#JOGAJUNTO

LDB

Sede Curitiba:Saiba tudodo 3º dia

27-07-2019 | 12:08
Por Liga Nacional de Basquete

Atuação histórica, primeiro passo dado e 100% de aproveitamento: saiba tudo o que rolou no 3º dia da LDB 2019 em Curitiba (PR)

O terceiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) chegou ao fim. As três partidas realizadas no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), foram recheadas de emoções distintas.

Tivemos a primeira vitória do Praia Clube, uma atuação impecável de Daniel Von Haydin, do Corinthians, e mais uma vitória do Paulistano na competição.

Confira o resumão dos jogos e fique sabendo de tudo que aconteceu na LDB em solo paranaense!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

#1 – Coritiba Monsters 50 x 70 Praia Clube/Gabarito

No primeiro jogo do dia, o Praia Clube/Gabarito conseguiu se recuperar da derrota na estreia para o Sesi Franca Basquete e deu o primeiro passo positivo na LDB 2019. A equipe de Uberlândia (MG) contou com uma grande atuação coletiva e venceu o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia por 70 a 50.

“Defendemos muito melhor hoje, foi a tônica do jogo. No ataque ainda tivemos alguns problemas, mas defensivamente fizemos o que precisamos fazer sempre. No jogo de ontem não conseguimos sustentar e hoje já mudamos a postura individual para conseguir. Vamos jogo a jogo, nossa meta é lá no final do campeonato, tentar classificar e ficar num nível maior do que estamos”, afirmou o treinador Cristiano Gama.

Will Jr foi um dos responsáveis pela grande vitória do Praia Clube (Hedeson Alves/LNB)

No total, quatro atletas do time mineiro atingiram dois dígitos de pontuação: o ala/pivô Salatiel anotou 15 pontos e cinco rebotes (19 de eficiência), o ala/armador Paulino contribuiu com 13 pontos, oito rebotes e quatro assistências (19 de eficiência), o ala/armador Will Jr fez 12 pontos e pegou sete rebotes (16 de eficiência) e o ala/pivô Weverton registrou duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes.

“Nossa equipe está se ajustando durante o campeonato. Na estreia entramos um pouco desligados, não conseguimos acertar nosso jogo. Na partida de hoje entramos diferentes e colocamos nosso ritmo em quadra”, disse o ala/pivô Weverton.

Pelo Coritiba, o grande destaque ficou por conta do ala Henrique Kirsten, cestinha da partida com 24 pontos, além de dois rebotes e duas assistências.

“Nosso início de jogo não foi bom, a defesa não encaixou e eles abriram uma boa vantagem. Agora é descansar, manter a cabeça erguida e focar no próximo jogo”, disse o ala Henrique Kirsten.

#2 – Corinthians 89 x 86 Minas Tênis Clube

Espetacular! Esse adjetivo descreve muito bem o que foi o jogo entre Corinthians e Minas Tênis Clube. Depois de perder o primeiro quarto por 20 pontos (10 x 30), o clube do Parque São Jorge conseguiu buscar a diferença no placar e venceu por 89 a 86, com direito à bola decisiva de Daniel Von Haydin.

“Não conseguimos encaixar a coletividade que costumamos ter, jogamos muito na individualidade. Felizmente tivemos jogadores em bom dia, mas isso não pode acontecer constantemente. Tem o lado bom da vitória, a consciência fica mais limpa, mas precisamos arrumar algumas coisas ainda”, avaliou o destaque da partida e autor da bola decisiva.

Daniel Von Haydin estava com a mão quentíssima e anotou 41 pontos contra o Minas (Hedeson Alves/LNB)

O ala/armador do Corinthians dificilmente esquecerá a partida desta sexta-feira (26/07). Com a mão quentíssima, Von Haydin anotou incríveis 41 pontos, com direito a 72,7% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos (8/12). Além disso, o jogador de 1,94m ainda pegou dez rebotes e totalizou 44 de eficiência.

