#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Importante demais

27-12-2017 | 06:23
Por Liga Nacional de Basquete

Vindos de derrotas, Caxias e Joinville fazem duelo do Sul nesta quinta-feira (28/12), com transmissão ao vivo no Facebook

Caxias, do ala Alex, vem de derrota e jogará em casa na busca da reabilitação (Luiz Pires/LNB)

O final de ano será de muito agito nas quadras do NBB CAIXA. E uma das partidas que movimentará a competição nacional antes da virada de ano será o confronto de duas equipes do Sul do País. Nesta quinta-feira (28/12), às 20h05, ao vivo no Facebook, Banrisul/Caxias Basquete e AABJ/Joinville se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, na Serra Gaúcha.

Dono de grande começo de temporada, o Caxias perdeu dois de seus últimos três jogos e deixou o grupo dos oito primeiros colocados pela primeira vez. Agora, com cinco vitórias em dez partidas (50% de aproveitamento), a equipe do Rio Grande do Sul está na nona posição. Um triunfo nesta quinta pode reaproximar o time do G-8.

“Joinville joga com um ritmo mais acelerado, com jogadores jovens, procuram um grande volume de ataque. Temos que ter atenção e buscar controlar o ritmo da partida. mas não podemos deixar de levar em conta o fator casa e defender forte”, disse o técnico Rodrigo Barbosa.

+ Confira os #10Fatos mais marcantes do duelo entre Caxias e Jonville

“Com certeza, a defesa é fundamental para um bom resultado, mas tem pesado muito o conjunto da equipe, a distribuição de pontos e o controle do ritmo dos jogos”, completou o comandante Rodrigo.

Um dos pontos fortes do ótimo início do time gaúcho é o sistema defensivo. Tanto é que a equipe tem a terceira melhor defesa da competição, com média de 73,7 pontos sofridos por jogo. Em todas as suas vitórias, o esquadrão do Rio Grande do Sul sofreu menos de 70 pontos.

Já no ataque, a equipe tem ótimo jogo coletivo. O destaque fica com Cauê Borges, sexto maior cestinha do NBB CAIXA, com média de 15,8 por jogo. Além dele, os outros quatro titulares também somam boas médias de pontos na temporada: Alex (11,5), Paranhos (11,4), Marcão (10,3) e Cauê Verzola (9,4).

“A união do grupo é uma das nossas virtudes, e isso tem colaborado e muito para o desempenho dentro de quadra. Mas esse momento que estamos vivendo vem aliado a muito trabalho e a qualidade individual de cada jogador. Estamos com muita vontade de vencer e o foco no nosso objetivo que é a classificação para o playoffs em uma boa colocação”, disse o ala Alex, um dos mais experientes do elenco do Caxias.

Joinville sofreu duas derrotas na viagem ao Nordeste e aumentou sua série negativa para quatro jogos (Stephan Eilert/Divulgação)

Do outro lado, o Joinville vem de quatro derrotas consecutivas e caiu para o 13º lugar, com campanha de 22,2% de aproveitamento (duas vitórias em nove jogos). Depois de vencer a Liga Sorocabana, no dia 06/12, a equipe acabou derrotada por Mogi, Pinheiros, Vitória e Solar Cearense.

“Precisamos aplicar uma boa defesa e saber escolher as melhores opções no ataque para sairmos vencedores e fechar o ano com essa vitória, trazendo uma confiança maior para o ano de 2018. O time vem treinando forte e bem focado no nosso objetivo principal, que é a classificação aos playoffs”, disse Felipe Vezaro, segundo maior cestinha do Joinville, com média de 13,0 pontos por jogo.

A equipe terá dois desfalques importantes nesta quinta: o ala Max e o pivô Jerônimo, ambos lesionados. Os dois já ficaram de fora nos duelos contra Vitória e Cearense e Joinville atuará mais uma vez com rotação reduzida. Nas duas últimas partidas, apenas oito atletas entraram em quadra.

“Sabemos da pressão que estamos passando por estar numa situação desagradável na tabela, mas estamos confiantes e a expectativa é a melhor possível. Estamos realizando bons jogos mesmo com a equipe tendo dois atletas importantes lesionados. Estudamos bastante a equipe de Caxias e vamos em busca dessa vitória”, disse o técnico catarinense George Salles.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.