#JOGAJUNTO

NBA

Laço de valor

17-10-2015 | 10:47
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru nos EUA, Flamengo x Orlando Magic no RJ e Brasil em alta no mapa mundial do basquete: parceria entre LNB e NBA só faz crescer a modalidade no país

Rafa Luz, do Flamengo, e Shabazz Napier, do Orlando Magic

Duelo entre Flamengo e Orlando Magic encerrou uma série de três amistosos entre Brasil e NBA no mês de outubro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

No final de 2014, uma parceria pioneira entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e NBA (National Basketball Association) foi firmada e com ela a metade de ajudar a desenvolver o basquete brasileiro foi traçada. Os resultados da união vêm sendo notados pouco a pouco e o reconhecimento da tão almejada evolução vem se expandindo não só localmente, mas também internacionalmente.

Em meio a toda sua estrutura, atrações e participação ativa de seus profissionais nos diversos eventos realizados pela LNB, a liga norte-americana tem promovido uma série de atividades envolvendo os clubes brasileiros e colocou o basquete brasileiro em um patamar de importância mundial nunca antes visto por aqui.

Neste sábado, com o duelo entre Flamengo e Orlando Magic, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o primeiro entre uma equipe brasileira e uma de NBA realizado em solo verde-amarelo na história, chegou ao fim uma série de três partidas entre times verde-amarelos contra franquias da liga norte-americana, iniciada com os jogos do Paschoalotto/Bauru nos Estados Unidos no mês de outubro, contra o New York Knicks e Washington Wizards.

“Pra nós foi incrível ter o Bauru em Nova York para disputar uma partida da pré-temporada contra os Knicks, no Madison Square Garden. A nossa parceria com a LNB visa elevar o basquete no Brasil e isso ajuda muito, foi uma oportunidade muito importante. Nos Estados Unidos o Bauru pôde ver de perto um pouco da prática, um pouco de como funciona a NBA, ficamos muito orgulhosos de participar dessa oportunidade”, disse Philippe Moggio, VP da NBA na América Latina.

União entre NBA e LNB vem sendo fundamental para o crescimento do basquete no Brasil (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

União entre NBA e LNB vem sendo fundamental para o crescimento do basquete no Brasil (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Antes mesmo do acerto da parceria, a NBA realizou duas edições do Global Games no Rio de Janeiro, com as partidas entre as equipes do Chicago Bulls e Washington Wizards, do brasileiro Nenê Hilario, em 2013, e Cleveland Cavaliers, do brazuca Anderson Varejão, e o então atual campeão Miami Heat, com direito a reencontro entre LeBron James, dos Cavs, e a franquia de Miami.

O NBA 3X, evento marcada pelos torneios de basquete 3×3 e pelas diversas atrações de entretenimento, é realizado desde 2012 em solo brasileiro e é um dos maiores sucessos da NBA por aqui. A festa já desembarcou em quatro Estados diferentes no país – SP, RJ, ES e DF – e sempre conta com a presença de dançarinas, mascotes e lendas da liga norte-americana e dos brasileiros que atuam por lá, como Tiago Splitter e Anderson Varejão.

Ainda em 2014, também antes da união entre LNB e NBA ser assinada, a liga norte-americana convidou o Flamengo a disputar três amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos, contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies, o que representou a primeira participação de uma equipe da América Latina a participar da fase preparatória das franquias da NBA em toda a história.

Já depois do decreto da parceria, a NBA passou a atuar ainda mais no basquete brasileiro e trazer todo seu know-how nos eventos realizados pela Liga Nacional de Basquete, como o Jogo das Estrelas, que contou com estrutura de primeira no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) e teve a presença do astro da NBA Horace Grant, e a Final do NBB, que teve suas partidas animadas pelo mascote do Phoenix Suns e pelas dançarinas do Orlando Magic, entre outros.

Ricardo Fischer, do Bauru, e José Calderón, dos Knicks

Além do Flamengo, Bauru fez dois amistosos nos Estados Unidos e também ajudou a colocar o NBB em evidência no cenário mundial do basquete (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Em mais um de seus atos, o atual campeão das Américas, Paschoalotto/Bauru, repetiu o feito do Flamengo e foi convidado pela NBA para uma turnê de amistosos de pré-temporada na Terra do Tio Sam, diante do New York Knicks, no lendário Madison Square Garden, em Nova York, e Washington Wizards, do brasileiro Nenê Hilário, no Verizon Center, na capital estadunidense.

Assim como os rubro-negros, os bauruenses também não conseguiram nenhuma vitória nos Estados Unidos, mas colocaram seu nome no radar do basquete mundial e deram ainda mais força ao NBB no cenário da modalidade no planeta, já que todas essas partidas são transmitidas pelos canais de entretenimento da NBA e alcança fãs de 215 países diferentes, além, é claro, do SporTV.

Meyinsse, do Flamengo, e Tobias Harris, do Magic

Flamengo e Magic fizeram, no Rio de Janeiro, o 1º duelo entre Brasil e NBA em solo brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

E por fim, neste sábado, o Rio de Janeiro (RJ) recebeu o NBA Global Games pelo terceiro ano consecutivo e se firmou como principal cidade da América Latina em participações no evento, ao lado da Cidade do México (MEX), e uma das principais também do mundo. No entanto, a edição 2015 do evento foi mais do que especial, pois foi o primeiro envolvendo uma equipe brasileira em toda a história, com o duelo entre Flamengo e Orlando Magic, na HSBC Arena.

“É a primeira vez que fazemos isso (uma equipe brasileira enfrentando uma de NBA no Brasil) e é um orgulho muito grande ver o basquete brasileiro em um nível competitivo para poder jogar contra um time de NBA. Estamos muito contentes com isso. Já está virando uma rotina, no ano passado tivemos o Flamengo disputando três jogos de pré-temporada nos Estados Unidos, esse ano Bauru jogando dois, e agora fechando com o Flamengo jogando contra o Orlando no Rio”, falou Arnon de Mello, Vice-Presidente e Diretor-Executivo da NBA no Brasil.

“Nossa intenção com essas partidas aqui no Rio de Janeiro é incentivar cada vez mais a prática do basquete e fazer com que a modalidade cresça cada vez mais aqui no Brasil. Queremos sempre nos manter próximos aos nossos fãs, não só os fãs da NBA, mas também o fã do basquete em geral”, concluiu Arnon de Mello.