#JOGAJUNTO

LDB

Hora da verdade!

26-10-2015 | 05:48
Por Liga Nacional de Basquete

Com três sedes simultâneas, última etapa da fase de classificação da LDB 2015 terá seu início nesta terça (27/10); cinco vagas para octogonal final continuam em aberto

Pulo bola

Nesta terça-feira, as 24 equipes da LDB 2015 entram em quadra para a disputa da última etapa da fase de classificação (João Pires/LNB)

A fase de classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015 terá seu último capitulo escrito a partir desta terça-feira (27/10). Com sedes simultâneas nas cidades de Recife (PE), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), as 24 equipes do principal campeonato de base do Brasil entram em quadra e 11 times disputam as cinco vagas restantes para o octogonal final da competição.

De acordo com o regulamento da LDB, os 24 times jogam entre si em turno único durante a primeira fase (dividida em cinco etapas) e os oito melhores se classificarão para o octogonal final, que será disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores – dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four – e novamente contará com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br).

Donos da mesma campanha na tabela, com 17 vitórias em 19 jogos realizados, e separados pelos critérios de desempate, Franca Basquete, Decisão Engenharia/Minas e Esporte Clube Pinheiros, respectivos líderes da LDB, entram em quadra na quinta etapa do campeonato Sub-22 já com a classificação para a próxima fase garantida.

Na sequência, atual quarta colocada, com 15 vitórias em 19 jogos, a Winner/Limeira precisa de apenas uma vitória em quatro jogos para garantir a classificação entre os oito melhores da LDB. Já o UniCEUB/BRB/Brasília e o Basquete Curitiba, donos de campanha idêntica de 14 triunfos em 19 jogos, entram na última etapa da fase de classificação da LDB precisando de duas vitórias em quatro jogos para garantir vaga para próxima fase.

“Nosso time já sabe que enfrentaremos e o que precisamos fazer para alcançar bons resultados nessa etapa. Treinamos muito forte e estamos muito focados para essa etapa, que será a porta da nossa classificação para a próxima fase da LDB”, comentou o pivô Matheus Pereira, do Limeira.

AAAAA

Sempre lutando na zona de elite da LDB, o Limeira precisa de apenas uma vitória para se classificar para o octogonal final da competição (Divulgação/LNB)

Para finalizar o grupo dos oito melhores times da primeira fase da LDB 2015, nove equipes disputam as duas últimas vagas para o octogonal final. São eles: Rio Claro Basquete, Sport Clube do Recife, Paulistano, Campo Mourão, Unitri/Praia Clube, Palmeiras e Paschoalotto/Bauru.

Com 13 vitórias em 19 jogos, o sétimo colocado Rio Claro precisa de uma campanha de três vitórias em quatro partidas para conquistar a classificação sem depender de nenhuma combinação de resultados. Já o Sport, dono da oitava colocação da tabela de classificação, também depende só de si mesmo para se classificar, já que garante a vaga em caso de vitória nos quatro jogos da etapa.

“Nossa equipe vai a São Paulo muito motivada pelas chances reais de classificação. Será a etapa mais difícil para o nosso time, já que enfrentaremos quatro rivais dificílimos. Vamos trabalhar para estar 100% a cada jogo, sabendo que só assim teremos chances de disputar a próxima fase da LDB”, analisou o técnico Léo Figueiro, do Rio Claro.

Outras seis equipes seguem com o sonho vivo de vaga no octogonal final, mas dependem de tropeços de equipes que estão acima na tabela de classificação, caso do Paulistano e Botafogo, respectivos nono e décimo colocado, e de Campo Mourão, Praia Clube, Palmeiras e Bauru, que estão empatados na 11ª colocação.

“A nossa equipe sempre chega para uma etapa com as expectativas altas. Sabemos o quanto essa fase será complicada, já que enfrentaremos três das sete equipes melhores classificadas na tabela. Mas como em todas as etapas, nós vamos lutar o máximo possível para conquistar as quatro vitórias e manter o sonho da classificação vivo”, comentou o armador Arthur Pecos, do Paulistano.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Arthur Pecos, do Paulistano

O Paulistano, do armador Arhur Pecos, precisa fazer a sua parte durante a 5ª etapa da LDB e ainda torcer por tropeços de seus rivais para se classificar (Luiz Pires/LNB)

Na última etapa da fase de classificação da LDB, as 24 equipes do campeonato Sub-22 estão dividias em três sedes diferentes, com oito equipes em cada. A sede de Recife, que terá seus jogos realizados no Ginásio Marcelino Lopes, conta com a participação do anfitrião Sport Recife e também de Solar Cearense (CE), Campo Mourão (PR), Decisão Engenharia/Minas (MG), Pequeninos Rhema (PB), Seleção Brasileira Sub-17, UniCEUB/BRB/Brasília (DF) e Unitri/Praia Clube (PR).

“Vai ser uma etapa muito difícil pra nós. Vamos enfrentar equipes que estão na nossa zona de classificação e o Minas, que está na vice-liderança da tabela e é um dos grandes times da competição. Vencemos seis dos últimos oito jogos, estamos em um bom momento, e esperamos terminar bem essa fase, com uma possível classificação”, comentou o ala/armador Daniel Soares, do Praia Clube.

Em São Paulo, no Ginásio Palestra Itália, o grupo dos times do Estado de São Paulo, formado por Paulistano (SP), Internacional de Regatas/Santos (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP) e pelo anfitrião Palmeiras (SP), entra em quadra contra as equipes do interior do Estado, Franca Basquete (SP), Winner/Limeira (SP), Rio Claro Basquete (SP) e Paschoalotto/Bauru (SP).

Já a sede de Curitiba, disputada no Ginásio Palácio de Cristal, terá a participação de Joinville (SC), ACOB/Concórdia (SC), Macaé Basquete (RJ), Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Grêmio Náutico União (RS), São José Basketball (SP) e também os donos da casa, Basquete Curitiba (PR).

Confira a programação da primeira rodada de jogos da quinta e última etapa da fase de classificação da LDB 2015:

27/10 (Terça-feira)

– Sede São Paulo (Ginásio Palestra Itália)

09h – Internacional de Regatas/Santos x Rio Claro
11h – E.C. Pinheiros x Paschoalotto/Bauru
13h – Club Athletico Paulistano x Winner/Limeira

15h  – Palmeiras x Franca Basquete

– Sede Recife (Ginásio Marcelino Lopes)*

15h – Pequeninos Rhema Basketball x UniCEUB/BRB/Brasília
17h – Solar Cearense x Unitri/Praia Clube
19h – Decisão Engenharia/Minas x Campo Mourão
21h – Sport Recife x Seleção Brasileira Sub-17

– Sede Curitiba (Ginásio Palácio de Cristal)

14h – ACOB/Concórdia x São José Basketball
16h – Grêmio Náutico União x Macaé Basquete
18h – Joinville x Flamengo
20h – Basquete Curitiba x Botafogo

* Horário de Brasília