#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Já é inédito

24-04-2014 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Série entre Limeira e Mogi das Cruzes renderá ao NBB um semifinalista inédito: confira dados, informações e curiosidades sobre o confronto válido pelas quartas de final

Winner/Kabum/Limeira e Mogi das Cruzes/Helbor fizeram por merecer, realizaram façanhas inéditas em suas histórias no NBB e agora estão nas quartas de final do NBB. O vencedor desta série, que promete ser de arrepiar, renderá ao campeonato um semifinalista inédito, já que nenhum dos times já chegou à fase que antecede a grande decisão da competição.

Os limeirenses fizeram uma primeira fase de encher os olhos e a terminaram na quarta colocação, sua melhor posição em suas cinco temporadas no NBB. Desta forma, os comandados de Demétrius Ferracciú avançaram direto às quartas de final e podem fazer história mais uma vez ao chegar na semi.

Do outro lado está o Mogi, que em sua segunda participação no NBB, chegou pela primeira vez nas Finais e, literalmente, já “causou”. Nas oitavas de final, o time dirigido pelo técnico Paco García mostrou força e eliminou ninguém menos que o Pinheiros/SKY, por 3 a 1, e os deixou de fora das quartas pela primeira vez.

O expressivo triunfo sobre o atual vice-campeão da Liga das Américas nas oitavas de final ficou marcado na história do NBB. Pela primeira vez em todas as seis edições, um time que encerrou a fase de classificação na 12ª colocação chegou às quartas de final, mais uma façanha do time de Mogi das Cruzes.

E agora? Limeira faz valer o mando de quadra e chega pela primeira vez à semifinal? Ou o Mogi aprontará mais uma e conquistará a também inédita vaga? Vale a pena conferir!

Confira informações e curiosidades sobre o confronto quartas de final entre Limeira e Mogi das Cruzes:

Um dos destaques do Mogi e reboteiro das Finais do NBB6, pivô Daniel Alemão atuou no Limeira nas últimas 3 temporadas (João Pires/LNB)

Um dos destaques do Mogi e reboteiro das Finais do NBB6, pivô Daniel Alemão atuou no Limeira nas últimas 3 temporadas (João Pires/LNB)

Novo reencontro
Natural de Limeira (SP), o pivô Daniel Alemão, um dos destaques da bela campanha do Mogi das Cruzes, defendeu as cores da equipe de sua terra natal nas três últimas edições do NBB e fará sua segunda partida contra seu ex-companheiros. O primeiro reencontro foi no segundo turno da atual temporada, em que o anotou cinco pontos e três rebotes, em 20 minutos em quadra.

O garrafão é com ele
Falando em Daniel Alemão, o pivô é o jogador com a maior média de rebotes das Finais do NBB6, com  10,7 sobras por jogo.

Gringos de Limeira

-Defendendo o Limeira desde 2010, o dominicano Ronald Ramon é o cestinha do time da história dos playoffs do NBB.  Até hoje, o jogador disputou 15 jogos disputados por ele, e obteve média de 16,0 pontos por partida.

-David Jackson disputou todos os 32 jogos do Limeira na fase de classificação, e foi o segundo jogador com mais pontos (643), além de ser também o terceiro melhor em eficiência na primeira fase (20,4). Além disso, o camisa 32 foi o 11º jogador com mais bolas para 3 pontos (69), porém, apesar do número não tão alto, seu aproveitamento é o melhor dentre os 15 jogadores com mais bolas de longa distância na competição (48,2%).

David Jackson, do Limeira, e B. Simões, do Mogi

David Jackson foi destaque das duas vitórias do Limeira sobre Mogi na primeira fase do NBB6 (JB Anthero/Divulgação)

Vantagem de Limeira
Os dois times se enfrentaram por quatro vezes na história do NBB. Limeira leva vantagem com três vitórias, contra apenas uma dos mogianos.

Soberano
Limeira e Mogi das Cruzes jogaram duas vezes pela atual temporada, com duas vitórias para a equipe limeirense (81 x 67 em casa, e 78 x 67 em Mogi).

1.500
Se fizer 24 pontos no decorrer da série, o ala Renato Lamas, do Limeira, atingirá a marca de 1.500 pontos em sua trajetória no NBB.

