade

29-05-2016 | 01:28
Por Liga Nacional de Basquete

Líder da fase de classificação, Campo Mourão duela com o Vasco na decisão da Liga Ouro; relembre o caminho das equipes até a finalíssima

Ted Simões, do Campo Mourão, e Gaúcho, do Vasco

Após longa temporada, Campo Mourão e Vasco, as duas melhores campanhas da Liga Ouro 2016, se enfrentam na Final da competição (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Iniciada no fim do mês de fevereiro, a Liga Ouro 2016 teve 27 partidas disputadas até sua decisão, que se iniciará na próxima segunda-feira (30/05), na cidade de Campo Mourão (PR), às 20h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb. Campo Mourão Basquete e CR Vasco da Gama serão os protagonistas desta Final, disputada em uma série melhor de cinco jogos.

Presente em todas as edições da competição, o Campo Mourão Basquete luta por uma chance de disputar o NBB CAIXA há três temporadas. Em 2016, a equipe paranaense alcançou a oportunidade real de pleitear uma vaga no maior campeonato de basquete brasileiro, estando pela primeira vez a Final da Liga Ouro.

Foram nove vitórias e três derrotas para os mourãoenses na fase de classificação, o que garantiu ao time paranaense a primeira colocação da tabela e passagem automática para a decisão da Liga Ouro 2016. O elenco comandado por Emerson de Souza começou a competição de forma arrasadora, com sete triunfos consecutivos, mas após derrotas para Ginástico/Olympico, por 78 a 67, Sport Recife, por 56 a 54, e Vasco, por 81 a 66, a equipe chegou a última rodada tendo que disputar um confronto direto contra os vascaínos pelo topo da primeira metade do campeonato.

Para felicidade dos torcedores mourãoenses, a equipe bateu os cariocas, por 69 a 68, fora de casa, com atuações inspiradas de Alexey, com 14 pontos, dois rebotes e sete assistências, e Andrézão, com 14 pontos, cinco sobras e uma assistência, e garantiu a primeira Final de Liga Ouro para o Campo Mourão.

Sutton voltou a ter um ótimo desempenho e quase igualou o recorde de bolas de 3 pontos na Liga Ouro (Divulgação)

Com nove vitórias e três derrotas, o Campo Mourão fez a melhor campanha da fase de classificação e com isso garantiu acesso direto a Final da Liga Ouro 2016 (Luiz Pires/LNB)

Já o Vasco viveu momentos mais turbulentos ao longo de toda Liga Ouro. Estreante na competição, o cruzmaltino foi derrotado em seu primeiro jogo, por 79 a 76 diante do Ginástico, e fez um primeiro turno complicado, com apenas duas vitórias e quatro resultados negativos.

Na segunda metade da competição, o Vasco trouxe reforços cruciais, como o armador argentino Dámian Palacios, que tem médias de 12,6 pontos, 4,0 rebotes e 4,6 assistências por partida de lá pra cá, e o experiente Márcio Dornelles, que após o fim da participação do Macaé Basquete no NBB CAIXA 2015/2016 acertou com o cruzmaltino, e contribui com 13,9 pontos e 4,1 sobras por jogo.

As contratações, assim como o maior entrosamento adquirido pelo time, foram cruciais para a melhora do Vasco. No segundo turno, a equipe embalou cinco vitórias consecutivas, até a fatídica derrota para o Campo Mourão, que manteve a equipe carioca na segunda colocação da tabela de classificação.

Com isso, o Vasco avançou as semifinais para enfrentar o Ginástico e teve muito sucesso. Foram três vitórias seguidas para o elenco comandado por Christiano Pereira na série e classificação confirmada para a grande decisão. Confira os números dos confrontos pelos playoffs:

Liga Ouro 2016 – CR Vasco da Gama 3 x 0 Ginástico/Olympico – Fase semifinal

Jogo 1 – Vasco 121 x 84 Ginástico – Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
VAS – Márcio 30 pontos, dois rebotes e uma assistência
VAS – Jeff Agba 16 pontos, 12 rebotes e duas assistências
GIN – Luisinho 16 pontos e um rebote
GIN – Fernando Mineiro 15 pontos, sete rebotes e duas assistências

Jogo 2 – Vasco 92 x 84 Ginástico – Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
VAS – Collum 20 pontos, dois rebotes e quatro assistências
VAS – Hélio 17 pontos, três rebotes e três assistências
GIN – Fernando Mineiro 16 pontos e quatro rebotes
GIN – Fabrício 13 pontos, oito rebotes e três assistências

Jogo 3 – Ginástico 96 x 100 Vasco – Olympico Club, em Belo Horizonte (MG)
GIN – Fred 19 pontos, seis rebotes e dez assistências
GIN – Alef 11 pontos, quatro rebotes e uma  assistência
VAS – Márcio 19 pontos, um rebote e uma assistência
VAS –Palacios 14 pontos, três rebotes e dez assistências

Apresentação dos jogadores do Vasco

Após “varrida” na série semifinal sobre o Ginástico, o Vasco garantiu vaga a Final da Liga Ouro, em sua primeira temporada na competição (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

A série Final começa segunda-feira e tem suas duas primeiras partidas e um hipotético quinto e decisivo duelo em Campo Mourão (PR). O Jogo 3 e, se necessário, 4 ocorrerão no Rio de Janeiro (RJ), casa do Vasco. Todos, com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb. Confira a tabela completa da decisão da Liga Ouro 2016:

Jogo 1 – 30/05 (segunda-feira), às 20h15, no Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão (PR) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 2 – 01/06 (quarta-feira), às 20h15, no Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão (PR) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 3 – 05/06 (domingo), às 11 horas, no Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – 07/06 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 5* – A definir – ao vivo no #NBBnaWeb

*Se necessário