#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

Janeth é Hall da Fama

27-03-2019 | 11:36
Por Liga Nacional de Basquete

Campeã mundial pela Seleção Brasileira, Janeth Arcain é indicada ao Hall da Fama da FIBA

Uma grande estrela basquete brasileiro ganhou um reconhecimento único. Na última terça-feira, a ex-jogadora Janeth Arcain, que brilhou com a camisa da Seleção Brasileira e até na WNBA, foi uma das 11 indicadas ao Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional) na classe de 2019.


Com a indicação ao Hall da Fama, Janeth passou a integrar um seleto grupo de brasileiros que também fazem parte do “time de lendas” do basquete mundial, que conta com Ubiratan Maciel, Hortência Marcari, Oscar Schmidt, Amaury Pasos e Magic Paula.

“Fiquei muito feliz e lisonjeada com este reconhecimento, pois estar neste seleto grupo de jogadores brasileiros que já estão no Hall da Fama é muito gratificante. Sem contar os demais, de outros países”, comentou Janeth.

“Foram 24 anos de muita dedicação ao basquete e essa condecoração demonstra que tudo valeu a pena, que com certeza eu faria tudo de novo”, complementou a ex-jogadora.

Entre tantas conquistas, Janeth possui um título Mundial e duas medalhas olímpicas pela Seleção Brasileira (Divulgação/A Tarde)

Pela Seleção Brasileira, Janeth acumulou inúmeras conquistas na melhor época do basquete feminino na história. Foram cinco títulos Sul-Americanos (1989, 1991, 1993, 1995 e 1999), um ouro Pan-Americano (Havana 1991), duas medalhas olímpicas (bronze em Atlanta 1996 e prata em Sidney 2000) e o épico título do Mundial de 1994 na Austrália.

Em sua carreira por clubes, Janeth defendeu o Higienópolis (SP), BCN (SP), Cica/Divino/Jundiaí (SP), Constecca/Sedox (SP), Leite Moça/Sorocaba, Arcor/Santo André (SP), Vasco da Gama (RJ), São Paulo/Guaru (SP), Houston Comets (WNBA), Unimed/Ourinhos (SP) e Ros Casares Valencia (Espanha).

Além de Janeth, os demais atletas selecionados para o Hall da Fama na classe de 2019 foram: Margo Dydek (Polônia – póstumo), Atanas Golomeev (Bulgária), Alonzo Mourning (Estados Unidos), Fabricio Oberto (Argentina), Jose “Piculin” Ortiz (Porto Rico), Mohsen Medhat Warda (Egito) e Jiri Zidek (República Tcheca). Já entre os técnicos, foram indicados Natalia Hejkova (Eslováquia), Bogdan Tanjevic (Montenegro) e Mou Zuoyun (China – póstumo).

A Classe de 2019 será incluída no Hall da Fama da FIBA durante uma cerimônia especial que acontecerá em Pequim, na China, no dia 30 de agosto, na véspera do início da Copa do Mundo. Além disso, os novos integrantes serão apresentados no intervalo do jogo de abertura da competição, também em Pequim, no dia 31 de agosto.