#JOGAJUNTO

LDB

Hora da verdade

19-02-2018 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Com 8 equipes na disputa, fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete terá início nesta terça-feira, em São Paulo (SP)

A fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vai começar. A partir desta terça-feira (20/02), as oito melhores equipes da fase de classificação darão início à briga pelo título da principal competição de base do basquete brasileiro, no Ginásio Antonio Prado Jr, no Club Athletico Paulistano.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Oito equipes brigarão pelo título da LDB, maior competição de base do basquete brasileiro (João Pires/LNB)

Os oito finalistas foram divididos em dois grupos de quatro equipes. De um lado, no Grupo C, estarão Paulistano/Corpore (1º), Minas Tênis Clube (4º), São José Basketball (5º) e Flamengo (8º). Enquanto isso, o Grupo D será formado por EC Pinheiros (2º), Sesi Franca Basquete (3º), Solar Cearense (6º) e Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º).

Os dois melhores de cada chave avançarão às semifinais (1º C x 2º D e 1º D x 2º C), que serão realizadas no sábado (24/02), às 15h45 e 18 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página do NBB. Os vencedores avançarão à grande decisão, marcada para o domingo (25/02), às 18 horas, assim como a disputa pelo 3º lugar entre os perdedores das semifinais. Ambos os duelos também serão transmitidos ao vivo no Facebook.

+Tabela de jogos completa da LDB

Os times que não avançarem ao Final Four também entrarão em quadra no sábado para definirem as disputas de 5º a 8º (3º C x 4º D e 3º D x 4º C). As equipes vencedoras duelarão pelo quinto lugar no domingo (25/02), às 18 horas, enquanto os perdedores medirão forças para ver quem fica com o sétimo lugar, às 15h45.

“Desde sua criação, em 2011, a LDB vem sendo fundamental no processo de renovação do basquete brasileiro. Ao todo são mais de 100 atletas revelados pela LDB atuando no NBB CAIXA. Estamos muito felizes em ver a LDB chegar em sua sétima edição, com transmissão das Finais pelo quarto ano seguido. Isso mostra que a competição só cresce a cada ano que passa”, disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

Líder da primeira fase, Paulistano é o único invicto da competição, com 9 vitórias (João Pires/LNB)

Líder da fase de classificação, o Paulistano entrará em quadra como único invicto da competição, com nove vitórias em nove partidas (100% de aproveitamento). O time comandado pelo técnico Beto Jayme, auxiliar de Gustavo De Conti no NBB CAIXA, não contará novamente com Yago Mateus, que estará em Goiânia com a Seleção Brasileira Adulta.

Apesar da ausência de Yago, que também não participou da primeira fase devido aos compromissos com o elenco adulto do CAP, a equipe alvirrubra contará com o ala/pivô Victão e o ala Álex Dória, outros integrantes da equipe adulta, além do armador Gemadinha, cestinha da equipe Sub-20 na primeira fase, com média de 15,4 pontos por jogo (2ª maior do campeonato), e do pivô Dikembe, que tem médias de 11,7 pontos e 6,9 rebotes por partida.

+Quem é quem? Veja detalhes dos elencos dos finalistas da LDB

Outra potência da atual temporada é o EC Pinheiros, que brigará por seu segundo título da história – foi campeão em 2015. A equipe do técnico David Pelosini, auxiliar de César Guidetti no NBB CAIXA, ficou na segunda colocação na primeira fase, com oito vitórias e uma derrota, esta única para o líder Paulistano.

As baixas da equipe em relação a etapa anterior ficaram por conta do ala Aquiles, que se transferiu para o Corinthians para a disputa da Liga Ouro 2018, e o ala Gui Bento, que defenderá a Seleção Brasileira em Goiânia. De resto, os pinheirenses continuarão contando com os serviços do armador Felipe Ruivo, dos alas Danilo Sena e Jonatan, e do pivô João Victor Mamedes, todos integrantes do elenco adulto e grandes destaques do time Sub-20.

“Apesar da falta do Aquiles e do desfalque do Gui (que deixa a gente muito orgulhoso), o time tá bem preparado. Depois da volta das férias fizemos vários ajustes no nosso sistema de jogo e trabalhamos duro para melhorar o individual de cada um. Acho que o time inteiro está mais confiante em jogar melhor do que nunca nessa etapa final e conseguir um bom resultado”, disse Mamedes, destaque pinheirense na classificatória.

Pinheiros e Franca, 2º e 3º colocados da primeira fase, são fortes candidatos ao título da LDB (Marcelo Zambrana/LNB)

Terceiro colocado na primeira fase, o atual campeão Sesi Franca Basquete é outra grande força da sétima edição da LDB e certamente entrará de cabeça na briga pelo segundo caneco consecutivo. O time do técnico Daniel Wattfy, assistente de Helinho Garcia no NBB CAIXA, venceu sete das nove partidas que disputou na classificatória e se destacou pela qualidade de seus atletas.

O armador Cassiano e Os alas Didi e Guilherme Abreu, que fazem parte da rotação do adulto, são os grandes destaques do elenco. No entanto, não é apenas a “dupla dinâmica” que constrói a alta produção francana, que também conta com os serviços dos pivôs Rafael e Felipe Queirós. As baixas ficam por conta do armador Paulinho e do pivô Luis Junior, lesionados.

“A LDB é um campeonato muito importante para a transição entre a base e a categoria principal. A fase final considero uma etapa bem próxima do adulto pela presença já de equipes de alto nível e da exigência técnica, física e mental ser bem próxima do nível adulto. A equipe toda está pronta para essa etapa. Foram 40 dias de trabalho duro e de colaboração dos atletas e CT, então estamos preparados e na expectativa de continuar fazendo uma boa LDB”, disse Gui Abreu, do Franca, jogador mais eficiente da LDB, com média de 20,3 de valorização por partida.

Correndo por fora na briga estão o quarto colocado Minas Tênis Clube (4º), presente entre os oito melhores da LDB pela quinta vez, e o São José Basketball (5º), que tem boa parte de seus atletas integrando o elenco adulto.

Já o Solar Cearense (6º) entrará em quadra desfalcado de Juliano Armani (cestinha da LDB), Walisson Guilherme e Felipe Smith, todos com o elenco adulto, assim como o Círculo Militar do Paraná (7º), que perdeu Alexei (Vasco) e Scheuer (Palmeiras). O bicampeão Flamengo (8º) é outro que conta com nomes do elenco adulto, como João Vitor e Amorim, e também pode surpreender nessa fase final.

Confira os primeiros jogos da fase final da 7ª edição da LDB:

20/02 (Terça-feira)

11h15 – Sesi Franca Basquete x Solar Cearense
13h30 – Minas Tênis Clube x São José Basketball
15h45 – EC Pinheiros x Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
18h – Paulistano/Corpore x Flamengo

21/02 (Quarta-feira)

11h15 – Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
13h30 – Flamengo x Minas Tênis Clube
15h45 – Solar Cearense x EC Pinheiros
18h – São José Basketball x Paulistano/Corpore

22/02 (Quinta-feira)

11h15 – Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
13h30 – São José Basketball x Flamengo
15h45 – Sesi Franca Basquete x EC Pinheiros
18h – Paulistano x Minas Tênis Clube