“Ele é um menino que treina demais o arremesso. Eu falo pra ele que ele vai ganhar dinheiro no basquete usando isso. Ele tem uma regra aqui: se ele ver a cor do aro e estiver livre, tem que chutar. Se ele não chutar, vou colocar ele no banco. A gente só pede que ele tente limitar o máximo possível o uso do drible, não que ele não tenha essa habilidade, mas porque a maior qualidade dele está no arremesso. Então, é saber canalizar isso e focar no que ele faz de melhor que é arremessar. Na minha opinião, o melhor que tem na LDB”, elogiou o treinador Vitor Galvani.

Pelo Minas, quatro atletas fizeram mais de dez pontos no jogo: o ala/pivô Tiago, com 21 pontos e cinco rebotes (23 de eficiência), o ala Gabriel, com 18 pontos, o ala Samuel Ribeiro, que anotou 16 pontos, e o ala/armador Gui Carvalho, que terminou o jogo com 12 pontos, sete rebotes e seis assistências.

“Pensamos numa estratégia um pouco diferente da que estávamos usando, colocamos um time mais leve para surpreender o Corinthians. Era um jogo arriscado, porque teríamos dificuldades na marcação dos homens grandes deles. Mas no começo deu certo, eles se desiquilibraram um pouco. A diferença de 20 pontos do primeiro quarto não era normal para um confronto desses, que seria equilibrado. Eles se adaptaram e encaixaram bons ataques. Depois começamos a cometer alguns erros que são normais para a idade deles. Já falei para eles e vou repetir: fiquei muito feliz pela atuação deles”, disse Luiz Fernando Nery, treinador do Minas.

#3 – Paulistano 87 x 38 Curitiba Basquetebol/CMP

O Paulistano segue invicto na LDB 2019. Na última partida desta sexta-feira (26/07), o CAP dominou o Curitiba Basquetebol/CMP e venceu sem muitas dificuldades, por 87 a 39. Com o resultado, a equipe da capital paulista alcançou seu terceiro triunfo em três partidas disputadas – 100% de aproveitamento.

“Está mais do que provado que ter um grupo forte é determinante para ganhar campeonato. Tenho um grupo muito bom na mão. Não me preocupo em colocar um moleque de 16 anos para armar ou para jogar de pivô. É isso que faz o time ganhar, todo mundo querendo, todo mundo marcando. Se a gente marcar firme, conseguimos roubar bola, ter contra-ataque com cesta fácil. Aí ganha confiança e mata uma bola de 3 na rotação. O ‘Buiu’ hoje fez a diferença assim. Tenho um baita prazer em dirigi-los, eles se entregam muito pelo basquete e pelo clube”, avaliou o treinador Beto Jayme.

Matheus “Buiu”, do Paulistano, foi o destaque do time treinado por Beto Jayme (Hedeson Alves/LNB)

O destaque do Paulistano no jogo foi o armador Matheus “Buiu”, que anotou 19 pontos, além de quatro assistências, três rebotes, dois roubos de bola e 17 de eficiência. O ala/armador Jonatan, com 17 pontos, e o pivô Dikembe, com 15, também se destacaram na vitória do time.

“No primeiro quarto a gente não estava conseguindo encaixar muito o jogo e foi um pouco complicado. Mas na sequência, começamos a abrir um pouco mais o jogo, o time estava mais quente e preparado. No terceiro quarto conseguimos aumentar ainda mais e garantir mais uma vitória”, disse o jogador.

O jogador de 18 anos ainda fez questão de elogiar o capitão do time, o “experiente” pivô Dikembe, que ajuda bastante os mais novos da equipe.

“O Dikembe é um cara que me ajuda muito, é o capitão do time. Conversa muito com a equipe, fala pra gente entrar firme e aproveitar a oportunidade que estamos tendo, já que somos novos na LDB. É o último ano dele também, então ele nos ajuda e incentiva bastante”, afirmou Buiu.