#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Largada

24-04-2014 | 06:22
Por Liga Nacional de Basquete

Após alcançarem feitos inéditos em suas histórias, Limeira e Mogi das Cruzes abrem fase quartas de final do NBB6 nesta sexta, no Ginásio "Vô" Lucato

Ronald Ramon, do Limeira, e Gustavinho, do Mogi

Limeira e Mogi conquistaram feitos inéditos em suas trajetórias no NBB e chegam às quartas de final com a moral lá em cima (JB Anthero/Divulgação)

A bola vai subir para as quartas de final da temporada 2013/2014 do NBB. Após muita emoção e disputas eletrizantes nas oitavas, quatro equipes seguiram adiante na competição e agora terão pela frente os integrantes do G-4, equipes que garantiram vaga direta nas quartas.

O confronto que abrirá as quartas de final do NBB6 será entre Winner/Kabum/Limeira e Mogi das Cruzes/Helbor, times que fizeram história para chegar para chegar a esta fase do principal campeonato do basquete brasileiro. A série terá início nesta sexta-feira (25/04), no Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP), às 20 horas.

Por conta de um incidente envolvendo torcedores no final da partida contra o Paschoalotto/Bauru, no dia 25 de fevereiro, Limeira foi punido pela 2ª Comissão Disciplinar a atuar três jogos com os portões fechados. No final da fase de classificação, a equipe cumpriu dois deles, contra Universo/Goiânia e UniCEUB/BRB/Brasília, e o terceiro e último jogo da condenação será justamente a partida de abertura das quartas contra o Mogi.

Dona do mando de quadra na série, a equipe de Limeira avançou direto às quartas de final por ter terminado a fase de classificação com a inédita quarta colocação, que além ser sua melhor posição na história do NBB, já garantiu ao time do interior de São Paulo um lugar entre os oito melhores da competição.

“O time está num bom ritmo, vem treinando muito bem e, um fator muito importante, vai completo para o jogo, sem nenhum desfalque. Essas são as nossas ferramentas para fazer prevalecer o mando de quadra. Temos que impor o ritmo do jogo e buscar esse resultado positivo a qualquer custo”, afirmou o técnico do Limeira, Demétrius Ferracciú.

“Temos que respeitar o momento de Mogi, não chegaram nessa fase por sorte, existe um porquê e isso é reflexo do jogo físico e duro que a equipe impõe aos adversários”, completou o treinador.

O Mogi, do armador Gustavinho, fez história ao ser o primeiro 12º colocado na primeira fase a chegar nas quartas de final (JB Anthero/Divulgação)

O Mogi, do armador Gustavinho, fez história ao ser o primeiro 12º colocado na primeira fase a chegar nas quartas de final (JB Anthero/Divulgação)

Do outro lado está o embalado Mogi das Cruzes, que em sua segunda temporada no NBB, sendo seu primeiro playoff, já mostrou autoridade e superou, por três jogos a um, ninguém menos que o atual vice-campeão da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, equipe que jamais havia ficado de fora das quartas da principal competição do basquete nacional.

“Somos uma equipe e todos trabalhamos juntos. Quando cheguei, eu queria um equipe competitiva e que enfrentasse qualquer outro time. Também disse que sonhava em ver esse ginásio lotado de torcedores. Somos um clube jovem, mas com muita ambição e força para trabalhar e acho que por isso seguimos na competição”, comentou o comandante mogiano Paco García.

Mas a equipe dirigida pelo treinador espanhol realizou outra façanha inédita. Depois de derrotar o Pinheiros e vencer a série oitavas de final, o time do Alto Tietê se tornou o primeiro time a terminar a fase de classificação na 12ª posição na fase de classificação a chegar às quartas de final na história do NBB.

“Estamos com a estratégia traçada. Eles usam mais jogadores, tem uma das melhores defesas do campeonato e isso vai medir o resultado do playoff. Nossa equipe, quando marca bem, o ataque flui, então precisamos marcar bem. Sabemos da qualidade individual dos jogadores de destaque do Limeira e vamos preparados para o jeito que eles jogam. Vamos aproveitar esse nosso embalo de vitórias e bons jogos para surpreender e trazer um vitória desses dois jogos”, concluiu o treinador do Mogi.

David Jackson, do Limeira

Norte-americano David Jackson, do Limeira, foi o destaque dos dois duelos contra o Mogi na fase de classificação (Allan Conti/Divulgação)

No histórico do confronto entre Limeira e Mogi no NBB, foram realizadas quatro partida até então, com três vitórias do time limeirense e apenas uma dos mogianos, curiosamente no próprio Ginásio “Vô” Lucato, palco das duas primeiras partidas da série quartas de final, pelo placar de 79 a 71.

Na fase de classificação da sexta edição do NBB, a equipe de Limeira levou a melhor nos dois confrontos ocorridos: No primeiro turno, vitória fora de casa, pelo placar de 78 a 67, já no returno, atuando diante de seu torcedor, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú ganhou por 81 a 67.

Em ambas as partidas na atual temporada, os destaques limeirenses ficaram por conta da dupla estrangeira formada pelo ala norte-americano David Jackson e o armador dominicano Ronald Ramon, que anotou respectivos 22 e 19 pontos na partida do primeiro turno, e 25 e 16 pontos, respectivamente, no confronto da segunda metade da fase de classificação.

“O playoff é um novo campeonato e mesmo o retrospecto não sendo bom nas partidas anteriores, acreditamos que será diferente. Nós já estamos em clima de decisão, estamos trabalhando em ritmo de playoff desde antes de começar os jogos e esse tempo que eles passaram parado pode nos favorecer. É um adversário muito duro, com recursos e boas trocas. Será uma disputa de elenco, quem marcar melhor tem mais chances de seguir”, comentou o armador Gustavinho, do Mogi.

Desfalque nos últimos oito jogos, Hélio está recuperado (JB Anthero/Divulgação)

Desfalque nos últimos oito jogos, Hélio está recuperado (JB Anthero/Divulgação)

Para esta série quartas de final, a equipe limeirense terá um excelente reforço: o armador Hélio, que ficou de fora das últimas oito partidas da fase de classificação depois de sofrer sofrer uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, no duelo diante do Macaé. Recuperado, o camisa 5 estará à disposição do técnico Demétrius para o confronto frente ao Mogi.

“Foi difícil demais esse período de lesão porque dentro de quadra você sempre tem algo pessoal para acrescentar, mas ficando de fora você não tem nenhuma maneira de ajudar. É um sentimento horrível”, disse Hélio.

“Foi um trabalho intenso de recuperação realizado em todos os dias desse período. Houve um momento em que me bateu uma ansiedade porque se nossa equipe não se classificasse entre as quatro melhores eu teria um tempo menor de recuperação. Mas, graças a Deus deu tudo certo”, completou o armador de 32 anos.

Confira as datas e os horários das partidas da série quartas de final entre Limeira e Mogi:

Jogo 1 – 25/04 (sexta-feira), às 20 horas – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira
Jogo 2 – 27/04 (domingo), às 15 horas – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 02/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 05/05 (segunda-feira), às 21 horas – Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 5 – a definir (ao vivo no SporTV)