#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O que estáem jogo?

23-11-2018 | 10:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com objetivos e campanhas diferentes, Joinville e Brasília se enfrentam nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo no FoxSports

Nesta sexta-feira (23/11), Joinville/AABJ e Universo/Caixa/Brasília se enfrentarão pelo NBB CAIXA 2018/2019, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 21h10, com transmissão ao vivo do FoxSports.

O duelo vale muito para as duas equipes. O time catarinense busca se firmar de vez na parte de cima da tabela, enquanto o clube da capital federal tenta se reabilitar para embalar na competição nacional.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

 Com duas vitórias nos últimos dois jogos, sobre Basquete Cearense (72 a 59) e Sendi/Bauru Basket (89 a 56), o Joinville contará com o apoio de seu torcedor para alcançar o terceiro resultado positivo consecutivo na atual edição do NBB CAIXA.

Na sétima colocação, com campanha de quatro vitórias e quatro derrotas (50% de aproveitamento), o time comandado pelo técnico Daniel Lazier, caso vença o Brasília, pode subir mais na classificação e ficar em uma colocação confortável segundo as pretensões da equipe, que foi aumentando com o passar dos jogos.

“Uma vitória nos coloca em uma situação bem confortável para as nossas pretensões. Começamos o campeonato com a intenção de não sermos rebaixados, depois de alguns jogos mudamos o foco para uma classificação na 11ª ou 12ª colocação, com vaga nos playoffs, que ainda é o nosso objetivo. Mas hoje, no primeiro turno, devido a alguns bons resultados, estamos sonhando, sim, com um lugar entre os oito primeiros”, afirmou o comandante do Joinville.

Já o Brasília não começou a competição da maneira esperada, com apenas um triunfo em nove oportunidades (12,5% de aproveitamento). Na última colocação do campeonato, o time do técnico André Germano precisa se recuperar o mais rápido possível para sair da zona perigosa.

O duelo contra o Joinville pode ser o início dessa recuperação do clube da capital federal: uma vitória faz o Brasília ultrapassar o Basquete Cearense e sair da lanterna da competição.

Jogo coletivo x gatilho afiado

Contra o Bauru, onze dos doze jogadores de Joinville pontuaram na partida (Lucas Alvarez/Joinville)

A campanha de Joinville até agora surpreendeu muita gente. Após um início muito forte no Rio de Janeiro, com dois triunfos, sobre Botafogo e Vasco, e uma derrota por apenas um ponto para o poderoso Flamengo, o time catarinense passou por uma oscilação, mas já retomou o caminho das vitórias.

O principal ponto forte da equipe nesse início de temporada, segundo o treinador Daniel Lazier, é o jogo coletivo. Sem ter um grande cestinha no elenco, a força do conjunto vem fazendo a diferença nos treinamentos e nas partidas.

“Nosso principal mérito nesse início de temporada é o coletivo. A gente tem tido alguns destaques individuais, mas nenhum grande destaque, não temos um grande cestinha. Então vale muito a dedicação dos meninos nos treinos, que reflete em boas atuações coletivas nos jogos”, avaliou Daniel Lazier.

Na última partida contra o Pinheiros, Brasília não contou com Zach Graham e foi derrotado (Lucas Guanaes/Divulgação)

O Brasília, adversário desta sexta-feira, não vive um bom momento e permanece com apenas um êxito no campeonato, na última colocação. Mas, para o treinador de Joinville, a partida será complicada, devido aos bons arremessadores e a experiência da equipe candanga.

“A classificação de Brasília não está muito boa, mas a equipe vem melhorando o rendimento nos últimos jogos. Na partida contra o Pinheiros acredito que foram abaixo devido à ausência do Zach Graham, cestinha do campeonato. É um time bem perigoso, com muita experiência e grandes arremessadores de 3 pontos, precisamos tomar cuidado com isso”, disse o treinador da equipe catarinense.

E o comandante do Joinville tem razão. Mesmo com a campanha abaixo das demais, o Brasília possui o sexto melhor ataque do NBB CAIXA 2018/2019, além de ser a quarta equipe que mais converte bolas de 3 pontos na competição.

Com destaque para o norte-americano e cestinha da temporada Zach Graham, que não atuou na última partida contra o Pinheiros,  o time candango aposta na experiência de seu elenco, que conta com nomes de peso como Nezinho, Ricky Sánchez e Windi Graterol.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.