#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora de treinar

16-04-2014 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Após dura sequência de jogos que rendeu o troféu da Liga das Américas e liderança da primeira fase do NBB, Flamengo foca nos treinos para enfrentar Bauru nas quartas

Técnico José Neto aproveitou o período sem jogos para colocar sua equipe para treinar (Ricardo Ramos/LNB)

Técnico José Neto aproveitou o período sem jogos para colocar sua equipe para treinar (Ricardo Ramos/LNB)

Pode-se dizer que motivação é o que não falta para o Flamengo na atual temporada. A boa fase da equipe começou ao vencer a última edição do NBB e continuou por muitos meses, passando pela conquista do título do Campeonato Carioca de 2013 e da Liga das Américas 2014. Em um ano, a equipe carioca foi campeã de todos os torneios que participou e, apesar do favoritismo, o clube não abaixa a guarda diante dos desafios que ainda terá pela frente no NBB6.

A liderança na primeira fase da competição proporcionou ao Flamengo a classificação automática às quartas de final. Com posição, o rubro-negro teve a seu favor um período de descanso enquanto esperava a definição de seu primeiro adversário no mata-mata.
A série de oitavas de final entre Paschoalotto/Bauru e SKY/Basquete Cearense, definida na última segunda-feira (14/04) com o avanço dos paulistas para a segunda fase das Finais, levou aos cariocas a certeza de que a disputa por uma vaga nas semifinais não será fácil.

MVP do último NBB, Marquinhos é um dos trunfos do Flamengo na luta pelo bi (João Pires/LNB)

MVP do último NBB, Marquinhos é um dos trunfos do Flamengo na luta pelo bi (João Pires/LNB)

“Acompanhamos essa série para podermos nos preparar para o que viria pelo caminho. Agora que já está definido e vamos enfrentar o Bauru, estamos bem focados, nos preparando para pegar a equipe paulista. Bauru é um time forte, bem montado, que foi formado nesta temporada para poder chegar à grande final e conquistar o título da competição”, avaliou o técnico flamenguista José Neto.

“É uma das equipes que mais investiu. Temos consciência de que é um candidato forte ao título, assim como nós, buscando essa meta. Além disso, é dirigida por um técnico excelente, o Guerrinha, o mais vitorioso do NBB. Tudo isso coloca um grau de complexidade muito maior na preparação para atingirmos nossos objetivos”, completou Neto.

Devido à grande sequência de jogos decisivos no fim da temporada regular do NBB, a equipe carioca teve um largo período sem treinos específicos. A maratona entre 14 de fevereiro e 21 de março, tempo que compreendeu a participação do Flamengo na Liga das Américas, contou com dez partidas realizadas pelos rubro-negros, das quais saíram com derrota apenas em uma, no campeonato nacional, contra Macaé Basquete. O retorno aos jogos do NBB6 depois da conquista do torneio continental também foi intenso, com cinco jogos em oito dias.

Agora, com praticamente um mês sem jogos oficiais na agenda, o Flamengo aproveitou o descanso para retomar os treinos que deixaram de realizar no período de jogos decisivos e optou por não realizar partidas amistosas, diferente de seus outros companheiros de G-4, Paulistano, Brasília e Limeira, que marcaram jogo amigáveis enquanto aguardam a definição de seus adversários nas quartas de final.

“Como jogamos uma sequência de jogos muito grande nas últimas semanas, antes de acabar a fase de classificação, priorizamos retomar os treinos, que é algo que não fazíamos há algum tempo devido ao longo período das partidas da Liga das Américas e as da fase de classificação do NBB, quando ainda buscávamos uma boa colocação na tabela. Deixamos de treinar muitas coisas, então estamos voltando às práticas”, explica José Neto sobre as atividades de sua equipe antes das quartas de final.

Flamengo campeão da Liga das Américas

Flamengo chega para a fase decisiva do NBB embalado pela inédita conquista na Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Apesar da boa temporada, o Flamengo mantém os pés no chão. Avançar das quartas de final para a semifinal ainda não é uma certeza e é algo que só pode acontecer com o trabalho de toda a equipe. Por isso, o técnico do atual campeão do NBB evita dois antônimos perigosos no esporte: subestimar e superestimar – não subestima qualquer time do campeonato e não se apega aos últimos títulos para cantar vitória.

“Não nos prendemos no que passou. Sabemos que os títulos que já conquistamos nesta temporada (Campeonato Carioca e Liga das Américas) nos ajudam a ter certeza de que os nossos trabalhos estão na direção correta, mas o foco é naquilo que temos que fazer agora”, afirma o líder do time carioca.

“Vamos jogar a segunda fase das Finais, que têm se mostrado muito duras até agora, e as nossas expectativas são de que continuem assim. Por isso, vamos jogar duro também para, através dos nossos esforços, sonharmos, passarmos para a semifinal e atingir nossos objetivos”, concluiu Neto

A série de quartas de final entre Flamengo e Bauru ainda não tem as datas e horários das partidas definidos. A previsão é de que os cinco duelos que definirão um dos semifinalistas do maior campeonato de basquete do país ocorra entre os dias 25 de abril e 10 de maio. Por ter feito melhor campanha na fase inicial, o time carioca fará os jogos 1, 2 e 5 (se necessário) em casa, enquanto que os paulistas sediarão as partidas de número três e quatro (se necessária).