#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Imagina no NBB?

26-09-2016 | 12:54
Por Liga Nacional de Basquete

Disputa intensa, equilíbrio e prorrogação: “amistoso” marcou reencontro entre Flamengo e Vasco nas quadras de basquete; equipes duelarão no NBB CAIXA 16/17

Amistoso? Vasco e Flamengo fizeram uma partida bastante pegada em Fortaleza (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Amistoso? Vasco e Flamengo fizeram uma partida bastante pegada em Fortaleza (Stephan Eilert/Solar Cearense)

O reencontro mostrou muito bem o que é a rivalidade entre Flamengo e Vasco da Gama. O jogo era amistoso e valia pela primeira rodada do Torneio Super Four Rio-Nordeste, realizado no moderno Ginásio do CFO, em Fortaleza (CE). Mas o que se viu em quadra no último domingo (25/09) foi um “clima de guerra” entre as duas equipes.

Após um grande primeiro quarto, o Vasco chegou a abrir 12 pontos de frente (27 a 15), mas os rubro-negros reagiram e o jogo pegou fogo no segundo tempo. Restando pouco mais de 20 segundos para o fim, Marcelinho deixou tudo igual com uma bola de três (73 a 73). Depois disso, uma cesta para cada lado e a decisão foi para a prorrogação.

+ Clique aqui e confira como foi o duelo entre Vasco e Flamengo pelo Torneio Super Four

No tempo extra, o nervosismo tomou conta das equipes. Na reta final, o Flamengo colocou três pontos de vantagem, mas tudo mudou em questão de segundos. Murilo empatou o jogo com uma bola de três. Depois, Jackson fez bela jogada individual e colocou os cruz-maltinos na frente. Na sequência, Nezinho roubou a bola de Ramon e selou a vitória dos vascaínos.

Murilo, do Vasco, e Olivinha, do Flamengo

Com 13 pontos, Murilo teve participação fundamental para a vitória do Vasco (Stephan Eilert/Solar Cearense)

“Vasco e Flamengo é um clássico muito diferente e pudemos sentir essa rivalidade já nesse primeiro jogo. Apesar de ter sido um amistoso, a partida foi bastante ‘pegada’ e sentimos uma energia muito grande dos nossos torcedores. É uma rivalidade muito grandiosa”, disse o pivô Murilo Becker, do Vasco.

“Antes de virmos para cá, boa parte do nosso time foi a São Januário assistir a um jogo de futebol do Vasco e foi impressionante a quantidade de torcedores que veio até nós para dizer: ‘vamos ganhar deles lá em Fortaleza’. Acho que teremos dois desafios dentro das competições que vamos disputar. Lutar pelo título e um ‘campeonato à parte’ contra o Flamengo (risos)”, completou o camisa 21, um dos destaques vascaínos na vitória deste domingo.

Donos de uma das maiores rivalidades do basquete nacional, Flamengo e Vasco ficaram praticamente nove anos sem se enfrentarem nas quadras de basquete. O último encontro havia sido na decisão do Campeonato Carioca de 2007, vencida pelo clube da Gávea. Naquele oportunidade, os vascaínos foram representados pela equipe de Brasília, que utilizou o estadual fluminense como preparação para o Campeonato Brasileiro.

“A gente sabe que a energia do clássico entre Flamengo e Vasco é diferente. Eu já estive do outro lado e pude jogar esse clássico. Agora tenho o privilégio de vestir a camisa do Vasco e em partidas como essa você tem que deixar tudo na quadra”, afirmou o armador cruz-maltino Hélio, que em 2007 defendia as cores do Flamengo.

“A rivalidade é muito grande e prevejo que os próximos encontros do nosso time como Flamengo não serão muito diferentes do que aconteceu em Fortaleza (risos). Era um amistoso, mas os dois times queriam muito a vitória e, ao longo da temporada, os confrontos serão ainda mais emocionantes”, completou.

Marcelinho, do Flamengo, e Drudi, do Vasco

“Clássico dos Milhões” será uma das grandes atrações do NBB CAIXA 2016/2017 (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Em competições nacionais, Flamengo e Vasco não se enfrentam desde 2003 – último ano de atividade do time cruz-maltino antes da pausa. Naquele ano, cada clube vence um dos dois confrontos do extinto campeonato organizado pela CBB. Agora, com a retomada dos vascaínos, o chamado “Clássico dos Milhões” voltará a agitar a modalidade da bola laranja.

“Esse amistoso já mostrou o que é essa rivalidade. Claro que se tratava de um jogo de pré-temporada e as duas equipes oscilaram muito durante o jogo, o que é normal nesse começo. Eu entro para jogar contra qualquer adversário do mesmo jeito e toda a vitória vale a mesma coisa. Mas a gente entende que existe uma pressão externa muito grande para o jogo entre Flamengo e Vasco e precisamos estar atentos a isso”, analisou o capitão rubro-negro Marcelinho Machado.

O próximo encontro entre os rivais acontecerá no dia 03 de outubro, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. Pouco tempo depois, no dia 15 de outubro, as equipes voltarão a se enfrentar pelo Estadual. Os dois confrontos acontecerão no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, com torcidas únicas. No primeiro apenas flamenguistas irão ao ginásio e no segundo somente vascaínos.

Já as duas partidas pela fase de classificação do NBB CAIXA 2016/2017 ainda não tiveram suas datas definidas. Assim que for estabelecido em qual ginásio será o jogo, o Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete decidirá o calendário dos dois jogos.