#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Jogo histórico

24-01-2011 | 02:22
Por Liga Nacional de Basquete

LNB promove, no Jogo das Estrelas, um reencontro entre os ídolos do Sírio e do Monte Líbano contra um combinado com os grandes nomes do basquete de Franca

O Jogo das Estrelas do NBB já é um evento esperado por todos os fãs do basquete nacional. Os Torneios de Enterradas e 3 Pontos já tradicionais, e o evento principal, que neste ano colocará frente a frente as estrelas brasileira contra as estrangeiras, fazem a festa do público. Além disso, o Jogos dos Veteranos sempre reúne grandes nomes da história do basquete.

Nesta edição do Jogo das Estrelas, a Liga Nacional de Basquete (LNB) promoverá a reedição de um grande clássico do nosso basquete. Os ex-jogadores do Sírio e Monte Líbano, clubes paulistanos que fizeram história na modalidade, enfrentarão os ídolos do basquete de Franca.

O combinado Sírio/Monte Líbano terá na equipe os armadores Nilo e Danilo, os alas Vanderlei, Zé Geraldo, Paulinho Esteves, Luiz Felipe e Márcio Azevedo e o lendário pivô Marquinhos. Todos eles serão comandados pelo técnico Cláudio Mortari, que marcou época na conquista do título mundial de 1979, com o Sírio.

“É uma alegria muito grande participar desta partida, pois sempre houve uma rivalidade muito grande entre Sírio e Monte Líbano e agora vamos jogar juntos. Depois de 23 anos estou voltando à cidade de Franca. O último título do Sírio nós conquistamos lá. Vai ser uma bonita festa”, disse Marquinhos.

O ala Vanderlei elogiou a iniciativa e destacou a importância de trazer a história do basquete para os jovens. “Achei essa uma iniciativa muito legal. A grande maioria dos jovens que jogam o NBB talvez nem saibam a história que esses clubes têm. Lembrar da história e saber como as coisas surgiram é importante para essa garotada”, declarou o ex-jogador do Monte Líbano.

Os francanos também montaram um time fantástico, cheio de estrelas da história do basquete da cidade. Os armadores Guerrinha, Fantinha, Raul, Demétrius, Fausto, Totô e Hélio Rubens, mais os alas Fernando Minucci e Chuí e os pivôs Edu Mineiro, Janjão, Vargas e Robertão farão parte da equipe. O ex-pivô Paulão Berguer será o técnico.

“Participar da festa com meus ex-amigos de quadra vai ser muito legal. Eu não jogo desde que eu parei, a não ser em poucas ocasiões, mas será um prazer jogar com os amigos”, disse Guerrinha.

Demétrius destacou a oportunidade de retornar a Franca, onde ganhou muitos títulos como jogador. “Vai ser muito bom poder reviver tudo isso e dentro de uma cidade que praticamente me revelou para o basquete. Vou poder rever vários amigos, e o que fica no meio do basquete é sempre essa amizade”, ressaltou Demétrius.

Esse clássico do basquete brasileiro será disputado na sexta-feira (28/01), às 21h, após o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas. No sábado (29), o principal evento do Jogo das Estrelas do NBB será a disputa entre o NBB Brasil contra o NBB Mundo, que será realizado às 10h, com transmissão ao vivo da TV Globo.