#JOGAJUNTO

LDB

Sede Curitiba:Resumãodo 1° dia

24-07-2019 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo de estreantes, atuação dominante e vitória do time da casa: confira o resumão do 1º dia da LDB 2019

A bola subiu para a nona edição do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Em Curitiba (PR), três partidas do maior campeonato de base do Brasil foram realizadas no Ginásio Palácio de Cristal, no Círculo Militar.

Para saber de tudo que aconteceu nessas partidas, se liga só nesse resumão!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

#1 – Paulistano 88 x 83 Franca

Nada melhor do que iniciar a etapa de Curitiba com um grande confronto entre Paulistano e Sesi Franca Basquete. A partida, como esperado, não deixou a desejar. Com muito equilíbrio do início ao fim, o CAP foi superior nos minutos finais e conseguiu uma vitória importante na estreia da LDB 2019, por 88 a 83.

O grande destaque do jogo foi o “experiente” pivô Dikembe. O jogador de 2,08m, que já foi campeão e MVP da competição, teve uma atuação dominante e terminou a partida com expressivos 31 pontos (12/18 nos arremessos de 2), 13 rebotes, quatro roubos de bola e 39 de eficiência.

Em sua terceira LDB, Dikembe começou com tudo e dominou os dois garrafões (Hedeson Alves/LNB)

“A sequência do campeonato não será fácil, ainda temos mais cinco jogos nesta etapa. É uma competição de tiro curto, então temos que estar sempre preparados, dia após dia”, afirmou Dikembe.

Além dele, outros três atletas do Paulistano atingiram dois dígitos de pontuação: o armador Beto (15), o ala/armador Jonatan (15) e o ala/pivô Vitão (14).

“Sempre importante começar com vitória. Queremos muito buscar o bicampeonato. Se parar para pensar, estamos com apenas uma derrota nas últimas três edições da LDB. Vamos trabalhar, vamos buscar. Parabéns para Franca, foi um baita jogo, não esperava menos que isso”, disse Beto Jayme, treinador do CAP.

Aos 16 anos, Márcio é uma das grandes apostas do Franca na LDB 2019 (Hedeson Alves/LNB)

Pelo Franca, o ala/pivô Márcio, de apenas 16 anos, foi cestinha da equipe com 23 pontos, além de sete rebotes e 26 de eficiência. O ala Gui Abreu também teve boa atuação, com 15 pontos, nove rebotes, três assistências e 26 de eficiência.

“Por ser o primeiro jogo, entramos um pouco nervosos. Foi um jogo muito difícil taticamente e fisicamente, o Paulistano tem um time muito bom. Soubemos aproveitar algumas brechas que nos deram, mas eles conseguiram explorar mais ainda nossas falhas e saíram com a vitória”, afirmou Márcio.

#2 – Corinthians 81 x 68 Coritiba Monsters

O segundo duelo do dia foi histórico para as duas equipes. Os estreantes em LDB, Corinthians e Coritiba, fizeram sua estreia na competição justamente contra o outro. E nesse confronto de debutantes, quem levou a melhor foi o Timão, que precisou suar bastante até abrir uma vantagem no último quarto e vencer por 81 a 68.

Primeiro jogo de LDB das duas equipes foi marcado pelo equilíbrio até o início do último quarto (Hedeson Alves/LNB)

Pelo Corinthians, quem mais se destacou foi o pivô Ítalo Honorato. O jogador de 18 anos e 2,06m foi dominante nos dois lados da quadra e anotou um duplo-duplo de 22 pontos e dez rebotes, totalizando 25 de eficiência.

“No começo a gente oscilou um pouco, o que é normal por ser nossa estreia na LDB, que é um campeonato muito importante. A gente se preparou bastante, treinamos muito forte. Hoje chegou o dia, entramos em quadra como nosso treinador fala: com o jeito Corinthians de jogar e deu certo”, afirmou o pivô do Corinthians.

Ainda pelo clube do Parque São Jorge, o armador Pedrinho fez de tudo um pouco e também foi importante no primeiro triunfo da equipe na LDB 2019, com seis pontos, nove assistências, cinco rebotes e três roubos de bola (22 de eficiência).

Armador Pedrinha fez de tudo na vitória do Timão (Hedeson Alves/LNB)

“Tivemos alguns momentos de complicações da nossa equipe, principalmente na parta das finalizações, erramos muitas bolas próximas à cesta que não estamos acostumados. Até certo ponto é normal por ser uma estreia, mas sei que temos potencial para melhorar muito nesses quesitos”, disse o treinador Vitor Galvani.

Já no Coritiba, os destaques ficaram por conta do ala Henrique Kirsten, cestinha do jogo com 26 pontos (mais oito rebotes), e do pivô Cristofer Duarte, que registrou duplo-duplo de 14 pontos e 17 rebotes (29 de eficiência).

“É tudo novo para esses meninos e para o time também. No início do jogo a gente sentiu um pouco, tivemos um certo azar com algumas lesões, mas o saldo foi positivo. Jogamos contra uma equipe com tradição no basquete, que tem time no NBB. Temos potencial para evoluir bastante”, avaliou Fabio Pellanda.

#3 – Curitiba Basquetebol 75 x 68 Minas Tênis Clube

No último jogo do primeiro dia de LDB, o Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná encerrou a rodada da melhor maneira possível. Com terceiro quarto arrasador, o time da casa superou o Minas Tênis Clube, por 75 a 68, e conquistou sua primeira vitória no campeonato.

O clube paranaense contou com grande atuação coletiva. Ao todo, quatro atletas da equipe fizeram dez ou mais pontos: o ala/pivô Lucas foi o cestinha com 18, o ala Daniel fez 17, o ala/pivô Erike contribuiu com 15 e o ala/armador João Camargo anotou dez.

Time da casa, o Curitiba Basquetebol conseguiu uma importante vitória sobre o Minas (Hedeson Alves/LNB)

“Somos um time bem novo, com pouco tempo de treino. Mas, por outro lado, temos um elenco bastante experiente e conseguimos colocar isso em quadra. Quando o jogo estava pegado, soubemos controlar bem o ritmo. O bom terceiro quarto foi decisivo para nossa vitória”, avaliou o ala/pivô Lucas.

“O primeiro jogo é sempre tenso. Não fizemos muitos jogos de preparação, não tivemos muito tempo para nos prepararmos, então o começo do jogo foi bem tenso. No terceiro quarto conseguimos encaixar alguma coisa, a defesa melhorou, tivemos oportunidades de contra-ataque, o que nos deu um respiro maior no placar”, disse o treinador Alexandre Pessoa.

Gui Carvalho, 16, teve boa atuação, mas não evitou a derrota do Minas (Hedeson Alves/LNB)

Pelo time minastenista, quem mais se destacaram foram o ala/armador Gui Carvalho, com 14 pontos, cinco rebotes e três roubos de bola, e o ala Gabriel, com 13 pontos e dois rebotes.

“Fizemos um jogo equilibrado, chegamos a abrir seis pontos em um momento. Depois, eles mudaram a forma de defender e pressionaram mais sabendo da nossa imaturidade. Cometemos alguns erros que não podem acontecer em um campeonato dessa qualidade. Eles dominaram o segundo tempo e estão de parabéns pela vitória”, falou Luiz Nery, treinador do Minas.