#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Início de temporada

06-10-2016 | 02:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com elenco puramente jovem, Minas usa Campeonato Estadual como forma de preparação para NBB CAIXA 2016/2017; Pedro Macedo foi destaque no primeiro turno

Equipe do Minas

Minas iniciará o segundo turno do Estadual nesta quinta-feira em busca de firmar a liderança (Orlando Bento/Minas TC)

A temporada 2016/2017 começou para o Minas Tênis Clube. Na última semana, a equipe do técnico Cristiano Grama deu início à disputa do Campeonato Estadual de Minas Gerais e encerrou o primeiro turno, na liderança da competição, com duas vitórias (sobre Ginástico/Olympico e Contagem Towers) e apenas uma derrota, para o convidado UniCEUB/Cartão BRB/Brasília.

A equipe minastenista possui, por enquanto, elenco puramente jovem. Seu atleta mais “velho” é o ala Pedro Macedo, de 23 anos, um dos remanescentes da última temporada. O restante do grupo é formado por Danilo Fuzaro, Wilsinho, Adriano “Big”, Gustavo Rabelo, Wesley BH e Danielzinho. Além deles, os garotos Sub-18 Geovanne, Thales e Robson também completam o plantel.

+Saiba mais: Brasília fica invicto no 1º turno do Mineiro e fica com título da Copa MG

Capitão da equipe, Pedro Macedo foi o grande destaque do time de Belo Horizonte na primeira fase do Estadual. Com 19 pontos na estreia contra o Contagem Towers, nove contra o Brasília e 33 no fechamento no turno inicial contra o Ginástico, o camisa 25 totalizou média de 20,3 pontos por duelo e se firmou como principal nome da equipe neste início de temporada.

“O Estadual tem um papel muito importante na nossa preparação. Estamos jogando com uma equipe muito jovem e esses jogos são importantes para ganharmos ritmo de jogo e entrosamento. Mesmo com a chegada de alguns reforços, a base do time será essa que está disputando o Estadual. Por isso a equipe precisa estar entrosada para quando chegarem outras peças elas se ajustarem ao sistema que estamos jogando”, disse Macedo.

pedrao-macedo

Pedro Macedo teve média de 20,3 pontos nos três primeiros jogos do Minas no Estadual (Orlando Bento/Minas TC)

Na abertura do returno do Campeonato Mineiro, o Minas recebe o Contagem Towers, nesta quinta-feira (06/10). No primeiro encontro, vitória minastenista por 82 a 77. Um novo triunfo sobre a equipe da Grande BH garante ao time comandado por Cristiano Grama o primeiro lugar na fase classificatória e uma vaga na grande final da competição, que será disputada no formato melhor de três jogos.

“Esses jogos de pré-temporada são muito importantes. Jogamos com Contagem, time com ex-atletas do NBB CAIXA, e Ginástico, que é jovem e chegou nas finais da última LDB. Jogamos também contra o Brasília, que é uma equipe do NBB CAIXA e que certamente brigará pelo título. Por enquanto o saldo é muito positivo para a gente. Estamos vendo como nosso time está se saindo diante dos adversários e por enquanto estamos no caminho certo”, concluiu Pedro Macedo.

+Inscreva-se no canal oficial do NBB no Youtube e receba todo conteúdo de maneira exclusiva

Para o jogo desta quinta-feira, o Minas ainda não poderá contar com o retorno do ala/pivô Matheus Pereira e do ala/armador Christian Panunzio. Os atletas, que se contundiram na última temporada do NBB CAIXA, já treinam com o grupo e estão em fase final de recuperação por conta de rupturas de ligamento cruzado anterior, mas ainda não foram liberados pelo departamento médico para a disputa dos jogos.

“Essa partida é importante, porque, em caso de vitória, podemos garantir o primeiro lugar, teremos a vantagem do mando de quadra na final. Agora, falando do restante da temporada, trata-se de um desenvolvimento importante para o NBB CAIXA. Estamos tentando dar uma cara para os jogadores que estão aqui, porque vemos que a cada jogo eles estão melhorando nesse sentido”, declarou o técnico do Minas, Cristiano Grama.

Confira os resultados e próximos jogos do Minas no Campeonato Estadual:

1º Turno – Copa MG
30/09 – Contagem Towers 77 x 82 Minas Tênis Clube
01/10 – Minas Tênis 65 x 106 UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
02/10 – Ginástico/Olympico 63 x 83 Minas Tênis Clube

2º Turno
06/10 – 18h – Minas Tênis Clube x Contagem Towers – Arena Minas Tênis Clube
08/10 – 19h30 – Minas Tênis Clube x Ginástico/Olympico – Arena Minas Tênis Clube