#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBA

Invasãobrasileira

18-06-2018 | 03:03
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de dezoito brasileiros e Raulzinho como treinador, Americas Team Camp 2018 ocorre de segunda à quinta, no México

A National Basketball Association (NBA) deu início à quinta edição do Americas Team Camp, nesta segunda-feira (18), apresentado por Nike. O acampamento reúne 75 atletas masculinos e femininos de 12 países da América Latina, Canadá e Caribe, escolhidos pela própria NBA. Os jovens irão passar por treinamentos com jogadores e ex-jogadores da NBA e WNBA, e treinadores até a próxima quinta-feira (21), na NBA Academia Latin America, na Cidade do México.

Ao todo são dezoito atletas brasileiros confirmados no camp (quinze meninos e três meninas), que terá Raulzinho Neto, do Utah Jazz (NBA), como um dos treinadores. Além do armador brasileiro, também treinarão os jovens: Wayne Selden Jr., do Memphis Grizzlies (NBA), o os ex-jogadores Horacio Llamas (México) e Brian Cardinal (ex-NBA), as ex-jogadoras da WNBA Ebony Hoffman e Michele Van Gorp, e membros de comissões técnicas da NBA, como Jim Moran (Portland Trail Blazers), Ed Pinckney (Minnesota Timberwolves), Shawn Respert (Chicago Bulls) e Wes Unseld Jr. (Denver Nuggets). Já o diretor do Camp é o também brasileiro Walter Roese (diretor-técnico da NBA Academy Latin America).

“Vai ser bacana poder ajudar nos treinos, passar um pouco da minha experiência para essa garotada. Já tive a idade deles e tinha o sonho de ser um atleta profissional, jogar em alto nível, chegar à NBA e à Seleção Brasileira. Dentro desse camp na NBA Academy, é muito importante a preocupação não apenas com a instrução dentro de quadra, mas fora de quadra também. Espero que um dia no futuro eles possam atuar na NBA e também como técnico, como eu estou hoje, orientando e contribuindo para a formação de novos atletas”, disse Raulzinho, armador do Utah Jazz há três temporadas.

Os jogadores e técnicos farão atividades dentro e fora das quadras com os jovens. Os exercícios incluirão melhora de movimentos, desenvolvimento de habilidades para cada posição, jogos de 5 contra 5 e seminários diários com foco em conceitos como saúde, liderança e comunicação. Um jogador e uma jogadora serão nomeados MVPs do Americas Team Camp ao final do evento.

Ao camp serão incorporados treinadores locais e preparadores-físicos selecionados pelo CONADE (Comissão Nacional da Cultura Física e Esporte do México). Nike, parceira-apresentadora do Americas Team Camp desde 2010, vai fornecer todo o material esportivo aos campistas e técnicos. A NBA promoveu o evento anteriormente no Brasil (2010), Porto Rico (2012), Canadá (2014) e México (2016).

Confira os brasileiros presentes no Americas Team Camp 2018:

Feminino
Lorena Vittoria Barbosa Anunciação
Catarina Helena de Oliveira
Adrielly Francisco de Oliveira

Masculino
João Vítor Belmiro
João Vítor Camargo
Victor Henrique da Silva
Matheus de Souza
Tiago Dias
Guilherme dos Santos
Luan Lima Leite
Arthur Morais
Daniel Onwenu
Samuel Ribeiro da Cruz
Rodolfo Rubino Bolis
Pedro Henrique Rufino Coelho
Lucas Teodoro
Malik Wade
Lucas Zibecchi