Já está na história
Em seu primeiro ano de playoff, o Mogi das Cruzes já fez história. Após vencer o Pinheiros nas oitavas, a equipe do Alto Tietê é a primeira 12º segundo colocada da fase de classificação a chegar às quartas de final na história do NBB.

Novidade
Além de fazer história como primeiro 12º colocado a chegar nas quartas, o Mogi das Cruzes também venceu sua primeira série de playoff em sua trajetória no NBB e, consequentemente, participará pela primeira vez das quartas de final do maior campeonato do basquete brasileiro.

Por uma primeira vez

Limeira foi às Finais nas cinco edições do NBB em que participou, porém, não conseguiu vencer nenhuma série de playoff sequer, e agora, diante do Mogi, vai em busca de seu primeiro êxito em um confronto de pós-temporada.

Semifinalista inédito
Nesta temporada, o NBB terá um novo semifinalista. A novidade ficará sairá do confronto quartas de final entre Limeira e Mogi, equipes nunca chegaram à fase que antecede a grande Final do campeonato.

Caras novas
Comparando os quadrifinalistas da última temporada e desta, apenas Limeira de Mogi das Cruzes aparecem como times diferentes. Fora eles, Flamengo, Paulistano, Brasília, São José, Bauru e Franca marcaram presença nas quartas do último NBB.

Falho nos Jogos 5

Nos últimos três anos, Limeira foi eliminado dos playoffs no quinto e decisivo jogo das respectivas séries. Nestas três oportunidades, a equipe do interior paulista estava jogando fora de casa e terminou a partida com 767877 pontos, respectivamente.

Ginásio Professor Hugo Ramos

O Mogi não sabe o que é perder no Ginásio Professor Hugo Ramos há cinco partidas (Cleomar Macedo/Helbor)

Caldeirão
Levando em consideração o final da fase de classificação mais os jogos contra o Pinheiros nas oitavas, o Mogi das Cruzes está com cinco vitórias consecutivas jogando diante de sua torcida.

Patrocínio renovado
Mesmo antes do início das quartas de final, o Mogi já tem motivos para comemorar. Na última quarta-feira, a patrocinadora master da equipe, a Helbor, satisfeita com os resultados, renovou seu vínculo com o clube por mais duas temporadas.

Terminou muito bem

Limeira, por sua vez, também terminou a fase de classificação com uma boa sequência de vitórias em casa. Nos últimos quatro jogos no “Vô Lucato”, os comandados do técnico Demétrius Ferracciú saíram de quadra como a vitória em todos.

Após 45 dias se recuperando de lesão, Hélio está de volta ao Limeira (Fábio Menotti/Divulgação)

Após 45 dias se recuperando de lesão, Hélio está de volta ao Limeira (Fábio Menotti/Divulgação)

Retorno às quadras
Após perder os últimos oito jogos por conta de uma lesão de ligamento no joelho direito, o armador Helio, do Limeira voltará às quadras na série contra o Mogi das Cruzes. O atleta terminou a fase de classificação do NBB6 com médias de 11,6 pontos e 2,6 de assistências. Hélio jogou todas as finais de todas as edições do nacional, sendo quatro pelo Flamengo e uma por Limeira.

Cuidadosos
Limeira entra na fase quartas de final como time que menos comete erros na sexta edição do NBB, com média de apenas 8,8 desperdícios por jogo.

Gatilho pra 3!!!
A equipe da cidade de Limeira terminou a primeira fase do NBB6 com o melhor aproveitamento em bolas para 3 pontos (41,0%).

Melhorou muito
Após terminar a fase de classificação com média de 80,3 pontos por jogo (8ª melhor marca do campeonato), o Mogi das Cruzes entra na fase quartas de final com média de 85,7 pontos por jogo, melhor ataque das Finais do NBB6.

Ótimo retrospecto
Limeira já disputou oito jogos em seus domínios válidos pelas Finais do NBB na sua história e o retrospecto é muito favorável, são seis vitórias e apenas duas derrotas.

Paredão
Limeira terminou a fase de classificação do NBB6 com média de 73,4 pontos sofridos por jogo, números que dão ao time limeirense a melhor defesa da sexta edição do campeonato.

Limeira tem a melhor defesa da temporada 2013/2014 do NBB, com média de 73,44 tentos sofridos por jogo (JB Anthero/Divulgação)

Limeira chega para as quartas de final tendo a melhor defesa da sexta edição do NBB (JB Anthero/Divulgação)