#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Invictos e classificados

02-09-2014 | 06:29
Por Liga Nacional de Basquete

Três vitórias em três jogos: Espanha, Grécia, Estados Unidos e Eslovênia asseguram vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo com duas rodadas de antecedência

Depois de bater o Brasil, Espanha, de Pau Gasol, garantiu classificação; ala/pivô é o cestinha do Mundial (FIBA/Divulgação)

Depois de bater o Brasil, Espanha, de Pau Gasol, garantiu classificação; ala/pivô é o cestinha do Mundial (FIBA/Divulgação)

A Copa do Mundo de Basquete já tem seus primeiros classificados para a fase de oitavas de final. Depois de três rodadas da competição realizada na Espanha, quatro seleções venceram todos os seus compromissos e confirmaram passagem aos playoffs com dois jogos de antecedência.

Líderes de seus respectivos grupos, Espanha, Grécia, Estados Unidos e Eslovênia ainda não sabem o que é perder no Mundial e já estão com seus lugares na fase de mata-mata garantidos. Além disso, os quatro invictos dependem apenas das próprias forças para confirmar a primeira posição de suas chaves. Outras 12 vagas na etapa de partidas eliminatórias ainda estão em aberto e serão decididas nas duas rodadas finais.

– Clique aqui e confira a classificação dos quatro grupos da Copa do Mundo de Basquete

Atuando em casa, o time espanhol garantiu sua passagem às oitavas de final depois de vencer a Seleção Brasileira na última terça-feira. Antes, Pau Gasol, Ricky Rubio e cia. já haviam triunfado sobre Irã e Egito e, com três vitórias em três jogos disputados, já tem sua sequência na competição assegurada. A equipe dirigida pelo técnico Juan Antonio Orenga fechará sua participação na primeira fase do Mundial frente à França, nesta quarta-feira, e Sérvia, no dia seguinte.

Grécia, do ala Papanikolau, é uma das quatro classificadas com duas rodadas de antecedências (FIBA/Divulgação)

Grécia, do ala Papanikolau, é uma das quatro classificadas com duas rodadas de antecedências (FIBA/Divulgação)

As outras três vagas do Grupo A estão praticamente nas mãos de Brasil, França e Sérvia. Com duas vitórias cada, as três seleções precisam de apenas um triunfo nos dois jogos restantes para confirmar a classificação. Caso vença seus dois compromissos, diante dos sérvios, nesta quarta-feira, às 13 horas (de Brasília), e do Egito, na quinta-feira, às 10h30 (de Brasília), a Seleção Brasileira ficará com a vice-liderança da chave.

– Entenda melhor a situação do Brasil no Grupo A

No Grupo B, a Grécia levou a melhor sobre Senegal, Filipinas e Porto Rico em seus três primeiros jogos na Copa do Mundo e carimbou o passaporte rumo às oitavas com antecedência. Sendo assim, a equipe fará os duelos com Argentina e Croácia sem responsabilidade e dependendo apenas de si para confirmar a liderança da chave.

Assim como no grupo do Brasil, a chave B também já tem seus outros três classificados praticamente definidos. Argentina, Croácia e a surpreendente seleção de Senegal precisam de apenas mais um triunfo para continuarem vivos no Mundial. Ainda sem vencer, Porto Rico ainda precisa vencer suas duas últimas partidas e torcer por uma combinação de resultados para chegar aos playoffs.

Sem tomar conhecimento de seus adversários no Grupo C, o selecionado dos Estados Unidos é outro já garantido nas oitavas de final. Com três tranquilas vitórias – apenas no primeiro tempo contra a Turquia os norte-americanos tiveram dificuldades –, a jovem equipe dirigida pelo técnico Mike Krzyzewski está com 100% de aproveitamento e, agora, jogará contra República Dominica e Ucrânia apenas para confirmar a liderança da chave.

Ala/pivô Kenneth Faried é um dos destaques da ótima campanha dos norte-americanos até o momento (FIBA/Divulgação)

Ala/pivô Kenneth Faried é um dos destaques da ótima campanha dos norte-americanos até o momento (FIBA/Divulgação)

Enquanto os Estados Unidos lideram com folga a chave, as outras cinco seleções brigam pelas três vagas restantes. Ucrânia e República Dominicana, com duas vitórias, estão em situação mais confortável. Finlândia e Turquia, que venceram apenas um jogo, farão um confronto decisivo nesta quarta-feira e quem perder praticamente dará adeus ao sonho da classificação. Até mesmo a Nova Zelândia, que ainda não venceu na competição, tem chances de ir às oitavas.

Por fim, o último time a garantir a classificação antecipada aos playoffs do Mundial foi a Eslovênia. Após triunfar sobre México e Austrália nas duas primeiras rodadas da competição, a equipe do Leste Europeu bateu a Coreia do Sul nesta terça-feira, somou seu terceiro resultado positivo em três jogos disputados e assegurou um dos quatro lugares do Grupo D nas oitavas de final.

Armador Goran Dragic foi decisivo para as três primeiras vitórias da Eslovênia (FIBA/Divulgação)

Armador Goran Dragic foi decisivo para as três primeiras vitórias da Eslovênia (FIBA/Divulgação)

Com campanhas idênticas, duas vitórias e uma derrota, Austrália e Lituânia ocupam a segunda e terceira colocações da chave, respectivamente – os representantes da Oceania levam vantagem no confronto direto -, e precisam apenas de mais um triunfo para se classificarem. Enquanto isso, México e Angola venceram apenas um de seus três compromissos e lutam pela última vaga do grupo.

Confira todos os resultados da rodada desta terça-feira da Copa do Mundo de Basquete:

– Grupo C
Ucrânia 64 x 58 Turquia
Estados Unidos 98 x 71 Nova Zelândia
República Dominicana 74 x 68 Finlândia

– Grupo D
Angola 55 x 79 México
Austrália 82 x 75 Lituânia
Coreia do Sul 72 x 89 Eslovênia

Confira os jogos das duas últimas rodadas da fase de classificação da Copa do Mundo de Basquete:

03/09 (quarta-feira)
– Grupo A
10h30 – Egito x Irã
13h – Brasil x França (SporTV)
17h – Espanha x França (SporTV)

– Grupo B
08h30 – Filipinas x Porto Rico
12h30 – Senegal x Argentina
15h – Croácia x Grécia (SporTV)

– Grupo C
10h – Nova Zelândia x Ucrânia
12h30 – Turquia x Finlândia
16h30 – Estados Unidos x República Dominicana

– Grupo D
08h30 – México x Austrália
12h30 – Eslovênia x Angola
15h – Lituânia x Coreia do Sul

04/09 (quinta-feira)
– Grupo A
10h30 – Brasil x Egito (SporTV)
13h – Irã x França
17h – Sérvia x Espanha (SporTV)

– Grupo B
09h – Senegal x Filipinas
13h – Croácia x Porto Rico
17h – Argentina x Grécia

– Grupo C
10h – Finlândia x Nova Zelândia
12h30 – Ucrânia x Estados Unidos (SporTV 3)
16h30 – Turquia x República Dominicana

– Grupo D
08h30 – Austrália x Angola
12h30 – Coreia do Sul x México
16h30 – Lituânia x Eslovênia