#JOGAJUNTO

LDB

Início triunfal

27-10-2014 | 11:43
Por Liga Nacional de Basquete

Na rodada de abertura da sede Curitiba (PR), atual vice-campeão Minas inicia caminhada na LDB 2014 com vitória sobre Uberlândia; confira os resultados do dia

Atual vice-campeão da LDB, o Minas, do ala Bruno Irigoyen, iniciou sua caminhada na LDB 2014 com vitória (Marcelo Elias/LNB)

Atual vice-campeão da LDB, o Minas, do ala Bruno Irigoyen, iniciou sua caminhada na LDB 2014 com vitória (Marcelo Elias/LNB)

Depois das três partidas que abriram oficialmente a quarta edição da LDB, em São Paulo (SP), no último domingo, foi a vez da bola laranja subir na sede de Curitiba (PR). Nesta segunda-feira, no Ginásio Palácio de Cristal, casa do Círculo Militar do Paraná, seis confrontos foram realizados, com destaque para o início triunfal do atual vice-campeão Minas Tênis Clube, que levou a melhor sobre o Unitri/Praia Clube, por 61 a 49.

Para sair de quadra com o resultado positivo no clássico regional, os comandados de Cristiano Grama tiveram que enfrentar um adversário determinado, que complicou o jogo com o time de Belo Horizonte até o terceiro quarto. Na etapa final, por outro lado, os minastenistas imprimiram uma sequência de 14 a 1 nos primeiros cinco minutos e consolidaram seu triunfo na estreia da LDB 2014.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Minas e Uberlândia

Os destaques do Minas ficaram por conta do ala/armador Danilo Siqueira, cestinha do encontro, com 17 pontos, além de pegar quatro rebotes e roubar cinco bolas. Quem também se sobressaiu e teve papel importante na vitória azul e branca foi o ala Bruno Irigoyen, responsável por 14 pontos.

+Clique aqui e confira mais fotos da partida entre Minas e Uberlândia

Pela equipe de Uberlândia, a principal figura em quadra foi o ala/pivô Dida, que faz parte do time principal uberlandense que disputa o NBB, autor de 16 pontos e seis rebotes.

A largada da sede Curitiba foi dada com o duelo entre UniCEUB/BRB/Brasília (DF) e AABJ/Joinville (SC), vencido pelos candangos, com tranquilidade, pelo placar de 83 a 37.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Brasília e Joinville

Um dos times mais "experientes" da LDB, Basquete Cearense superou o Grêmio Náutico União com vitória (Marcelo Elias/LNB)

Um dos times mais “experientes” da LDB, Basquete Cearense superou o Grêmio Náutico União com vitória (Marcelo Elias/LNB)

Logo em seguida, no segundo jogo do dia, foi a vez do Basquete Cearense começar a LDB 2014 com a mão direita ao superar o Grêmio Náutico União (RS), também com certa tranquilidade, pelo placar de 77 a 51.

Mantendo o ritmo forte desde o início, o esquadrão nordestino foi ampliando sua vantagem a cada quarto e construiu sua vitória muito por conta da atuação de dois de seus pilares, o armador Davi Rossetto, autor de um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes, e o pivô Rômulo, que também registrou dois dígitos em dois fundamentos, ao anotar 14 pontos e 15 rebotes.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Basquete Cearense e GNU

Pelo lado da equipe gaúcha, os maiores pontuadores foram o armador Thiago John, responsável por 14 pontos, o ala Lucas Kalikoski, o “Gêmeo”, que deixou a quadra com 13 pontos, seis rebotes e três assistências, além do ala Gigio, com dez pontos e quatro assistências.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Basquete Cearense e GNU

O Sport, do armador Gui, venceu o estreante Blumenau por placar centenário na primeira rodada da sede Curitiba (Marcelo Elias/LNB)

O Sport, do armador Gui, venceu o estreante Blumenau por placar centenário na primeira rodada da sede Curitiba (Marcelo Elias/LNB)

Mais tarde, o renovado e reforçado Sport Club do Recife (PE) abriu sua trajetória na LDB 2014 com uma vitória absoluta sobre o estreante Blumenau (SC). Depois de um primeiro tempo arrasador, no qual foi para os vestiários com 26 tentos de frente (57 a 31), o ‘Leão da Ilha’ só administrou o resultado positivo, que terminou com placar de 101 a 57.

