#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Leãoé bronze

21-06-2017 | 01:10
Por Liga Nacional de Basquete

Vitória recebe troféu de bronze na Festa dos Melhores do Ano e comemora temporada histórica: “

A temporada do Universo/Vitória acabou há pouco mais de um mês, mas foi nesta terça-feira (20/06), na Festa dos Melhores do Ano, realizada em São Paulo (SP), que a equipe pôde, finalmente, colocar a medalha de bronze no peito e erguer o troféu de terceiro colocado do NBB CAIXA.

Em sua segunda temporada da elite do basquete nacional, o representante da Bahia terminou a fase de classificação na sétima colocação e chegou até a semifinal depois de eliminar o atual campeão sul-americano e Estadual, Mogi das Cruzes/Helbor, por 3 a 2, com direito a vitória no Jogo 5 em pleno Hugo Ramos lotado.

Vitória foi representado por sua comissão técnica para receber o troféu de bronze (João Pires/LNB)

“Olhando lá para o início do projeto, quando começamos sem estrutura nenhuma, realmente ficamos muito orgulhosos. Foi um passo muito maior do que esperávamos. Queremos ser campeões um dia, mas não esperávamos um resultado tão expressivo tão rápido. Foi um trabalho muito legal, temos uma comissão muito unida. Foram muitas conquistas para nós, fazer o basquetebol na Bahia é muito bom também”, disse Régis.

Em meio a um cenário completamente inusitado na história dos playoffs, em que os quatro times do G-4 foram eliminados nas quartas de final pelas equipes que vieram das oitavas – Gocil/Bauru Basket (5º), Paulistano/Corpore (6º) e EC Pinheiros (8º) –, o time do técnico Régis Marrelli (7º) fechou o campeonato na terceira colocação depois de ver Bauru e Paulistano irem às Finais.

Mesmo sendo varrido pelo Paulistano por 3 a 0 na semifinal, o bronze baiano foi confirmado depois da classificação do Bauru à decisão em cima do Pinheiros. Com isso, o Vitória ficou à frente do Pinheiros por ter tido uma campanha superior na primeira fase.

“Tivemos muitas conquistas, não só o terceiro lugar. Agora é claro que a cobrança aumenta, mas estamos contentes. Esperamos continuar fazendo um trabalho de qualidade, enchendo o ginásio e fazer o projeto crescer. O basquete é nossa profissão, mas conseguir levá-lo para uma praça nova é muito gratificante. Gosto desse trabalho, esse desafio foi muito bom e fico muito feliz por estar dando certo”,

A terceira colocação geral ainda pode render ao Vitória uma possível participação na próxima edição da Liga Sul-Americana, ao lado de Pinheiros (4º) e Flamengo (5º). No entanto, tudo depende dos acertos entre Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e FIBA e, por isso, a situação ainda está indefinida.

André Goés e a torcida do Vitória em festa

Na temporada 2015/2016, o Vitória debutou na elite do basquete brasileiro com a 12ª geral, sendo eliminado com uma varrida para o mesmo Mogi nas oitavas de final, por 3 a 0. Nesta temporada, o “troco” foi dado, e o time de Régis Marrelli, mogiano de sangue, alcançou a melhor campanha da história de um time do Nordeste em um campeonato nacional.

Para a próxima temporada, o Leão já começou a modelagem de seu elenco e tem confirmadas as permanências do técnico Régis Marrelli e de quatro importantes peças do plantel: o armador Kenny Dawkins, grande destaque da equipe no campeonato, do ala/armador André Góes, do experiente ala Arthur Belchor, e do ala/pivô Renato Scholz.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.