#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Já é Playoffs

25-03-2019 | 08:20
Por Liga Nacional de Basquete

Na briga direta pelo G-8, Corinthians e Botafogo se enfrentam em busca do mando de quadra nas oitavas de final; partida será transmitida pelo BandSports

Depois de cinco meses de partidas disputadas, chegamos à última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA 2018/2019. Os doze times classificados aos playoffs já estão definidos, mas as posições não: apenas três equipes sabem sua colocação final.

A disputa mais acirrada está no meio da tabela. Com o Paulistano/Corpore confirmado na quinta colocação, quatro equipes disputam as outras três colocações do G-8, que garante a vantagem do mando de quadra na série melhor de três partidas nas oitavas de final.

Nesta terça-feira (26/03), as sete partidas da última rodada acontecerão ao mesmo tempo. Uma dessas partidas será entre Corinthians (8º) e Botafogo (6º), duas equipes que estão diretamente envolvidas na briga pelas oito primeiras colocações.

Já em clima de playoffs, esse confronto mais do que direto será realizado na casa do alvinegro da capital paulista, o Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no BandSports.

Em boa fase, com duas vitórias nos últimos dois jogos, o Corinthians ocupa a oitava colocação, com campanha de 11 triunfos em 25 oportunidades (44% de aproveitamento). O clube do Parque São Jorge depende apenas de si para permanecer no G-8 e, quem sabe, ganhar umas colocações.

+Classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Uma simples vitória já garante no mínimo a sétima colocação. Para terminar em sexto, precisa torcer por uma derrota do Sendi/Bauru Basket e vencer o confronto contra o Botafogo por 15 ou mais pontos.

Já em caso de derrota, ficará em oitavo com um tropeço do Life Fitness/Minas. A única maneira da equipe paulista não terminar no G-8 será com um resultado negativo e vitórias de Minas e Bauru.

“O jogo é fundamental para nossas pretensões no campeonato e para atingir nosso objetivo inicial, que era terminar no mais alto possível da classificação. É um confronto direto. Nosso time está bem confiante, estamos vindo de duas vitórias importantes, e principalmente já pensando nos playoffs já. Então esperamos uma vitória amanhã, para manter a confiança e deixar a equipe com mais cara de playoff”, disse Bruno Savignani, treinador do Corinthians.

Bruno Savignani confia no bom momento do Corinthians para permanecer no G-8 (Beto Miller/Corinthians)

O mando de quadra na primeira rodada dos playoffs é ainda mais essencial por se tratar de uma série melhor de três partidas. Ficar entre os oito primeiros garante a decisão em casa, pois a equipe com a vantagem jogará em casa nos Jogos 2 e 3.

“A gente sabe da importância do jogo, principalmente para a gente conseguir terminar a fase de classificação entre os oito e conseguir ter a vantagem do mando de quadra nesse primeiro playoff. Jogar em casa, ao lado da nossa torcida, é muito importante e pode fazer muita diferença na série, ainda mais por serem apenas três partidas”, completou o comandante.

Glorioso cheio de confiança para o duelo    

Do outro lado, o Botafogo chega para a partida contra o Corinthians com a confiança lá em cima. Isso porque o time comandado pelo treinador Léo Figueiró vem de uma grande vitória sobre o Paulistano/Corpore, fora de casa, por 104 a 100.

Na sexta colocação, com 12 vitórias e 13 derrotas (48% de aproveitamento), o Glorioso precisa de um triunfo simples para se manter na posição e garantir o mando de quadra na primeira fase dos playoffs.

“Vai ser uma última rodada com grandes possibilidades para quase todas as equipes. Do mesmo jeito que é muito importante para nós, será para o Corinthians também. Esperamos um jogo muito equilibrado, eles cresceram na reta final do campeonato. O Bruno é um grande treinador e está confirmando isso nesse atual trabalho. Será um jogo de xadrez, eles vão tentar anular nossos pontos fortes, assim como nós também. É um jogo de playoffs, assim como foi contra o Paulistano”, afirmou Léo Figueiró, treinador do Botafogo.

Depois de grande vitória sobre o Paulistano, Botafogo garante sexta colocação com mais um triunfo (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)

Em caso de derrota, são várias as possibilidades de colocação. Para permanecer em sexto, terá que torcer por derrotas de Bauru e Minas, além de perder por uma diferença de até 14 pontos – derrota por 15 ou mais garante a sétima colocação nesse cenário. Ficará em oitavo caso o Minas perca e só o Bauru vença.

O único jeito de ficar fora do grupo dos oito primeiros será com um resultado negativo, somado a vitórias de Bauru e Minas. Com tantas possibilidades em jogo, Léo Figueiró comentou sobre a importância de garantir o mando de quadra para os playoffs, que terá a primeira rodada mais curta que as outras fases.

“Uma série melhor de três é um playoff meio traiçoeiro. Você não tem tempo para muitos deslizes, ao contrário de uma série mais longa, de cinco ou sete jogos, em que você tem uma gordura maior para poder correr atrás. Então você tem que começar firme e o mando de quadra é fundamental, por estar mais ambientado nesse momento decisivo”, finalizou o treinador do Glorioso.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.