Com expressivos 28 pontos e seis roubos de bola, o ala/pivô Wesley Andrade foi o grande nome da partida, seguido pelos armadores recém contratados Victor Correia, que registrou 12 pontos, quatro rebotes, seis assistências, sete desarmes – o recorde desta edição da LDB – e 24 de eficiência, e Gabriel, autor de 14 pontos, cinco sobras e quatro passes decisivos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Sport e Blumenau

Quem também se destacou pelo clube pernambucano foram o ala Luizinho, que marcou 13 pontos, e o armador Gui, responsável por dez pontos e cinco rebotes. Já a equipe catarinense, que é comandada pelo ex-jogador do Minas, o argentino Facundo Sucatzky, teve no ala/pivô Portilho, autor de 22 pontos e seis sobras, sua principal figura em quadra.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Sport e Blumenau

Outro representante da Região Nordeste na LDB 2014, o Clube Náutico Capibaribe (PE) começou sua caminhada na LDB mostrando que está disposto a mudar a história e fazer campanha melhor do que a da edição passada, em que conquistou apenas uma vitória em 24 jogos. E que mudança. O time comandado pela técnica Mônica dos Anjos não deu chances ao Tittas/SEST/SENAT (PR) e conquistou um elástico triunfo, pelo placar de 95 a 55.

Com 14 pontos, o cestinha do confronto foi o ala/pivô Wilmar, seguido por Luiz, com 13, além de Gabriel e Raphael, ambos com 12 pontos. Já a equipe paranaense teve como principais destaques Thomas, responsável por 12 pontos, e Lucas Ribeiro, com 11 tentos registrados.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Náutico e Tittãs

Náutico entrou na LDB com elenco reformulado e conseguiu sua primeira vitória, diante do Tittas, do Paraná (Marcelo Elias/LNB)

Náutico entrou na LDB com elenco reformulado e conseguiu sua primeira vitória, diante do Tittas, do Paraná (Marcelo Elias/LNB)

+Clique aqui e veja mais fotos do duelo entre Náutico e Tittas (PR)

E por fim, no último jogo do dia, foi a vez do dono da casa Basquete Curitiba/Círculo Militar entrar em quadra. Em partida disputada, a equipe comandada pelo técnico Daniel Lazier conseguiu segurar sua vantagem até o final e superou a Associação Basquete de Anápolis (GO), pelo placar de 75 a 67.

Um dos remanescentes da equipe da edição anterior da LDB, o ala Batata foi o principal destaque paranaense no confronto e deixou a quadra com 21 pontos na conta. Quem também se sobressaiu foram os recém contratados pivô Borra, autor de um duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes, mesma pontuação do ala Rafael Mauro.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Círculo Militar e Anápolis

Outra figura importante para o triunfo dos anfitriões da sede foi o armador argentino Ivan Falco, que registrou 14 pontos, sendo nove deles no último quarto. Pelo lado da equipe goiana, o principal nome ficou por conta do ala Matheus, cestinha do duelo, com 25 pontos.

Batata, do Círculo Militar, e Ivo, do Anápolis

Dono da casa, o Círculo Militar do Paraná contou com grande atuação do ala Batata para vencer o Anápolis (Marcelo Elias/LNB)

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Círculo Militar e Anápolis

De acordo com o regulamento da competição, as 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação, que será dividida em quatro etapas. Os oito melhores avançarão para a segunda fase, a ser disputada nos mesmos moldes das duas edições anteriores. Os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão será jogada em partida única.

Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2014:

Segunda-feira (27/10)

– São Paulo
Flamengo (RJ) 66 x 76 Pinheiros/SKY (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
Paschoalotto/Bauru (SP) 74 x 65 Winner/Limeira (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
Franca Basquete 60 x 57 Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
Taubaté Basketball (SP) 49 x 52 Macaé Basquete (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
Botafogo (RJ) 62 x 73 Regatas de Campinas (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
Tijuca Tênis Clube (RJ) 62 x 87 Paulistano/Unimed (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube

– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF) 83 x 37 Joinville
Basquete Cearense (CE) 77 x 51 Grêmio Náutico União (RS)
Sport Club do Recife (PE) 101 x 57 Blumenau (SC)
Clube Náutico Capibaribe (PE) 95 x 55 Tittas/SEST/SENAT (PR)
Minas Tênis Clube (MG) 61 x 49 Unitri/Praia Clube (MG)
Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR) x Associação de Basquete de Anápolis (GO)

Terça-feira (28/10)

– São Paulo
09h – Macaé Basquete (RJ) x Pinheiros/SKY (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Winner/Limeira (SP) x Franca Basquete (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
11h – Regatas de Campinas (SP) x Paschoalotto/Bauru (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Taubaté Basketball (SP) x Botafogo (RJ) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Mogi das Cruzes/Helbor (SP) x Tijuca Tênis Clube (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
15h – Paulistano/Unimed (SP) x Flamengo (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube

– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
08h30 – AABJ/Joinville (SC) x Sport Club do Recife (PE)
10h30 – Basquete Cearense (CE) x Minas Tênis Clube (MG)
12h30 – Tittas/SEST/SENAT (PR) x UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
15h – Associação de Basquete de Anápolis (GO) x Grêmio Náutico União (RS)
17h30 – Unitri/Praia Clube (MG) x Blumenau (SC)
19H30 – Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) x Clube Náutico Capibaribe (PE)