#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Inédito!

19-09-2014 | 06:12
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de uma gloriosa trajetória no basquete, Flamengo disputará título mundial pela 1ª vez na história; clube será o 8º representante do país na Copa Intercontinental

Último título do Flamengo foi o do NBB 6; equipe é a atual bicampeã do campeonato nacional (Ricardo Ramos/LNB)

Atual bicampeão do NBB e dono do título da Liga das Américas 2014, Flamengo tentará o troféu de campeão do mundo pela 1ª vez (Ricardo Ramos/LNB)

Um dos clubes mais tradicionais do basquete brasileiro, o Flamengo viverá um desafio inédito na próxima semana. Nos dias 26 e 28 de setembro, ao lado de sua torcida, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, diante do Maccabi Tel-Aviv, com transmissão ao vivo do SporTV, o esquadrão da Gávea disputará a Copa Intercontinental pela primeira vez em sua história.

+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental

Apesar de ser dono de uma extensa lista de títulos, a equipe rubro-negra nunca teve a chance de lutar pelo título mundial interclubes anteriormente. Ao todo, o Flamengo possui 40 títulos do Campeonato Carioca, conquistou duas vezes o Campeonato Sul-Americano, venceu o Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades (quatro da época em que era organizado pela CBD e outro com organização da CBB) e mais recentemente levantou o troféu de campeão do NBB três vezes.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Para chegar ao inédito desafio, o time rubro-negro precisou fazer história. Com uma campanha irrepreensível, a equipe carioca não perdeu um jogo sequer e adicionou mais uma conquista em sua galeria de troféus ao ficar com o título da Liga das Américas, principal competição da modalidade da bola laranja do continente. A taça da competição conhecida como a “Libertadores do basquete” fez com que a equipe carimbasse seu passaporte rumo ao Mundial Interclubes.

“Se a gente chegou até aqui é porque temos esse DNA de vencedor, que o clube tem esse DNA. Temos que continuar com essa mentalidade. Será uma final muito difícil. Vamos enfrentar um adversário da nata do basquete, uma equipe campeã europeia, que com certeza tem um investimento muito alto, jogadores talentosos. Mas o jogo se ganha na quadra e é com esse objetivo que vamos entrar. Se estamos ali é porque temos condições de vencê-los. Agora vamos estudar o time deles para saber qual é a melhor maneira de enfrentá-los para poder ganhar”, declarou o ala Marcelinho Machado, uma das referências da equipe flamenguista.

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente em 1971 e 1972 a competição não foi disputada -, com uma edição extra em 1996, a Copa Intercontinental já contou com a participação de sete equipes do Brasil ao longo de sua história. Franca, com seis aparições, e o Esporte Clube Sírio, que disputou o torneio cinco vezes e é o único clube do país a conquistar o título, lideram as participações brasileiras.

Estado de São Paulo deu várias glórias ao basquete brasileiro, como o Sírio, campeão mundial em 1979 (Divulgação)

Sírio é o único brasileiro a conquistar o título do mundial interclubes; equipe foi campeã em 1979 atuando em São Paulo (Divulgação)

No ano passado, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) reativou a disputa pelo título mundial interclubes e o Pinheiros/SKY fez parte do renascimento da competição. Campeão da Liga das Américas 2013, o clube da capital paulista enfrentou o Olympiacos (GRE) na primeira edição da “Era Moderna” da Copa Intercontinental e se tornou o sétimo time diferente do país a fazer parte da disputa do título mundial interclubes. Agora, em 2014, será a vez de o Flamengo debutar e se tornar o oitavo representante do Brasil na história da Copa Intercontinental.

Confira todos os clubes brasileiros que já disputaram a Copa Intercontinental:

Franca (SP) – seis vezes (1975, 1976, 1977, 1980, 1981 e 1984)
Sírio (SP) – cinco vezes (1969, 1973, 1978, 1979 e 1981)
Corinthians (SP) – quatro vezes (1966, 1967, 1970 e 1986)
Monte Líbano (SP) – quatro vezes (1983, 1985, 1986 e 1987)
Botafogo (RJ) – uma vez (1968)
Vila Nova (GO) – uma vez (1974)
Pinheiros (SP) – uma vez (2013)

Em Barurei (SP), Pinheiros disputou a última edição da Copa Intercontinental (Luiz Pires/Fotojump)

Em Barurei (SP), diante do Olympiacos, da Grécia, Pinheiros disputou a última edição da Copa Intercontinental (Luiz Pires/Fotojump)