#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora H

17-04-2017 | 04:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com série empatada em 2 a 2, Paulistano e Basquete Cearense fazem Jogo 5 nesta terça, com transmissão ao vivo dos canais SporTV

Quatro grandes duelos protagonizados por Paulistano/Corpore e Solar Cearense desencadearão no Jogo 5 da série oitavas de final nesta terça-feira (18/04), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Com 2 a 2 no confronto, o vencedor desta partida avança às quartas de final para enfrentar o Franca Basquete/Magazine Luiza, enquanto o perdedor deixa o NBB CAIXA 16/17.

Com 2 a 2 na série, equipes decidirão vencedor no quinto e último confronto, assim como aconteceu no NBB CAIXA 12/13 (Stephan Eilert/Solar Cearense)

“É um prazer enorme para mim conduzir e treinar um time para atuar em um jogo cinco, que é como uma final de campeonato. Nada mais do que isso. É a chance de avaliar todo um trabalho, para ver se temos a competência e se tudo aquilo que fizemos juntos, que planejei e busquei, foi de valia, porque é o resultado que avalia tudo. A busca por isso será incessante. Determinado estou para isso. Confiante e com muita fé, é assim que vamos”, declarou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

Não será a primeira vez em que os times decidirão as oitavas de final dos playoffs em um Jogo 5. O mesmo ocorreu no NBB CAIXA 12/13, quando o Basquete Cearense também tinha vantagem de 2 a 1 na série, mas depois de perder para o Paulistano o Jogo 4 em São Paulo (SP), viu os comandados de Gustavo de Conti virarem o confronto e saírem com a vaga às quartas de final, com vitória por 69 a 68, em pleno Ginásio Paulo Saraste.

Remanescentes daquela série, o Basquete Cearense tem apenas Felipe Ribeiro e Davi Rossetto (este último nem atuou no Jogo 5), enquanto o Paulistano conta com Eddy e Renato Carbonari, que chegaram a sair da equipe da capital paulista, mas ambos voltaram no início deste NBB CAIXA.

“Temos que deixar tudo em quadra. É uma única oportunidade de fazer valer o trabalho da temporada inteira. Continuamos confiantes, e sinto a equipe muito bem preparada para esse desafio”, afirmou o armador Davi Rossetto, destaque da equipe nordestina no último sábado, com 12 pontos, sete assistências e seis rebotes.

No último sábado (15/04), a equipe nordestina teve a oportunidade de encerrar a série ao lado de sua torcida, mas não conseguiu vencer o Jogo 4. Muito focados e disciplinados taticamente, os comandados de Gustavo De Conti tiveram uma atuação espetacular no segundo quarto, e a partir daí souberam administrar a vantagem obtida, para sair com a vitória do Ginásio da CFO, por 82 a 67.

“Fizemos uma grande partida em Fortaleza no Jogo 4. Sabemos da qualidade do time deles e fomos até lá buscar este resultado importante. Era uma decisão, se perdêssemos estávamos fora e isso fez com a gente entrasse mais focado e concentrado, pois era nossa última chance de se manter no campeonato”, disse Lucas Dias, ala do Paulistano.

Georginho foi um dos grandes destaques da vitória do Paulistano no Jogo 4, com 17 pontos, nove rebotes e seis assistências (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Destaque para a ótima atuação coletiva do Paulistano, que contou com a pontuação de oito atletas distintos na partida. Individualmente, quem se sobressaiu foi Georginho, dono de 17 pontos, nove rebotes e seis assistências, e Lucas Dias, que chegou ao seu primeiro duplo-duplo na temporada, com 15 pontos e 15 rebotes.

“Um fator importante é começar com uma defesa bem forte. Nestes quatro jogos da série a gente fez isso, com muito ajuda, mas muitas vezes fomos inconstantes neste aspecto. Começávamos bem, mas no terceiro quarto deixávamos cair. Então o foco principal é na defesa, até porque no ataque todo nosso elenco deve fluir bem”, completou o camisa 9 da equipe da capital paulista.

Caso dê Basquete Cearense, a equipe conquistará sua primeira série de playoffs desde que chegou ao NBB CAIXA. Já se o Paulistano vencer, o time voltará a ganhar uma série após três temporadas, quando chegou as Finais da competição. Para qualquer um dos vencedores, o adversário nas quartas de final será o Franca, terceiro colocado na fase de classificação, com o Jogo 1 do confronto em casa, marcado para sábado (22/04), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira os resultados da série entre Paulistano/Corpore (6º) 2 x 2 Solar Cearense (11º)

Jogo 1 – Solar Cearense 87 x 84 Paulistano/Corpore
Jogo 2 – Paulistano/Corpore 83 x 75 Solar Cearense
Jogo 3 – Paulistano/Corpore 81 x 85 Solar Cearense
Jogo 4 – Solar Cearense 67 x 82 Paulistano/Corpore
Jogo 5 – 18/04 (terça), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (SP) – ao vivo no SporTV