#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai ferver

10-05-2018 | 05:38
Por Liga Nacional de Basquete

Grande retrospecto no Hugão, mas histórico desfavorável em decisões: Mogi tenta fechar série contra o Flamengo ao lado de sua torcida

Ginásio Hugo Ramos terá sua lotação máxima para o Jogo 4 entre Mogi e Flamengo; donos da casa terão chance de fechar a série em casa (João Pires/LNB)

Um match point em casa. Esse é o cenário para o Mogi das Cruzes/Helbor. Com 2 a 1 de frente sobre o Flamengo na série semifinal, o time paulista terá a chance de garantir a inédita vaga nas Finais do NBB CAIXA neste sábado, às 14 horas, no Ginásio Hugo Ramos. Band e SporTV transmitem ao vivo a partida.

Na busca pela vitória e a classificação à decisão, a equipe do técnico Guerrinha terá mais uma vez o forte apoio vindo das arquibancadas. Os ingressos para a partida esgotaram em pouco mais de 24 horas e a expectativa é de que mais de cinco mil pessoas compareçam ao “Hugão”.

“A paixão do mogiano pelo basquete é muito legal. Não só no próximo jogo, mas em todos, na rua e em todos os lugares que a gente vai eles estão juntos. Na vitória e na derrota. Essa paixão faz muita coisa acontecer para a equipe no jogo e na temporada”, exaltou o comandante mogiano.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

🔥🔥🔥Vai ferver!🔥🔥🔥

Uma publicação compartilhada por Mogi Basquete (@mogibasqueteoficial) em

O cenário não será novidade e jogar com seu ginásio lotado em decisões virou rotina para a equipe nos últimos anos. No entanto, o retrospecto não é dos melhores. Por duas temporadas seguidas (14/15 e 15/16), a equipe teve o match point nas semifinais no Hugão no Jogo 4, mas acabou derrotado e posteriormente perdeu o Jogo 5. Na edição passada, a equipe foi eliminada em casa, no Jogo 5 das quartas diante do Universo/Vitória.

No começo desta temporada, no Campeonato Paulista, a equipe também teve uma grande frustração ao lado de sua torcida. Uma não, duas. Depois de vencer as duas primeiras da semifinal contra o Paulistano fora de casa, Mogi teve dois jogos seguidos no Hugão para garantir a classificação. No entanto, perdeu as duas e depois viu o adversário fechar a série no Jogo 5.

Nesta edição do NBB CAIXA, o time paulista também desperdiçou um match point em casa. Diante do Banrisul/Caxias Basquete, a equipe abriu 2 x 0 e teve a chance de fechar a série no Hugão no Jogo 3 e acabou derrotada. A classificação veio na partida seguinte, em Caxias do Sul.

Para tentar “exorcizar o fantasma” e aproveitar o fator casa para fechar o duelo contra o Flamengo, Mogi aposta no bom basquete jogado até agora na série. Dominante nos dois primeiros jogos, a equipe venceu de maneira incontestável para abrir 2 a 0. Depois, no Jogo 3, o rendimento foi abaixo, mas ainda assim a equipe teve chances reais de vencer.

“Estamos bem tranquilos. Tínhamos um objetivo e quase conseguimos fechar a série lá no Rio. O jogo aqui será muito equilibrado. Lógico que a torcida vindo aqui motiva ainda mais a gente. Sabemos que isso aqui estará lotado no sábado. Já vivenciamos algumas finais lotadas e o calor aqui dentro é forte”, disse o ala Jimmy.

“Precisamos estar focados, porque é uma equipe forte e a gente precisa fazer o que fez nos primeiro e segundo jogos e ficarmos focados 100%, com intensidade ao máximo e toda bola dividida tem de ser nossa”, completa o ala Jimmy Dreher, um dos destaques da equipe nesta série”, completou o segundo cestinha do Mogi na série, com 14,6 pontos por jogo.

Jimmy é um dos grandes nomes do Mogi na série até agora; ala esteve em todas as “frustrações” recentes da equipe no Hugão (João Pires/LNB)

Se em decisões, o retrospecto mogiano no Hugão não é dos melhores, a equipe tem uma grande campanha como mandante em “partidas normais”. Considerando apenas a fase de classificação desta e das duas últimas temporadas do NBB CAIXA, a equipe tem 39 vitórias em 53 partidas disputadas em seu ginásio (75,0% de aproveitamento).

“A gente tem de entender que este quarto jogo é o jogo da temporada se quisermos fazer a final. Não que, se perdermos, o quinto jogo já está vencido pelo Flamengo, mas diante da nossa torcida a necessidade de fechar o playoff em casa será muito legal para a gente e para o projeto. Então, acho que o jogo é esse próximo”, disse Guerrinha.

O espírito tem de ser dos dois primeiros jogos, que foi o grande combustível do time e fez com que tudo crescesse, a defesa, o rebote etc. Desde o primeiro jogo, nós estamos tendo dificuldade com rebote de ataque. Eles estão com cinco rebotes a mais e isso dá dez, oito, sete pontos para eles, em uma série equilibrada. O nosso sistema defensivo e o espírito têm de prevalecer, porque nos deram, até agora, a condição de ter o domínio na série”, completou o treinador.