#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Isso é NBB

25-07-2015 | 08:11
Por Liga Nacional de Basquete

Representado por 9 dos 11 atletas da Seleção Brasileira campeã pan-americana, NBB se consolida como a principal competição da América Latina

Olivinha e Rafael Mineiro, da Seleção Brasileira

Seleção Brasileira do Pan tinha nove de 11 atletas do NBB (William Lucas/Inovafoto)

O basquete brasileiro foi muito, mas muito bem representado nesses Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com uma equipe formada quase toda por atletas que atuam no NBB, a Seleção Brasileira deu um show na quadra e faturou, com muito mérito, a medalha de ouro do Pan.

Da Seleção Brasileira convocada pelo técnico Rubén Magnano, oito dos 12 atletas atuavam no NBB. No decorrer da preparação para o Pan, o pivô JP Batista, que atuava no basquete francês, fechou com o Flamengo e passou a ser o nono elemento da competição brasileira na equipe.

Com o pedido de dispensa do armador Raulzinho, que foi atuar no Utah Jazz, da NBA, apenas o armador Rafael Luz e o pivô Augusto Lima, jogadores da Liga Endesa (Espanha), que não atuam no NBB.

Os pessimistas podem até dizer que o Brasil não enfrentou equipes que tinham em seus elencos atletas da NBA ou do alto escalão do basquete europeu. É verdade. Porém, a Seleção  mostrou muita força tática, técnica e física diante dos adversários do Pan. Venceu e convenceu em todas as partidas que disputou, incluindo a final contra os donos da casa, os canadenses, e a sempre forte equipe norte-americana na fase de classificação.

Vitor Benite, da Seleção Brasileira

Cestinha do Brasil no Pan, ala do Flamengo Vitor Benite mostrou a força do seu jogo (William Lucas/Inovafoto)

A conquista com a Seleção só ressalta a força do NBB no cenário internacional. “Campeão de tudo” nos últimos dois anos, as equipes do basquete brasileiro venceram as seis das últimas sete competições de clubes:

– Liga das Américas 2013 – Pinheiros

– Liga Sul-Americana 2013 – UniCEUB/BRB/Brasília
– Liga das Américas 2014 – Flamengo
– Copa Intercontinental 2014 – Flamengo
– Liga Sul-Americana 2015 – Paschoalotto/Bauru
– Liga das Américas 2015 – Paschoalotto/Bauru

Parabéns a todos os jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira, em especial, aos representantes do NBB: Léo Meindl, Rafael Hettsheimeir e Ricardo Fischer, do Paschoalotto/Bauru; Benite, Diego Falcão, JP Batista, José Neto e Olivinha, do Flamengo; Rafael Mineiro, da Winner/Limeira; Demétrius Ferracciú, do Minas Tênis Clube; Larry Taylor, do Mogi das Cruzes/Helbor;  e Marcus Toledo, do Pinheiros.