#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Jogo da vida

24-09-2014 | 06:45
Por Liga Nacional de Basquete

Peça importante do Flamengo e MVP da Final do NBB6, Meyinsse disputará contra o Maccabi Tel-Aviv, na Copa Intercontinental, os jogos mais importantes de sua carreira

Com longa carreira pela frente, ainda que já possua diversos triunfos em seu currículo, inteligente dentro e fora das quadras, Meyinsse pode adicionar no próximo final de semana mais uma grande conquista em sua trajetória no basquete, possivelmente a maior de todas.

+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental

Filho de pai ganês professor de matemática e de mãe jamaicana professora de economia, o pivô norte-americano Jerome Meyinsse tinha tudo para seguir a carreira acadêmica. Enquanto atuou pelo basquete da Universidade de Virginia, o atleta de 2,07m também estudava para se graduar em economia com especialização em matemática.

O economista de 2,07 vai disputar contra o Maccabi, na Copa Intercontinental, as partidas mais importantes de sua carreira (Marco Aurélio/Divulgação)

O economista de 2,07m vai disputar contra o Maccabi, as partidas mais importantes de sua carreira (Marco Aurélio/Divulgação)

Mesmo já formado em economia, Meyinsse teve que dividir atenções entre convites de outras grandes universidades para o gigante inteligente se pós graduar e também com sua inscrição para o Draft de 2010. Mesmo não sendo selecionado por nenhuma franquia da NBA, o pivô rejeitou todas as propostas universitárias e decidiu se focar totalmente no esporte da bola laranja.

A cada ano que passa a decisão de Meyinsse de seguir com sua carreira no basquete se mostra mais certeira. O pivô seguiu para o basquetebol sul-americano e está construindo uma carreira vitoriosa longe de seu país natal.

Apesar de ser jovem e ser um grande jogador, Meyinsse dificilmente terá a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo pelo selecionado dos Estados Unidos. Com isso, será contra o Maccabi Tel Aviv, na Copa Intercontinental, a grande chance do pivô rubro-negro, de 25 anos, entram em quadra e conquistar um título Mundial.

“As duas partidas contra o Maccabi serão as mais importantes da minha carreira. Me preparei durante todo o período de férias para chegar ao Brasil e estar totalmente capaz de entrar em quadra e poder vencer um título mundial. Fico muito feliz por ter essa oportunidade em minha carreira e tenho certeza que vou entrar em quadra e dar o meu melhor”, declarou o pivô flamenguista.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Hoje companheiros de time, Meyinsse e Laprovittola foram rivais no basquete argentino (Divulgação)

Hoje companheiros de time, Meyinsse e Laprovittola foram rivais no basquete argentino (Divulgação)

Ainda que tenha somente 25 anos, o pivô norte-americano começou sua coleção de título importantes em sua carreira ainda no Regatas Corrientes, da Argentina. Sendo um dos protagonistas do time dirigido pelo técnico Nicolas Casalanguida, Meyinsse conquistou o título do Campeonato Argentino na temporada 2012/2013 e ainda se sagrou campeão da Liga Sul-Americana 2012.

Depois de breve passagem pela Venezuela, o pivô de 2,07m desembarcou no Brasil para defender as cores do Flamengo e foi um sucesso, conquistando o título do campeonato estadual, vencendo a Liga das Américas 2014 e também levantando o troféu da sexta edição do principal campeonato de basquete do Brasil.

Logo em seu primeiro ano no Brasil, além de vencer todos os campeonatos que o Flamengo disputou, Meyinsse foi eleito o MVP da Final do NBB6. Além disso, foi selecionado para o Jogo das Estrelas, ficou em quarto lugar na votação para melhor estrangeiro e em quinto na eleição do melhor pivô do campeonato nacional.

Os títulos e marcas conquistadas em sua curta carreira não são mero acaso. Meyinsse realmente demonstra toda inteligência dentro de quadra e também mostra que é o típico jogador que se pode confiar nos momentos e jogos mais críticos. As estatísticas do pivô norte-americano crescem em partidas decisivas.

Atuando por quatro temporadas na Universidade de Virginia, que disputa uma das conferências mais fortes do basquete universitário norte-americano, ao lado das tradicionais Duke e North Carolina, as ótimas atuações de Meyinsse em grandes partidas vêm desde esta época. Mesmo já eliminados da segunda fase do basquete universitário, Meyinsse teve contra Duke sua melhor partida em pontos de sua carreira em Virginia. Naquela ocasião, apesar de sair de quadra com derrota, o ex-pivô de Virginia terminou com 21 pontos e mais sete rebotes.

