#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo duro

29-04-2013 | 10:28
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de virada sobre Limeira nas oitavas, Pinheiros recebe Uberlândia e inicia disputa das quartas de final do NBB

Nas duas partidas da primeira fase, o Uberlândia, de Robert Day e Cipolini, venceu o Pinheiros, de Shamell (João Pires/LNB)

Sexto colocado na fase de classificação do NBB 2012/2013, o Pinheiros/SKY não teve vida fácil para chegar às quartas de final da competição. Após estar atrás por dois jogos a zero, o clube da capital paulista virou a série para cima do Winner/Kabum/Limeira e se manteve vivo na briga pelo título do maior campeonato de basquete do país. Agora, o adversário será o Unitri/Universo e a abertura do confronto que vale vaga nas semifinais será nesta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

Além da dura série contra o esquadrão limeirense, o time comandado por Cláudio Mortari conquistou recentemente o título da Liga das Américas 2013. Desta maneira, com partidas do NBB e do torneio continental simultâneas, a equipe pinheirense disputou oito partidas nos últimos 18 dias. Porém, o cansaço fica longe de ser usado como desculpa pelos jogadores, que preferem enaltecer o time pelo primeiro trofpeu continental de sua história e também pela incrível reação no confronto contra Limeira.

“Temos que continuar com essa nossa pegada. Eu acredito que serão jogos duros. Eles têm dois grandes pontuadores, o Robert Day e o Robby Collum (ambos norte-americanos). Vamos tentar diminuir o volume de pontuação deles. A gente sabe que enfrentaremos um time qualidade, mas sabemos da nossa força também. Estamos prontos”, explicou o norte-americano Shamell, grande destaque do Pinheiros na virada sobre Limeira e também no título da Liga das Américas.

Enquanto o time da capital paulista passou por uma verdadeira “maratona” de jogos, os representantes do Estado de Minas Gerais tiveram pouco mais de duas semanas de preparação para o confronto. Dono da terceira colocação na fase inicial do NBB, a equipe de Uberlândia garantiu o direito de avançar de forma direta à fase de quartas de final.

“O Uberlândia é uma equipe que vem muito descansada, analisando todos os jogos. A gente vem com moral por ter virado uma seria que perdíamos por 2 a 0. Vamos pegar um time totalmente descansado e a fim de ganhar da gente, porque somos campeões da América e, com um título, desses todo mundo vem querendo ganhar. Serão jogos muito equilibrados e espero que a nossa estrela possa brilhar mais uma vez”, afirmou o experiente ala Márcio Dornelles.

Nas duas partidas da fase de classificação entre as equipes, os uberlandenses saíram vencedores. No primeiro turno, os representantes do Estado de Minas Gerais levaram a melhor, mesmo atuando na cidade de São Paulo, pelo placar de 92 a 87. Depois, na segunda metade do campeonato, os comandados de Mortari fizeram jogo duro em solo mineiro, mas foram os donos da casa que triunfaram, por 91 a 87.

“Chegamos com aquele estado de espírito de sempre. Temos humildade para reconhecer a potencialidade do adversário, mas ao mesmo tempo temos consciência do equilíbrio deste confronto. Sabemos que qualquer um pode ganhar, já que o nível técnico é muito equilibrado. Estamos muito motivados e sabemos que cada jogo será o jogo de nossas vidas”, disse o técnico do time do triângulo mineiro, Hélio Rubens.

Para a série diante do Pinheiros, o time da cidade de Uberlândia pode ter uma novidade. Depois de passar por um grande susto, ao sofrer uma pancada na cabeça durante um treinamento, o armador Helinho apresenta uma significativa melhora e inclusive já realizou dois treinamentos com seus companheiros. A participação do jogador na partida será decidida após uma consulta com um médico especialista neste tipo de lesão.

“O Helinho está bem melhor. Ele já fez dois treinos com o time, mas ainda não tem o aval médico para participar. Nesta segunda-feira, ele irá a um médico especialista neste caso em São Paulo e pode ser que ele receba autorização para jogar. Ele ainda está com parte da face paralisada, mas isso vai melhorando pouco a pouco”, completou o comandante uberlandense, que ainda afirmou que todos os outros jogadores do time estarão à disposição para o jogo desta segunda-feira.

Depois do confronto na capital paulista, a série seguirá para o Estado de Minas Gerais para a realização dos jogos de número dois e três. As partidas serão realizadas na próxima quinta-feira (02/05) e no próximo sábado (04/05), respectivamente, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.

Confira todos os jogos da série:

Unitri/Universo (3º) x Pinheiros/SKY (6º)
29/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
02/05 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas
04/05 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05* – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas

*Se necessário