#JOGAJUNTO

NBA

Inovação

19-07-2017 | 07:26
Por Liga Nacional de Basquete

Dando início à nova parceria, NBA e Nike anunciam uniformes feitos com material sustentável para temporada 2017/2018

Golden State Warriors foi o primeiro a ter seu uniforme divulgado (Divulgação/Nike)

Anunciada em junho de 2015, a parceria entre NBA (National Basketball Association) e a Nike, maior fornecedora de material esportivo do mundo, entrou e vigor. E para a primeira temporada da aliança, as entidades – ambas parcerias da LNB – apresentaram os primeiros uniformes para 2017/2018. E são muitas novidades.

Orientado por mais de 25 anos de pesquisa em todos os níveis de basquete e insight dos atuais jogadores da NBA, o uniforme é baseado em uma versão refinada da estrutura de basquete Nike Aeroswift. A pesquisa levou os designers da Nike a fazerem mudanças significativas no peso, ajuste e construção dos uniformes – dando especial atenção para a potencialização da agilidade.

Desta forma, a Nike adaptou o design do uniforme aos rigores da temporada cada vez mais intensa de 82 jogos da Liga, empregando mapas corporais 3D dos jogadores, incluindo mapas de calor e suor.

O uniforme é composto por uma combinação de fios Alpha Yarns e poliéster reciclado (cada uniforme representa aproximadamente 20 garrafas PET recicladas). Essa mistura de fios, além de estar de acordo com o amplo compromisso da Nike com a sustentabilidade, também remove a umidade mais rapidamente do que os uniformes anteriores da NBA, drenando a transpiração 30% mais rápido do que os atuais uniformes.

Uniforme sustentável: cada peça contém 20 garrafas PET na composição (Divulgação/Nike)

Alguns atletas da NBA, incluindo os membros do time de basquete dos EUA medalhista de ouro do Jogos Olímpicos Rio 2016, testaram versões iniciais dos uniformes e deram um feedback específico, que levou a Nike a desenvolver os designs com mudanças nas costuras de abertura da manga, pescoço e laterais para eliminar distrações para os atletas.

“A vantagem mental de um uniforme de qualidade não tem preço”, disse o armador Kyrie Irving, do Cleveland Cavaliers. “O fato de a Nike ter ouvido todos os nossos comentários ao desenvolver os novos uniformes da NBA diz tudo. Estou entusiasmado com o novo ajuste e sensação”, completou o MVP das Finais de 2015/2016.

A mudança mais significativa está na parte posterior do ombro do uniforme, onde os designers da Nike alteraram a construção para ter um ajuste muito melhor. Além disso, as bainhas na parte inferior da camiseta e dos shorts foram modificadas para permitir amplitude total de movimento.

“Quando você se sente bem no uniforme, você joga bem. Gosto de ter qualquer vantagem competitiva na quadra e os novos uniformes Nike NBA estão de acordo com o feedback que fornecemos”, declarou Draymond Green, bicampeão da NBA pelo Golden State Warriors e medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nova convenção de nomes para os uniformes da NBA

Coincidindo com a introdução dos novos uniformes, a NBA está eliminando suas designações de uniforme “Home” e “Road”. Começando com a temporada 2017/18, as equipes da casa escolherão qual dos seus uniformes será usado em todos os jogos como mandantes, enquanto as equipes visitantes escolherão um uniforme contrastante dentro de sua própria variedade.

Devido à mudança, Nike e a NBA trabalharam em conjunto para criar quatro uniformes principais para cada equipe, classificados como “edições”, que exploram a rica história da NBA e suas respectivas franquias.

As duas primeiras edições dos uniformes da NBA, que serão apresentadas pelas equipes no segundo semestre (verão americano) e farão sua estreia em quadra no início da temporada, são as edições Associação e Ícone. Os dois uniformes principais restantes, inspirados na mentalidade do atleta da NBA e nas comunidades que apoiam suas equipes em qualquer circunstância, respectivamente, serão apresentados nos próximos meses.

Equipes escolherão antecipadamente quais uniformes usarão nos jogos em casa (Divulgação/Nike)

A Edição Associação, tradicional uniforme oficial branco que as 30 equipes terão em sua variedade, conecta-as como membros do clube de basquete mais exclusivo do mundo. Ela representa uma conquista pela qual a maioria dos atletas tem trabalhado por toda a vida para alcançar.

A Edição Ícone, anteriormente conhecida como segundo uniforme, representa a rica história e a identidade icônica que existe dentro de cada franquia. Esta edição utiliza a cor primária da equipe, uma cor que domina o guarda-roupa dos fãs mais obstinados.

Também nesta temporada, oito equipes da NBA terão um uniforme da Edição Clássica que estará disponível no segundo semestre (outono americano). A Edição Clássica homenageia alguns dos uniformes mais emblemáticos da história da liga e poderá ser usada a critério de cada equipe.

Complementando as novas edições de uniformes, a Nike também apresentará uma nova coleção, incluindo calça de compressão e meias, que proporcionam uma aparência perfeita para os melhores atletas do mundo quando jogam nos maiores palcos do esporte.