Já com a camisa do Flamengo, esse cenário não mudou. Entre diversas grandes atuações do pivô pela equipe rubro-negra, as melhores são em jogos considerados chaves para sua equipe. A 17ª rodada do NBB6 marcou a reedição da Final da quinta edição do NBB entre Uberlândia e Flamengo, finalizada com a equipe carioca campeã. Nesta partida, mais uma vez vencida pelo time carioca, Meyinsse terminou o jogo com aproveitamento perfeito, arremessando nove bolas e acertando todas, e também sendo perfeito nos tiros de lance livre, sete de sete, resultando 25 pontos

Na Final da Liga das Américas 2014, contra o Pinheiros/SKY, novamente Meyinsse teve um dos melhores desempenhos em quadra e foi um dos protagonistas da conquista do Flamengo.  Com 18 pontos e sete rebotes recuperados, o pivô rubro-negro só não teve melhor desempenho do que o ala Marcelinho Machado, que marcou 24 pontos e terminou como MVP da competição.

Voltando para o NBB, mais duas atuações maiúsculas de Meyinsse em sua primeira temporada com a camisa rubro-negra. Primeiro, na quarta partida da série semifinal frente ao Mogi das Cruzes/Helbor, o jogador registrou expressivos 34 pontos em 41 tentados (82,9% de aproveitamento). Depois, na decisão da competição, contra o Paulistano/Unimed, o norte-americano terminou como cestinha do Flamengo, ao lado de Marcelinho, com 16 pontos, e foi nomeado o MVP da Final, sendo o primeiro estrangeiro da história a conseguir tal feito.

Na quarta partida da série semifinal do NBB6 entre Flamengo e Mogi das Cruzes, Meyinsse anotou 34 pontos e além de ajudar sua equipe a conquistar a vaga para Final, o pivô também bateu seu próprio recorde de pontos em uma partida do NBB (João Pires/LNB)

Na quarta partida da série semifinal contra Mogi das Cruzes, Meyinsse ajudou sua equipe a conquistar a vaga para a Final do NBB6 e também bateu seu próprio recordes de pontos em uma partida do NBB (João Pires/LNB)

“Não sou só eu que gosto de jogar esses tipos de jogos, todo atleta de basquete espera a oportunidade de jogar partidas desse nível. Eu me preparo mentalmente para sempre entrar e dar meu melhor para que quando o time precisar de mim eu possa estar apto. É esse tipo de jogo que me faz ser um jogador de basquete”, declarou Jerome Meyinsse.

Apesar de toda competência de Meyinsse para atuar em grandes jogos, o Flamengo possui um elenco de alto nível, contendo quatro jogadores que disputaram a Copa do Mundo de Basquete, Laprovittola, Marcelinho Machado, Marquinhos e Walter Hermmann, e mais quatro atletas, além do técnico José Neto, que disputaram o Sul-Americano pela Seleção Brasileira, Gegê, Benite, Olivinha e Felício. Com isso, a torcida rubro-negra pode confiar que outros atletas podem também ter atuações magníficas e ajudar o clube carioca ao título Mundial.

“Nosso elenco está pronto para a Copa Intercontinental. Temos quatro jogadores que estiveram na Copa do Mundo de Basquete e que já estão preparados para entrar em quadra e jogar em alto nível”, disse o camisa 55 do Flamengo.

Perdendo apenas os pivôs Shilton, Washam e Douglas, o Flamengo se reforçou com a contratação medalhista olímpico Walter Herrmann e manteve sua base para a disputa da Copa Intercontinental e dos demais torneios importantes que o clube carioca participará na temporada 2014/2015. A equipe ainda acertou a contratação pontual do também norte-americano Derrick Caracter.

“O entrosamento da nossa equipe vai ajudar muito a gente dentro de quadra. Mesmo sem muito tempo para treinarmos juntos neste inicio de temporada, já sabemos a característica de cada um dos jogadores, isso ajuda muito a gente”, concluiu o MVP da Final do NBB6.

Com 16 pontos e mais sete rebotes, o pivô Jerome Meyinsse, do Flamengo, foi nomeado o MVP da Final do NBB6 (Ricardo Ramos/LNB)

Com 16 pontos e mais sete rebotes, o pivô Jerome Meyinsse, do Flamengo, foi nomeado o MVP da Final do NBB6 (Ricardo Ramos/LNB)

A Copa Intercontinental

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.

Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.

Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.