#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Largada dupla

20-10-2014 | 05:43
Por Liga Nacional de Basquete

Após classificações de Mogi e Limeira, Brasília e Bauru disputam Grupo D e buscam manter boa participação brasileira na Sul-Americana; chave será sediada em Bauru

Torcida do Bauru

A fanática torcida bauruense poderá ver de perto o Bauru na busca pelo primeiro título internacional de sua história (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Depois da realização das três primeiras chaves da primeira fase da Liga Sul-Americana chegou a hora do Grupo D ter início. No interior de São Paulo, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, entre os dias os dias 21/10 (terça-feira) e 23/10 (quinta-feira), o último grupo da etapa inicial do torneio continental será disputado com o Paschoalotto/Bauru como anfitrião e também com a presença do UniCEUB/BRB/Brasília.

Outras duas equipes brasileiras na competição, Mogi das Cruzes/Helbor e Winner/Limeira já entraram em quadra e conseguiram a classificação para a próxima fase, ao terminarem com campanha de duas vitórias em três jogos, em seus respectivos grupos. Agora chegou a hora das duas últimas equipes brasileiras disputarem o Grupo D e tentarem manter o bom aproveitamento verde-amarelo no torneio internacional.

Sexto colocado da última edição do NBB, o Brasília chega para a Liga Sul-Americana 2014 com a missão de defender o título conquistado na edição passada. Por sua vez, Bauru fechou sua participação no NBB6 no sétimo lugar, porém com a desistência do Guacharos de Maturín, da Venezuela, a equipe do interior de São Paulo conquistou o direito de participar da competição internacional e ainda conquistou o direito de sediar em seu ginásio o último grupo da primeira fase da Liga Sul-Americana 2014.

Vencendo o Aguada na final, o Brasília levantou o troféu da última edição da Liga Sul-Americana Samuel Vélez/FIBA Américas)

Vencendo o Aguada na final, o Brasília levantou o troféu da última edição da Liga Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Além das duas equipes brasileiras, os outros dois times que fazem parte do Grupo D são o Defensor Sporting, do Uruguai e o Guerreros de Bogota, da Colômbia. Os candangos abrirão as disputas da chave frente aos uruguaios, nesta terça-feira, às 17h45, e, na sequência, às 20 horas (de Brasília), os bauruenses medirão forças com os colombianos. Ambos os jogos terão transmissão ao vivo do canal SporTV3.

“É um grupo difícil, mas temos tudo para conseguir a vaga para a segunda fase. Essa fase sediada em Bauru vai ser muito importante para nós, já que começaremos com um grande desafio pela frente. Vamos em busca da classificação para largar com o pé direito na temporada 2014/2015”, disse Cipolini, um dos grandes reforços do Brasília para a nova temporada.

Se Brasília chega para a disputa da Liga Sul-Americana 2014 com o status de atual campeão, para Bauru a responsabilidade não é das menores. Com um elenco bastante reformulado em relação à última temporada, o time do interior paulista tentará melhorar ir mais longe no torneio continental. Na edição passada, a equipe parou nas semifinais, após derrota para o Aguada (URU).

???????????????????????????????????????????????

Dono de grande história com a camisa do Brasília, Alex Garcia agora defende as cores do Bauru (Brito Júnior/Divulgação)

Um dos contratados por Bauru para a temporada 2014/2015 foi o ala Alex Garcia, ex-Brasília. Então, o confronto entre paulistas e candangos, marcado para a terceira rodada do Grupo D, será a primeira partida experiente jogador contra seu ex-clube. Com a camisa do Brasília, Alex conquistou o tricampeonato do NBB, dois troféus da Liga Sul-Americana e um da Liga das Américas.

“É muito diferente jogar esse tipo de campeonato. O torneio é muito curto, feito de etapas e todos os jogadores precisam entrar em quadra totalmente focados, pois mesmo pensando que tem duas equipes mais fracas no grupo, se acontecer algum imprevisto nestas partidas, o time pode acabar eliminado na primeira fase. Então temos que ter foco 100% nas partidas e não bobear, sempre ficando de olho não só no número de pontos, mas também nos critérios de desempate do grupo”, comentou Alex Garcia.

Após ficar três semanas sem entrar em quadra, o Bauru promoveu uma partida amistosa contra a Liga Sorocabana, para se preparar tanto para a estreia na Sul-Americana quanto para o NBB7 que está prestes a começar. Ainda não podendo contar com pivô Murilo Becker, que se recupera de uma inflamação no tendão do joelho, o time comandado pelo técnico Guerrinha saiu de quadra com a vitória por 90 a 75.

“A Liga Sul-Americana é uma competição rápida e temos que usar o fator casa para buscar a classificação. São jogos muito próximos um do outro então o time não pode vacilar dentro de quadra”, analisou o jovem ala Gui Deodato, do Bauru.

Já o Brasília fez todos os seus jogos preparatórios para a temporada 2014/2015 na Argentina. Apesar de não conseguir bons resultados na excursão, terminando sua série de jogos com apenas uma vitória em sete partidas disputadas, o real objetivo do Brasília foi cumprido, conseguindo dar ritmo ao seu elenco e também entrosamento a seus novos reforços.

“Estou bastante empolgado para esses jogos da Liga Sul-Americana. Apesar de todos os problemas que tivemos nos jogos na Argentina, com o Fúlvio voltando de lesão, o Isaac machucado e o Hobson que ainda não estava com o elenco, adquirimos um bom ritmo de jogo. Sabemos que não vai ser fácil, mas no fundo sabemos que estamos indo para Bauru para buscar a classificação”, declarou o ala Arthur, do Brasília.

10672353_806254002747662_4227022321859955957_n-1-660x440

O Brasília fez sua preparação para a Liga Sul-Americana e também para o NBB7 com diversos amistosos preparatórios em solo argentino (Divulgação)

Seis equipes já garantiram presença na próxima fase da Liga Sul-Americana. Além do Mogi das Cruzes e do Limeira, Malvín, do Uruguai, Comunikt (EQU), Boca Juniors (ARG) e Argentino de Junin (ARG) serão equipes presentes na segunda fase do torneio internacional.

Assim como em anos anteriores, a edição de 2014 da Liga Sul-Americana será disputada em três etapas. Na primeira delas, as equipes atuarão entre si dentro dos grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao próximo estágio. Na segunda fase, as oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores de cada lado chegarão ao Final Four, que novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final). Quem ficar com o título torneio garantirá vaga na Liga das Américas, que por sua vez levará seu campeão para a Copa Intercontinental, recentemente vencida pelo Flamengo.

Confira a tabela completa do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014:

– Grupo D 
Sede: Bauru – Brasil

21/10 (terça-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Defensor Sporting (URU) (Ao vivo no SporTV3)
20h – Paschoalotto/Bauru x Guerreros de Bogotá (COL) (Ao vivo no SporTV3)

22/10 (quarta-feira)
17h45 – Guerreros de Bogotá (COL) x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV2)
20h – Paschoalotto/Bauru x Defensor Sporting (URU) (Ao vivo no SporTV2)

23/10 (quinta-feira)
17h45 – Defensor Sporting (URU) x Guerreros de Bogotá (COL)
20h – Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV3)